Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

31/03/2014 08h32

Aumenta saída voluntária do mercado de trabalho

notícias relacionadas

A Divisão Econômica da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), com base em dados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do IBGE, aponta que a população em idade ativa (PIA), que compreende as pessoas com 10 ou mais anos de idade, vem avançando (+1,1%) anualmente enquanto a população economicamente ativa (PEA) recuou 0,7% em relação ao primeiro bimestre de 2014.

A taxa de desocupação voltou a registrar crescimento, desde outubro de 2013, enquanto a ocupação vem recuando (-0,3% em média), o que demonstra que a trajetória de queda do desemprego (de 0,6 pontos percentuais na comparação anual) é uma consequência da menor procura por trabalho do que da geração de vagas. O número de pessoas que deliberadamente abandonaram o mercado de trabalho subiu 5,2% entre fevereiro de 2013 e o mesmo mês em 2014. Já entre as pessoas que não estão trabalhando, aumenta a proporção das que saíram do mercado de trabalho por outro motivo que não a falta de vagas, um crescimento de 1,9 pontos percentuais.

Para o economista da CNC, Fabio Bentes, é possível apontar uma tendência de adiamento da entrada no mercado de trabalho. “A principal razão seria a busca por maior qualificação, principalmente entre os jovens, como forma de perceber ganhos maiores a partir de um maior grau de instrução. Podemos perceber, inclusive, que aumentou a representatividade dos trabalhadores mais qualificados no mercado formal, hoje em 21,2%”, afirma Bentes.

*Fonte: CNC


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo