Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

23/12/2014 08h54 - Atualizado em 23/12/2014 09h26

Projeto estimula a inserção de produtores em licitações

Pequenos produtores e técnicos rurais inseridos no Projeto Sertão Empreendedor, do Sebrae no Rio Grande do Norte, iniciam uma nova fase de capacitação voltada às ações previstas para 2015

notícias relacionadas

Pequenos produtores e técnicos rurais inseridos no Projeto Sertão Empreendedor, do Sebrae no Rio Grande do Norte, iniciam uma nova fase de capacitação voltada às ações previstas para 2015. Um dos focos é fomentar economias de pequenos municípios através da inserção dos agricultores familiares nas compras governamentais para reverter números atuais como os do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). De acordo a superintendência regional da Conab, em 2014, apenas sete projetos foram efetivados no estado, com o repasse de um milhão de reais. Em 2013 o total foi de 44 projetos, com mais de R$ 5,5 milhões repassados a agricultores familiares. A falta de conhecimento por parte dos agricultores dificulta o acesso aos programas.

Para alcançar números mais exitosos quanto à participação dos agricultores familiares nos programas governamentais, como PAA e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Projeto Sertão Empreendedor utiliza estratégias como a capacitação para modificar o cenário. Encontro realizado em Mossoró reuniu dezenas de técnicos que atuam no projeto para conhecer as normativas necessárias à participação nos programas governamentais. As orientações foram apresentadas durante palestra ministrada pelo agrônomo do setor de Operação da Conab estadual, Sebastião Arruda.

“Precisamos socializar as informações e fazer com que elas cheguem até o produtor rural para que eles conheçam e acessem estes programas, seja junto à Conab ou às prefeituras. Infelizmente, a falta de informação acaba prejudicando a participação dos agricultores familiares, e é isso que queremos reverter”, explica a consultora do Sebrae-RN, Cléa Silveira.

De acordo com Sebastião Arruda, as mudanças em algumas normativas para acessar ao PAA, como a obrigatoriedade dos serviços de inspeção municipal e DAP jurídica também dificultam para que um número maior de produtores rurais seja inserido no programa. “Estas novidades acabam se transformando em um gargalo a ser superado, e a capacitação destes agentes, assim como dos produtores deve ajudar a transformar esta realidade”, opina.

Com ações iniciadas no mês de setembro, o Projeto Sertão Empreendedor atende a um total de 230 pequenos produtores inseridos em 15 municípios de diversas regiões do estado, com ações direcionadas à capacitação e consultorias técnicas.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo