Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

17/11/2011 19h22 - Atualizado em 17/11/2011 19h29

Entidades de classe do RN apoiam Proimport

Fiern, Fecomércio, Faern e Fetronor se reuniram nesta quinta-feira (17), na Governadoria.

notícias relacionadas

O Programa de Apoio às Exportações do Exterior e Desenvolvimento Portuário e Aeroportuário (Proimport) do Rio Grande do Norte foi pauta de reunião ocorrida no final da manhã desta quinta-feira (17), na Governadoria, onde dirigentes da Fiern, Fecomercio, Faern e Fetronor anunciaram apoio à medida que vai reduzir a tarifa de impostos para produtos importados que chegarem ao Estado pelo Porto de Natal.

Para o presidente da Federação da Indústria (Fiern), Amaro Sales, o projeto oferecido pela Assembleia Legislativa às instituições de Classe e Federações elencou uma série de fatos que podem estar protegendo a indústria local. "A abertura que a governadora Rosalba Ciarlini trouxe para as Federações de poder dialogar, poder discutir os problemas inerentes ao Governo do Estado junto com as Federações é o ponto mais importante neste momento", declarou Amaro Sales.

O presidente da Fiern entregou à Governadora e ao presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Mota, um documento contendo várias sugestões para compor o Proimport, levando-se em consideração os interesses em comum no Projeto de Lei que permitirá a redução de tarifas para a importação de produtos de 17% para 2% nos dois primeiros anos, 3% no terceiro ano, 4% no quarto ano e 4,5% a partir do quinto ano. O principal ponto é a formação de um Comitê Gestor que foi bem aceito pela governadora Rosalba Ciarlini e pelo presidente da Assembleia, Ricardo Motta.

"Tenho certeza que o Rio Grande do Norte está entrando num ciclo de desenvolvimento", comemorou a governadora. "Quero agradecer a contribuição que vocês estão nos dando, porque juntos somos fortes. Precisamos desse bom relacionamento para fazer o Estado crescer. Se houver divergência, vamos buscar a solução para o bem do RN. Neste caso do Proimport, precisamos movimentar o Porto de Natal, pois estados vizinhos fazem uso deste sistema e não podemos abrir mão", falou Rosalba Ciarlini, ressaltando que o projeto é um grande aliado das indústrias devido às salvaguardas propostas.

"Essa integração é extremamente proveitosa. Agora, com as sugestões dos técnicos da Fiern, das classes produtoras, ao lado dos técnicos do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa, vamos construir um projeto em comum. Tenho a convicção de que será a redenção do RN num futuro muito próximo", disse Ricardo Motta. "O projeto está pronto. Tenho certeza que agora ele será aprovado", concluiu.

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, essa integração é o coroamento de um trabalho político e de gestão que a governadora Rosalba Ciarlini tem feito com as entidades de classe. "Hoje, com a representação de todas as entidades, com sugestões para aprimorar o projeto que será proposto pela Assembleia, recebemos com muita animação. Sem dúvida alguma, quem ganha com isso não é o governo, mas o Estado do Rio Grande do Norte", disse o secretário.

A reunião contou também com a participação do secretário chefe da Casa Civil, Anselmo Carvalho; do secretário de Estado da Tributação, José Airton; do secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Américo Maia; dos presidentes da Federação do Comércio, de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomercio), Marcelo Queiroz, da Federação das Empresas de Transporte e Passageiros do Nordeste (Fetronor), Eudo Laranjeiras, e da Federação da Agricultura do Estado do RN (Faern), José Álvares Vieira.

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo