Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

28/08/2014 07h54

Exposição marca implantação do Projeto Recicla na FIERN

As ações de sustentabilidade trazem benefícios como o melhor consumo de fontes energéticos, matéria-prima e de insumos, preservando o meio ambiente e reduzindo os custos na produção

notícias relacionadas

A preocupação com o meio ambiente tem mudado a rotina de empresas e instituições e melhorado rendimento e produção. Há um ano, o Sistema FIERN tem experimentado essas transformações com o Programa Recicla, cujos resultados vão além da retirada de resíduos e descartes gerados no ambiente do trabalho. As ações de sustentabilidade trazem benefícios como o melhor consumo de fontes energéticos, matéria-prima e de insumos, preservando o meio ambiente e reduzindo os custos na produção.

E não para por aí. A mudança de hábitos não se restringe ao ambiente de trabalho e passa a ser incorporada também em casa, observa o gerente de Responsabilidade Social da FIERN, Marcelo Dantas.

"A reciclagem não é o fim, mas o meio do processo. A ponta é a conscientização que proporcionamos sobre o impacto que cada um de nós causa ao meio ambiente", afirma Marcelo Dantas. A atenção no uso racional da água, energia, separação do lixo de forma seletiva e destinação correta tem sido replicada fora do ambiente de trabalho, completa o gerente.

Somente nos primeiros seis meses do ano, o projeto conseguiu coletar e destinar a instituições beneficiadas 6.581 quilos de papel, papelão e plásticos coletados. De junho a dezembro de 2013, foram 9.842 quilos. O volume é maior, observa Marcelo Dantas, devido a reformas no prédio realizadas neste período. “Estamos fazendo uma parceria com a Universidade Potiguar, para que estudantes do curso de gestão ambiental, possam fazer o monitoramento e controle dos volumes coletados e possamos, futuramente, ter parâmetros de comparação e  avançar para outras etapas”, conta Dantas.

O Projeto Recicla começou a ser implantado na Casa da Indústria com a instalação de caixas seletivas nas entradas e corredores, além de lixeiras sinalizadas e coletores de pilhas e baterias. A ideia surgiu dentro da Comissão de Responsabilidade Social com planejamento à curto, médio e longo prazo, com vistas ao consumo consciente e o descarte correto, transformando os resíduos em beneficio social.

O envolvimento também abrange as unidades do Sistema FIERN. No SENAI, o Centro de Educação e Tecnologias Clóvis Motta e Centro de Tecnologia em Informática Aluizio Alves tem integrado o projeto por meio da confecção de bolsas a partir de banners, no caso das turmas de confecção. E no CTI Aluizio Alves, nove computadores foram montados  e serão doados as instituições sociais a partir de componentes de computadores e notebooks descartados pelas empresas.

Papel Social
A integração de conteúdos sociais e ambientais aos negócios tornou-se premissa para ter, em curto e longo prazo, novos produtos e competências para as empresas se manterem no mercado. Por meio do Recicla  são desenvolvidas ações nas comunidades e seis instituições sociais que tratam de usuários de drogas recebem material e doação de recursos, gerados a partir da venda do resíduo para a empresa Natal Reciclagem.A empresa é responsável por certificar a destinação correta do resíduo.

Uma Casa Pet recolhe garrafas que são destinadas a instituições para a confecção de vassouras. Outro material bastante usado na reciclagem é o recipiente de detergentes, a chamada ‘bombona’, que nas mãos dos artesões se transformam em pás. A indicação das instituições e associações beneficiadas foi feita em parceria com o programa RN Sustentável do Governo do Estado.

O presidente da Associação de Moradores e Amigos do Bom Pastor, João Sebastião, conta que a parceria tem permitido a melhoria de renda de 20 pessoas que atuam junto a Associação. “Nós trabalhamos com a confecção de vassouras e pás e tem um impacto muito positivo. Em tempos de desemprego em alta, além de garantir material que para nós é trabalho e renda, também nos sentimos melhores em saber que estamos preservando a cidade, evitando que seja mais lixo nas ruas”, disse. Por mês, a Associação produz cerca de 250 vassouras.

EXPOSIÇÃO
Em comemoração pelo Projeto Recicla foi aberta, nesta quarta-feira, dia 27, a exposição do Projeto Recicla no hall da Casa da Indústria, apresentando os resultados do projeto após um ano de execução. Estão sendo apresentados seis painéis, sendo três para o Projeto Recicla, dois para duas instituições beneficiadas e outro para a empresa que coleta e certifica resíduos. Também compõe a exposição materiais reciclados, além da confecção de animais em papel alumínio, livro de assinaturas e uma roda para sorteio de brindes.

*Fonte: Fiern


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo