Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

07/12/2011 16h20 - Atualizado em 07/12/2011 18h10

Apesar crescimento consistente nos últimos anos, Sinapro espera pouco de 2012

Estimativa é que mercado publicitário movimente mais de R$ 200 milhões esse ano

Por: Marcelo Lima

notícias relacionadas

O presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do Rio Grande do Norte (Sinapro), Rogério Nunes, acredita que o próximo ano, mesmo com eleições municipais, não vai ser de grande movimentação financeira no mercado publicitário local.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a publicidade potiguar movimentou R$ 168 milhões em 2007. De acordo com Rogério Nunes, a previsão é que nos quatro anos seguintes, a movimentação financeira nesse nicho tenha crescido em 20%, isto é: as agências lidam neste ano com R$ 201 milhões.

Nunes analisa que o próximo ano não será bom, haja vista o fraco desempenho da economia neste ano, inclusive de setores que as agências têm como principais clientes, como o mercado imobiliário. “A expectativa não é boa, a publicidade é um termômetro da economia. E eu acho que as eleições do próximo ano serão mais fracas que a eleição municipal anterior”, avaliou o presidente do Sinapro, sem citar números.

Todo fim de ano, muitas empresas preparam sua campanha para a época, sobretudo no comércio. “O movimento geralmente cresce nessa época, ainda mais aqui em Natal que tem muito varejo. Mas esse ano está sendo atípico, acredito que vai ser fraco”, analisou o dirigente do Sinapro.  

A perspectiva pessimista pode prejudicar os cerca de cinco mil empregos diretos que as agências de publicidade e a indústria da comunicação (gráficas, produtoras de vídeo e veículos de comunicação) geram.     

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo