Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

12/08/2011 10h30

Concorrência para obras de ampliação do Hotel Barreira Roxa é adiada para o dia 22

Obra está orçada em R$ 21,7 milhões e deverá ser concluída em 18 meses.

Por: Lidiane Lins

notícias relacionadas

A abertura da licitação para as obras de reforma e ampliação do Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, que estava prevista para esta quinta-feira (11), foi adiada para o próximo dia 22. De acordo com o presidente do Sistema Fecomercio RN, Marcelo Queiroz, o motivo do adiamento foi a necessidade de fornecer mais tempo para responder aos questionamentos das empresas interessadas.

"O projeto, que foi feito pelo departamento nacional do Senac, recebeu muitas perguntas por parte das empresas interessadas em participar da licitação. No total, foram 28 construtoras que pegaram o edital para a consulta, então achamos melhor dar um tempo maior para esclarecer todas as dúvidas dessas empresas", disse o presidente da Fecomercio.

Segundo Marcelo Queiroz, a mudança na data não deverá alterar o cronograma de obras do projeto, que está previsto para começar ainda este ano e ser entregue em um prazo de 18 meses.

A reforma do complexo está orçada em R$ 21,7 milhões e contempla a construção da Escola de Hotelaria e Turismo, que contará com três cozinhas didáticas com capacidade para 16 alunos cada, totalmente equipadas com utensílios mais modernos, sala teórica de gastronomia, laboratórios de garçom, ambiente para curso de camareira, recepcionista, informática e uma novidade: o curso de enologia, além de mais sete salas de aula.

Além disso, também haverá reforma do hotel, com ampliação do salão de festas e do restaurante. Com a construção da Escola de Hotelaria e Turismo, o número de vagas para alunos deverá dobrar, passando de três mil para seis mil matriculados.

"O Rio Grande do Norte, que já é essencialmente turístico, precisa muito de uma estrutura adequada para preparar profissionais da área. Além disso, com esse momento que o estado está passando, com a vinda da Copa, o mercado vai exigir um maior número de pessoas capacitadas no setor de turismo de hotelaria", destacou Queiroz.

O projeto de reforma prevê que obra será executada com critérios e recomendações de sustentabilidade e redução do impacto com o meio ambiente. A cobertura será feita com o roof green, o chamado telhado verde também conhecido como jardim suspenso, que tem o objetivo de diminuir o uso de ar-condicionado devido a baixa da temperatura no local.

O projeto do arquiteto do Senac Nacional, Carlos Paiva, conta ainda com a substituição das cisternas e caixas de água de concreto por reservatórios de polietileno, um material menos nocivo à saúde.

Dentro do projeto de sustentabilidade haverá também a utilização da energia solar para aquecimento da água nas cozinhas. Além disso, toda a estrutura atende a ABNT/NBR 9050 uma norma de acessibilidade que permite e facilita o acesso dos portadores de necessidades especiais a todos os ambientes do Barreira Roxa.

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo