Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

20/03/2012 09h19

Agente Locais de Inovação chegam ao município de Açu

O novo ciclo do programa ALI no Rio Grande do Norte, orientado para as indústrias de pequeno porte.

notícias relacionadas

Depois de atender a 1.560 empresas do comércio no bairro do Alecrim, em Natal, com soluções de inovação, o Sebrae no Rio Grande don Norte estenderá o programa Agentes Locais de Inovação (ALI) para o setor industrial, englobando empreendimentos situados na Grande Natal, Mossoró e Vale do Açu.

A meta é atingir nessa nova etapa 1,6 mil empresas com consultorias personalizadas e soluções de inovação nas três regiões. A solenidade de lançamento será com uma café da manhã no Sebrae-RN, próxima quinta-feira (22), às 8h. No dia seguinte (23), a solenidade acontece em Assú. O objetivo é repassar as vantagens do programa para o empresariado da região.

Idealizado pelo Sebrae, o ALI foi desenvolvido para promover atitudes inovadoras e ampliar oportunidades e novas ferramentas, visando obter melhores resultados e dar mais competitividade para as micro e pequenas empresas potiguares. De acordo com a gestora do ALI no RN, Algéria Varela da Silva, a experiência positiva verificada com as empresas do Alecrim estimulou a aplicação da metodologia do ALI entre as pequenas indústrias.

"O ALI é um tipo de programa que visa capitalizar as demandas, identificar fragilidades na área de gestão e apontar as soluções da carteira de produtos do Sebrae de acordo com as necessidades das empresas atendidas. E isso também é cabível às indústrias, principalmente aquelas que precisam melhorar o nível de inovação em seus processos e produtos", explica a gestora.

O programa amplia os índices de qualidade, produtividade e competitividade das empresas atendidas, por meio de consultorias especializadas. Os agentes são universitários da área de gestão, capacitados pelo Sebrae, que atendem aos empresários, repassando noções de novas tecnologias em processos, produtos, organização e marketing. Os agentes identificam as carências e necessidades e indicam as soluções mais compatíveis que contribuam para o desenvolvimento da empresa.

As empresas participantes do programa recebem um diagnóstico e têm uma análise especializada, que determinam o grau de inovação em que a empresa se encontra. Após isso, é feito um plano de ação com parecer técnico de um especialista setorial. São implantadas, no mínimo, duas soluções inovadoras para melhorar a gestão, produtos ou processo. Além disso, a empresa tem apoio gratuito do ALI durante a implementação das ações.

Podem participar desse ciclo do projeto, prioritariamente, empresas do segmento industrial com faturamento de até R$ 3,6 milhões por ano.

 

Fonte: SebraeRN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo