Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

28/03/2013 08h48

Ministro do Desenvolvimento participa de audiência para estimular desenvolvimento industrial do RN

Rosalba Ciarlini conta com o apoio do Governo Federal para atrair mais indústrias para o RN

notícias relacionadas

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Alessandro Teixeira, participou, na Casa da Indústria, de um encontro com empresários do estado, quando apresentou a política industrial do governo federal para o período 2011/2014.

A visita, segundo o próprio ministro, teve também o intuito de ouvir as demandas dos empresários potiguares
Intitulada de "Plano Brasil Maior - Inovar para competir. Competir para Crescer", a política industrial apresentada pelo ministro tem como prioridade criar e fortalecer competências críticas da economia regional.
De acordo com o ministro, o modelo de crescimento brasileiro está assentado nas exportações, consumo de massa e infraestrutura e tem como mola mestra o investimento.

A política industrial brasileira exposta pelo ministro tem claro foco em inovação e adensamento produtivo e tecnológico das cadeias de valor da indústria e do setor de serviços.

Alessandro Teixeira fez um relato das medidas que o governo vem tomando para fortalecer e dá mais competitividade à indústria, como as desonerações, e reconheceu que o país viveu um período em que esqueceu de investir. Segundo o ministro, isso gerou uma demanda grande que só será sanada totalmente em décadas.

A governadora Rosalba Ciarlini apresentou as dificuldades enfrentadas pelo Estado em função da seca prolongada, o que interfere diretamente na economia.

"A nossa produção tem caído e isso traz um prejuízo enorme para a arrecadação estadual. Estamos sofrendo com a queda de produção da castanha de caju, a apicultura está dizimada, a nossa bacia leiteira também vem passando por prejuízos incalculáveis, assim como a própria agricultura irrigada. Até a atividade salineira, em função da seca prolongada, já registra queda de 1/3 do valor da tonelada de sal", informou, lembrando que este é o segundo ano consecutivo de seca e que as dificuldades vêm se acumulando.

O presidente da FIERN, Amaro Sales, destacou a importância da vinda do ministro ao Rio Grande do Norte. "A indústria potiguar estava precisando dessa visita", disse, lembrando que o estado ainda não tem uma política industrial definida.

Amaro Sales disse que é necessário se fazer mais para desenvolver o Brasil. Chamou atenção para as desigualdades regionais, que precisam ser aparadas, e destacou que é essencial se aumentar a competitividade da indústria para enfrentar a concorrência internacional.

 

Fonte: Fiern/AssecomRN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo