Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

24/11/2010 09h15

Em outubro, comércio e serviços segue liderando abertura de vagas no Rio Grande do Norte

Dados do Ministério do Trabalho mostram que setor representado pela Fecomercio foi responsável por 44% de todos os empregos abertos no RN em 2010.

notícias relacionadas

Onze mil, seiscentos e trinta e três novos trabalhadores absorvidos, com carteira assinada, ao longo de todo o ano de 2010, atingindo um total de 224.635 pessoas empregadas. Estes são os mais novos números de geração de emprego pelo setor de Comércio e Serviços no Rio Grande do Norte, divulgados pelo Ministério do Trabalho. O setor representado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo é, de longe, o que mais abriu postos este ano e também o que mais assina carteiras de trabalho no estado (42,32% do total).

Apenas nos trinta e um dias de outubro, o segmento abriu 1.531 novos empregos, liderando o ranking mensal do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em Segundo lugar veio o setor de Agropecuária, com 652 empregos abertos, na esteira do pico das safras de cana de açúcar e frutas.

No estado, o número total de vagas abertas no décimo mês do ano foi de 2.365, com um acumulado de 26.496 no ano. Na comparação com o mesmo período de 2009 (quando foram abertas 2.577 vagas e outubro e 2.174 no acumulado), verifica-se um incremento de incríveis 1.218% no acumulado do ano. No caso do setor de comércio e serviços, o incremento é de 186% (até outubro de 2009, o setor contabilizava a abertura de 6.234 empregos novos, contra os 11.633 deste ano).

"São números animadores que traduzem o que vimos dizendo de termos deixado a crise para trás. Abrir mais de 11 mil empregos no ano, mais que o dobro do ano passado, é uma mostra de que o setor de Comércio e Serviços segue aumentando sua importância no cenário econômico do estado", afirma o presidente do Sistema Fecomercio RN (Fecomercio, Sesc e Senac), Marcelo Fernandes de Queiroz.

Os bons números de outubro, ainda Segundo Queiroz, são fruto da continuidade das contratação do setor para o período de final de ano e da abertura de novas lojas. "Em setembro já havíamos tido o melhor mês do ano, abrindo 2.054 novos postos. E devemos seguir abrindo vagas pelo menos até o início de janeiro, claro que num ritmo menor", explicou Queiroz.

Sobre o fato de o setor de Comércio e Serviços ter crescido suas vagas este ano (no acumulado) menos do que o estado como um todo cresceu, Marcelo Queiroz justifica: "No ano passado, por exemplo, enquanto todos os setores registravam fechamento de vagas, nos emplacamos mais de 6 mil empregos novos abertos até outubro. Ou seja, mesmo na crise, nós vínhamos gerando empregos. Por isso o crescimento relativo é menor. Mas ainda muito alto", diz.

 

Fonte: Fecomercio RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo