Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

28/02/2013 08h44

Fiern lança programação dos 60 anos

Haverá alguns eventos para mostrar o potencial e a capacidade da indústria manter suas atividades

notícias relacionadas

Ao apresentar a programação que comemora os 60 Anos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, o presidente da instituição, Amaro Sales, destacou que o Rio Grande do Norte, para ter um novo ritmo de desenvolvimento, precisa conceder incentivos fiscais, atrair investimentos, adotar medidas de desoneração e melhorar a qualidade dos gastos públicos. "Hoje, a sociedade exige que se tenha um crescimento mais expressivo e é necessária uma firme união para atender a essa expectativa", afirmou.

Amaro Sales lembrou que os empresários que tiveram a iniciativa de fundar a FIERN, há 60 anos, já tinham essa preocupação. Ele acrescentou que o setor teve uma mudança perceptível ao longo dessas seis décadas, mas pode assegurar um novo impulso se forem executadas as ações necessárias para essa retomada.

"A indústria tem uma representação que está dedicada a apresentar as sugestões necessárias ao desenvolvimento do Estado e empenhada nessa luta", afirmou. Entre as principais dificuldades encontradas atualmente pelo setor, o presidente da FIERN citou a falta ou limitações de estímulos fiscais.

Ele afirmou que as empresas beneficiadas pelo Proadi (Programa de Apoio ao Desenvolvimento), no Rio Grande do Norte, têm até 75% de incentivo em relação ao desconto de ICMS. No Ceará, esse percentual chega a 99%. Por isso, defendeu, é necessário melhorar a competitividade do RN.

Amaro Sales comentou também que, em 2012, houve dificuldades adicionais provocadas pelas chuvas abaixo da média, nos estados nordestinos. Isso teve implicações para empresas que dependem diretamente da produção agrícola e para as demais que sofrem com uma retração dos segmentos da economia do Estado que envolvem a produção rural. Para Amaro Sales, diante dos prognósticos de mais um ano de seca em 2013, será essencial um plano para amenizar os efeitos da estiagem, o que evitaria danos ainda mais drásticos à economia potiguar.

"Enfim, o importante é que se tenha um planejamento adequado, que garanta incentivo fiscal, infraestrutura e logística, sem as quais as empresas não têm as condições adequadas para se instalar no Rio Grande do Norte, investir e continuar crescendo", afirmou.

Amaro Sales disse, ao informar sobre a programação que comemora os 60 anos da FIERN, que haverá alguns eventos para mostrar o potencial e a capacidade da indústria manter suas atividades, apesar de cenários adversos. Entre esses eventos, estão os programados para dezembro, que incluem o I Salão da Indústria Potiguar e a Solenidade em comemoração ao aniversário da FIERN, com a entrega da Medalha do Mérito Industrial Potiguar.

Antes do pronunciamento do presidente da FIERN, o jornalista e publicitário Ricardo Rosado apresentou a logomarca dos 60 anos. Em seguida, Isabella Carone, a quem cabe a coordenação executiva da programação, destacou os principiais evento planejamento para 2013.

 

Fonte: Fiern


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo