Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

24/06/2011 14h46

Comércio e serviços lideram formalizações no RN

Dos 17.021 Empreendedores Individuais já cadastrados no Rio Grande do Norte, a maioria atua nos ramos de comércio e serviço.

notícias relacionadas

Cleonildo Melo - Agência Sebrae

Para cada grupo de trabalhadores autônomos formalizados no Rio Grande do Norte, a maior parte deles se concentra nos setores de comércio e serviço. Esses dois segmentos são os recordistas no ranking de atuação dos empreendedores potiguares. Para se ter a devida dimensão da força dessas duas áreas na economia do RN, dos 17.021 Empreendedores Individuais já cadastrados no Estado, 11,7% deles têm rendimentos oriundos do comércio de vestuário e acessórios; 6,4% obtêm salários a partir da venda de mercadorias em mercadinhos e armazéns e outros 3,9% lucram com estabelecimentos, como lanchonetes e casas de chás, sucos e similares.

"Talvez a baixa qualificação profissional e a carência de conhecimento especifico para prestação do serviço sejam alguns dos fatores que explicam essa maior demanda pelo comércio. O perfil que o Sebrae vai lançar durante a Semana do Empreendedor Individual irá nos dar os subsídios necessários para explicar essa característica de forma mais contundente", avalia o gestor estadual do Empreendedor Individual no Sebrae-RN, Frank de Medeiros Silva.

Depois do comércio, o ramo que mais atrai empreendedores é o da prestação de serviços. Somente os salões de beleza concentram 8,4% dos formalizados, enquanto outros 2,5% estão atuando no reparo e manutenção de computadores e equipamentos de informática.

Foi no setor de prestação de serviço que o estudante de Publicidade e Propaganda, Paulo Roberto Alves Minnemann (29), vislumbrou a oportunidade de abrir um negócio e ter rendimentos antes mesmo de concluir o curso superior. O jovem estruturou uma oficina de pranchas de surfe depois de identificar a necessidade de obter pranchas de alta performance para a prática do esporte.

Com a desenvoltura e a agilidade semelhante a de um artesão, Paulo Minnemann manipula o material e, tempos depois, as pranchas ficam turbinadas. "A ideia de produzir as minhas próprias pranchas vinha desde a infância, pois sou vidrado em surfe. Comecei a ‘shapear' pranchas para amigos que gostaram do trabalho estimularam a produção. Foi aí que despertei para o potencial do negócio e montei a Minnemann Surfboards", conta o empreendedor.

Adesão

No ano passado, o empreendedor sentiu a necessidade de regularizar o negócio - localizado na badalada praia de Ponta Negra, em Natal - e se formalizou através do Programa Empreendedor Individual. "É para mim uma satisfação ter legalizado a Minnemann Surfborads. É gratificante e estimulante poder fornecer nota fiscal a cada venda das pranchas que produzo". No Sebrae, Minnemann encontrou o apoio para prestar um serviço com foco na qualidade e aproveitou para se capacitar participando de cursos e seminários.

O sonho do surfista empreendedor é se tornar uma referência na fabricação de pranchas shapeadas e já planeja o futuro. "Quero traçar uma boa estratégia mercadológica com planejamento de marketing direcionado a nichos de mercado", anuncia Paulo Minnemann, lembrando que o mais importante na hora de montar um negócio é acreditar nos sonhos, planejar bem, estudar todas as possibilidades e desafios a serem enfrentados.


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo