Todos querem saborearConsumo de vinho no Brasil mais que dobrou em seis anos |
Por: Marcelo Lima
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Todos os números comprovam que o vinho tem tomando espaço na preferência dos brasileiros quando o assunto é bebida. Apesar de ser considerada um item sofisticado, a classe “C” também visto o vinho com outro olhar.
“Nos últimos seis anos o consumo de vinho praticamente dobrou. Saiu de 38 milhões de litros para 80 milhões”, informou o gerente de uma loja especializada em vinhos da cidade, Ricardo Barbosa. Segundo ele, com esse crescimento no mercado interno, as importações da bebida aumentaram 27% em 2010 se comparado com 2009.
No ano passado, houve um crescimento mais comedido, porém, sustentável do mercado: 10%. O posto de maior produtor da bebida no Brasil continua com o Rio Grande do Sul. No Rio Grande do Norte, a proliferação de lojas especializadas é a prova do crescimento da clientela.
De acordo com Ricardo Barbosa, no início da década passada havia apenas três empresas na área. Atualmente são 13. Sem contar nas filiais de cada uma delas.
O crescimento no consumo não se deu apenas entre aqueles que apreciam um bom vinho há muito tempo. Com mais gente na classe C do País nos últimos anos, o mercado se direcionou para esses novos clientes também.
“Hoje temos um público muito maior. Na nossa loja no Midway, tem muito desse público mais popular. Quem tem menos cultura também quer participar desse glamour”, analisou. Os vinhos mais baratos vendidos na loja que Ricardo gerencia estão em torno de R$ 20. Mas também é possível encontrar um garrafa por mais de R$ 2.500.
Ricardo observa que até programas televisão tem dado mais destaque para o vinho. “Antes, nas novelas sempre tinha alguém com um copo de uísque ou cerveja na mão. Mas hoje é o vinho”. E concluí: “só toma vinho quem tem informação”.