Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

03/12/2014 09h25 - Atualizado em 03/12/2014 09h29

Fórum sugere a inserção de empreendedorismo nos currículos

Aproximadamente 60% dos estudantes brasileiros pensam em abrir uma empresa no futuro

notícias relacionadas

Aproximadamente 60% dos estudantes brasileiros pensam em abrir uma empresa no futuro. No entanto, apenas 44% cursa uma disciplina ligada ao tema e 24% afirma economizar dinheiro para empreender. Os dados são da pesquisa Empreendedorismo nas Universidades Brasileiras. Atento ao quadro apontado pela pesquisa e com o objetivo de disseminar ainda mais a cultura empreendedora nas escolas e universidades, o Sebrae no Rio Grande do Norte realizou, na manhã desta quarta-feira (2), o  Fórum de Educação Empreendedora do estado.

Realizado na sede do Sebrae, em Natal, o evento contou com a presença de aproximadamente 160 participantes entregestores, supervisores e coordenadores pedagógicos de escolas públicas e privadas do ensino fundamental, médio e técnico, além de faculdades e universidades da rede de ensino potiguar. O objetivo foi o de convidar as instituições presentes a inserirem em seus projetos curriculares disciplinas relacionadas ao empreendedorismo.

Fazendo parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), o Sebrae promove no Rio Grande do Norte capacitações a docentes de escolas e universidades que desenvolvem projetos na área de empreendedorismo. É o caso da Escola Estadual Presidente Kennedy, que aderiu à metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) e apresentou resultados das práticas adotadas. Como o caso da estudante do ensino fundamental Débora Bruna, de apenas 9 anos e que, por meio dos ensinamentos do programa, começou a vender alfajores nos intervalos escolares e conseguiu, com isso, acumular um lucro de aproximadamente R$200 mensais.

“Pretendemos tornar esse evento anual e nos aproximarmos ainda mais das escolas”, afirmou o superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, o Zeca Melo. O evento contou também com palestras da gestora do PNEE, Flávia Azevedo; com uma mesa redonda entre instituições do estado para apresentação de suas experiências com o projeto; e foi encerrado com uma palestra magna do educador José Pacheco, idealizador e coordenador da Escola da Ponte – instituição que se notabilizou pelo projeto educativo inovador, baseado na autonomia dos estudantes.

Somente no convite às instituições realizado hoje no I Fórum de Educação Empreendedora, cerca de 30 instituições educacionais do estado manifestaram interesse em aderir às metodologias. Porém, o prazo para demonstrar interesse à Unidade de Educação e Empreendedorismo do Sebrae-RN segue aberto até o dia 15 de dezembro.

*Fonte: Sebrae/RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo