Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

18/12/2010 08h59

Qualificação e unidade são prioridades para presidente eleito da Fiern

Amaro Sales de Araújo venceu o pleito e toma posse em 31 de outubro de 2011.

Por: Felipe Gibson

notícias relacionadas

Um trabalho voltado para a qualificação da mão de obra e a consolidação de um modelo unificado de atuação serão as prioridades da nova diretoria da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern). Em uma eleição quase unânime (dos 27 sindicatos, 25 votaram a favor da chapa única), o grupo encabeçado pelo empresário Amaro Sales de Araújo venceu o pleito e toma posse em 31 de outubro de 2011.


Empresário de setor de panificação, Amaro Sales é o atual vice presidente da Fiern e um dos que defendeu a unificação da entidade. No que considera uma tendência na gestão moderna, Sales promete consolidar o projeto iniciado nos dois mandatos do atual presidente Flávio Azevedo.


"Não é só o presidente, temos que fazer uma federação colegiada. Flávio trouxe essa abertura e queremos dar a maior vazão possível. A gestão moderna requer essa participação efetiva, discussão e planejamento estratégico. Traz o sentimento do novo", analisa o presidente eleito. De acordo com Sales o trabalho passou por um primeiro momento de disputa, mas o quadro se reverteu. "Hoje temos uma eleição em que dos 27 sindicatos, votaram 26. Entendemos que vem surtindo efeito".


Quanto as necessidade do setor industrial potiguar, Amaro Sales conta que a qualificação da mão de obra será prioridade em sua gestão. "As principais indústrias hoje reclamam da falta de mão de obra qualificada", explica. A saída, na explicação de Sales, está na atuação com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que é vinculado à Fiern.


"Vamos procurar intensificar a estrutura que o Senai tem aqui no RN para atender essa demanda", explica. Na avaliação do presidente eleito, um dos fatores que pesa é o fato de 90% do setor industrial potiguar ser formado por micro e pequenas empresas, que sentem dificuldades em captar profissionais qualificados. "É preciso buscar a sintonia que o Senai possa ter com essa necessidade".


Sobre o atual momento da indústria potiguar, o destaque do presidente eleito fica por conta da construção civil. "Tem sido o boom do RN", reforça. Apesar de considerar que o setor ainda sofre com a falta de mão de obra e carência de materiais, Sales mostra otimismo com a instalação de pelo menos quatro novas fábricas de cimento no estado.


Além disso, o empresário ressalta a boa participação de pequenas indústrias do setor de confecções no cenário nacional e setores como alimentos, agronegócio e cerâmica. Na outra ponta, ele coloca os calçados e couros como áreas em dificuldade.


No momento da eleição de Sales, coincidentemente a governadora eleita Rosalba Ciarlini está prestes a anunciar o secretariado. Em relação à sintonia que a federação terá com o poder estadual nos próximos anos, a palavra utilizada pelo presidente eleito é parceria. "A federação sempre foi uma parceira, seja ele de qual bandeira. Não temos partido, temos o partido da indústria, dos empresários que possam estar aliados ao governo do estado a diminuir dificuldades. Não existe indústria forte sem governo forte", completa.


Confira os nomes da diretoria eleita da Fiern para o exercício 2011-2014

Presidente: Amaro Sales de Araújo
1º Vice-presidente Pedro Terceiro de Melo
Vice-presidente: Antonio Thiago Gadelha Simas Neto
Vice-presidente: Francisco Vilmar Pereira
Vice-presidente: Sérgio Henrique Andrade de Azevedo
Vice-presidente: Sílvio de Araújo Bezerra
Vice-presidente: Maria da Conceição Rebouças Duarte Tavares
Vice-presidente: Sílvio Torquato Fernandes
Vice-presidente: Geraldo Orlando dos Santos Gadelha Simas
1º Secretário: Heyder de Almeida Dantas
2º Secretário: Francisco Assis de Medeiros
1º Tesoureiro: Roberto Pinto Serquiz Elias
2º Tesoureiro: Francisco Pereira Soares

Suplentes da diretoria

José Zélito Nunes
João Batista Gomes Lima
Francisco Ferreira Souto Filho
Dalton Barbosa Cunha Filho
José Garcia da Nóbrega
Francisco Vilmar Pereira Segundo
Antonio Leite Jales
Euzim Alves dos Santos
Evandro Felipe Galdino
Pedro Alcântara Rego de Lima
Djalma Barbosa da Cunha Júnior
Ednaldo Mendonça Barreto
Edílson Batista da Trindade

Conselho fiscal

Álvaro Coutinho da Motta
José Américo Ferreira da Silva Neto
Alberto Henrique Serejo Gomes

Suplentes do conselho fiscal

Gerson Gomes da Nóbrega
Álvaro Anídio Batista
Jorge José da Silva Bastos Filho

Delegados representantes junto à Confederação Nacional das Indústrias (CNI)
Amaro Sales de Araújo
Flávio José Cavalcanti de Azevedo

Delegados suplentes dos representantes junto à CNI

Antonio Thiago Gadelha Simas Neto
Roberto Pinto Serquiz Elias

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo