Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

25/03/2015 09h26

Floristas aperfeiçoam produção de arranjos para conquistar mercado

O curso, ministrado pelo designer floral Jab Pasollini, foca no uso de arranjos voltados para decoração de ambientes empresariais, festas e até eventos fúnebres

notícias relacionadas

Empreendedores do segmento de flores e plantas ornamentais do Rio Grande do Norte têm buscado ampliar o mix de produtos ofertados, uma estratégia que serve tanto para incentivar o consumo de flores fora das datas comemorativas quanto para conquistar mercados. Para capacitá-los a desenvolver arranjos diferenciados, o Sebrae no Rio Grande do Norte promove o curso de Arte Floral, com está sendo ministrado pelo designer floral Jab Pasollini. Participa da capacitação um grupo de 19 empreendedores, entre decoradores, floristas e floricultores. O curso começou nesta terça-feira (24) e prossegue até o dia 26. O destaque é que os integrantes aprendem a confeccionar arranjos e a fazer decoração na própria planta, ideais para festas e eventos.

Ação do projeto Flores e Plantas do RN, o curso entra em sua segunda edição e apresenta aos participantes técnicas para decoração de ambientes de uma empresa, como auditórios, salas e mesas-diretoras, além de ensinar a produzir arranjos de flores para eventos fúnebres. “Estamos promovendo a capacitação em arte floral tanto para os profissionais quanto para as pessoas que desejam empreender no segmento de floricultura. Eles colocam em prática técnicas atuais apresentadas pelo instrutor”, destacou a gestora do projeto, Sergina Dantas.

São 30 horas de aprendizagem prática repassada por um dos mais renomados designers florais do Brasil, Jab Pasollini. Com mais de 20 anos de experiência, ele ficou responsável pela ornamentação da Basílica do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (SP) durante a visita do papa Francisco, em 2013. Anualmente, o profissional viaja para a China com o objetivo de escolher peças para compor as decorações. “É um momento em que todos aprimoram seus trabalhos, conhecem e aprendem novas técnicas de decoração floral e de confecção de arranjos com flores tropicais”, relata.

Alguns participantes já têm bastante experiência na área, mas o desejo de obter conhecimentos é insaciável. É o caso da florista Nobília Macêdo, que trabalha em uma floricultura de Natal há sete anos e, pela segunda vez, busca se especializar através do curso. “Faço questão de participar. Planta me dá alegria e quero muito aprender novas estratégias de como melhorar os arranjos que produzo”.

O curso atrai não apenas quem atua no ramo de floricultura mas também na área de ornamentação de ambientes. A arquiteta Geovanna Reis é uma delas. A profissional está apostando em um negócio de decoração de flores e plantas há pouco tempo e encontrou no curso uma forma de somar à experiência de mercado. “Tenho percebido que é isso o que eu gosto, por isso, decidi apostar neste segmento. Espero sair daqui com muitas ideias bacanas para pôr em prática no meu novo negócio e vender bastante”, entusiasma-se a arquiteta.

De acordo com último levantamento feito pelo Sebrae, a cadeia de flores e plantas tropicais no estado chega a movimentar mais de R$ 6 milhões. A produção de folhagem de corte, flores e plantas tropicais tem crescido em um ritmo de 9% ao ano no Rio Grande do Norte, sobretudo nos municípios da Grande Natal, principal pólo produtor. 

O curso de Arte Floral é uma das ações de capacitação organizadas pelo Projeto Flores e Plantas Ornamentais do RN. Este ano, ainda serão realizadas atividades de consultorias técnicas com empresas e profissionais do setor, palestras, seminários, além da participação de eventos nacionais. “O projeto trabalha com a proposta de fortalecer o segmento de flores e plantas tropicais, melhorando a produtividade e qualidade dos produtos, aumentando a comercialização, fazendo com que aumente a renda dos empreendedores”, explica a gestora.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo