Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

04/08/2011 10h26

TIM triplica lucro líquido no segundo trimestre

Operadora supera a marca de 55 milhões de clientes no Brasil.

notícias relacionadas

A TIM encerrou o segundo trimestre de 2011 com crescimento dos principais indicadores financeiros e operacionais, com destaque para participação de mercado, demonstrando consistência da evolução do negócio nos últimos dois anos. O lucro líquido quase triplicou e atingiu R$ 350 milhões, alta de 178%, na comparação com igual período do ano passado.

O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) atingiu R$ 1,14 bilhão no último trimestre, avanço de 13% ano a ano. O EBIT (lucro antes de juros e impostos) mais que dobrou (122%) e alcançou R$ 529 milhões. O fluxo de caixa livre fechou o trimestre em R$ 339 milhões, 47% superior ao registrado no mesmo período de 2010.

Todas as linhas de receita aceleraram no segundo trimestre. A receita líquida total cresceu 19,5%, chegando a R$ 4,25 bilhões. Já a receita líquida de serviços aumentou 12% na comparação ano a ano, e chegou a R$ 3,74 bilhões. "Ao longo dos últimos dois anos, os resultados têm demonstrado que o nosso negócio é rentável, confirmando mais uma vez a consistência financeira da empresa e a estratégia de estimular os usuários a aumentar a experiência de uso, tanto em voz como em dados", diz Luca Luciani, presidente da TIM Brasil.

Segundo informou a empresa, o resultado positivo é fruto do sucesso do lançamento de promoções exclusivas, com a opção mais barata do mercado para aquisição de smartphones, sem bloqueio e fidelização. Nos últimos três meses, a TIM diminuiu em cerca de 30% o preço de metade de seu portfólio de aparelhos inteligentes e lançou promoções especiais alinhadas à sua estratégia de incentivar o acesso à internet pelo celular.

Base de clientes
O segundo trimestre deste ano foi marcado ainda por um significativo crescimento comercial, evidenciado na expansão da base de usuários, com 2,7 milhões de adições líquidas, saltando para 55,5 milhões de linhas no período, alta de 25% ano a ano, acima da média do mercado (17,4%). As adições brutas atingiram a marca de 9,3 milhões, crescimento de 45% na comparação anual, demonstrando a capacidade em atrair clientes da companhia.

"Nosso objetivo maior é ser líder na preferência dos clientes. Por isso, não medimos esforços e investimentos para a melhoria contínua dos nossos serviços. Prova disso é que mesmo com o crescimento acelerado da base, conseguimos reduzir em cerca de 11% o volume de reclamações nos Procons de todo o país no segundo trimestre, além de ter conquistado 100% das metas da Anatel em 14 dos últimos 17 meses", destaca Luciani.

Investimentos
No segundo trimestre de 2011, a TIM realizou R$ 719 milhões em investimentos, valor 38% superior ao aplicado no mesmo período de 2010, principalmente em infraestrutura de rede e TI. Os recursos destinados à estruturação e à manutenção da rede vêm aumentando ano a ano, em alinhamento à estratégia da operadora de crescer com qualidade para a melhoria constante dos seus serviços.

Para melhor aproveitamento dos recursos e da infraestrutura no país e conseqüente crescimento do setor de telefonia móvel, a empresa defende a regulamentação de métodos de competição no mercado. "Pela visão de longo prazo e inovadora da Anatel, a TIM congratula a Agência pela proposta do Plano Geral de Metas de Competição (PGMC) do Governo, que está em consulta pública agora, a fim de promover isonomia entre os prestadores de serviços em mercados competitivos e não competitivos", afirma o presidente da TIM.

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo