Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

17/12/2010 17h09 - Atualizado em 17/12/2010 17h58

Amaro Sales é o novo presidente da Fiern

os 26 votos computados, 25 favoreceram a chapa integrada pelo empresário, com um nulo.

Por: Felipe Gibson

notícias relacionadas

Amaro Sales de Araújo foi eleito nesta sexta-feira (17) o novo presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern). Apenas um dos 27 sindicatos que integram a Fiern não votou. Dos  26 votos computados, 25 favoreceram a chapa integrada pelo empresário, com um nulo. Apesar da eleição, Sales, atual vice-presidente da federação, só assume a presidência em 31 de outubro de 2011, com Pedro Terceiro de Melo na vice-presidência.

Entre as prioridades de sua gestão, Amaro Sales destacou a necessidade de qualificar a mão de obra do estado. "As principais indústrias hoje reclamam da falta de mão de obra qualificada. Vamos procurar intensificar a estrutura que o Senai tem aqui no RN para atender essa demanda", explica. Na avaliação do presidente eleito, o que pesa é o fato de 90% do setor industrial potiguar ser formado por micro e pequenas empresas, que sentem dificuldades em captar profissionais qualificados.

Sales ressalta ainda a continuidade que será dada ao que é considerada a principal conquista dos dois mandatos do presidente Flávio Azevedo a frente da Fiern: a união dos filiados. "O trabalho de unidade e participação efetiva dos sindicatos na gestão passou de um primeiro momento de disputa, para um segundo em que conseguimos reverter o quadro, e hoje temos uma eleição em que dos 27 sindicatos, votaram 26. Entedemos que esse trabalho vem surtindo efeito", avalia.

Na presidência da Fiern há oito anos, o atual presidente Flávio Azevedo, reforçou a importância do processo de unificação dos sindicatos filiados e enalteceu o trabalho de Amaro Sales nas conquistas da federação. "É uma alegria ver a Fiern unida em torno de um mesmo objetivo. Devo muito a Amaro, digo até que ele foi o grande responsável e liderou o processo de congregação".

Azevedo sai da presidência da Fiern para assumir a 3ª vice presidência da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A pretensão do atual presidente da federação segue a linha das prioridades de Amaro Sales para a gestão local. "Buscarei trazer meios e recursos para qualificação de pessoas", revela. Para Flávio Azevedo, a principal necessidade é diminuir os desequilíbrios regionais no setor.


Momento histórico

Além da eleição, outro fato que marcou a tarde na federação foi a presença do ex-senador Fernando Bezerra, que esteve na Casa da Indústria para prestigiar o evento e em um momento histórico fez as pazes publicamente com o atual presidente Flávio Azevedo. Os dois vinham de um desentendimento de quase duas décadas e desde então não se falavam.

Fernando Bezerra chegou à Casa da Indústria e sob aplausos abraçou Azevedo e o presidente eleito Amaro Sales, pondo fim às brigas. O ex-senador, que esteve a frente da Fiern entre 1995 e 2002 fez um rápido pronunciamento em que colocou um ponto final nos desentendimentos, enalteceu o trabalho de Flávio Azevedo na presidência da federação, e desejou boa sorte à Amaro Sales no cargo.

"A grande obra foi pacificar a Fiern. O empresariado só será forte se estiver unido", discursou o ex-senador. Por sua vez, Flávio Azevedo agradeceu a presença de Bezerra e reforçou a paz selada. "Jamais imaginei, quando olho para essas paredes e mesas, lembro de acontecimentos tristes anos atrás. Por mais otimista que fosse não imaginaria viver esse momento hoje".


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo