Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

13/09/2011 09h59 - Atualizado em 13/09/2011 10h09

Mercado imobiliário aumenta exigência por corretores qualificados

Atender bem o cliente e realizar boas vendas não são mais suficientes para o corretor se destacar no segmento.

notícias relacionadas

 A palavra de ordem é qualificação. Não importa em qual setor do mercado de trabalho se esteja falando, mas estar bem preparado é condição imprescindível nos dias de hoje. No ramo imobiliário, em franca ebulição em todo o país, puxado principalmente pelo programa federal "Minha Casa, Minha Vida", a história se repete. Tanto as construtoras quanto as empresas imobiliárias necessitam cada vez mais de profissionais qualificados.

De acordo com o presidente do Sindicato das Empresas do Mercado Imobiliário, Incorporadoras e Condomínios do RN (Secovi), Jailson Dantas, o Rio Grande do Norte vive a mesma situação que o resto do Brasil: faltam corretores capacitados. Como a forte demanda encontrada hoje no mercado, há muitas pessoas se inserindo nele, mas poucas estão bem treinadas para enfrentar a demanda.

"O único treinamento que existe hoje é o CTI - Curso Técnico de Tratações Imobiliárias, que é muito superficial. O ideal seria que todos fizessem o curso superior de Gestão Imobiliária, que atualmente só existe na Fal", diz Dantas. Ainda segundo ele, é possível encontrar várias deficiências no profissional que está entrando no mercado para ser corretor.

"É importante conhecer valores de financiamento, matemática financeira, arquitetura, material de construção, plano diretor da cidade, a região do empreendimento", enumera. Saber vender e ter carisma para o atendimento ao cliente não são mais suficientes. Para um corretor estar bem preparado, além de gostar de gente é preciso ter um conhecimento geral amplo. Ter experiência também ajuda bastante.

Na opinião de Jailson Dantas, sempre haverá vaga para o bom corretor. "O bom profissional em lugar nenhum fica desempregado, existem muitas vagas e necessidade grande de ter bons profissionais", acrescenta. Para suprir essa deficiência de qualificação, muitas empresas passaram a investir em cursos próprios para formar ou capacitar seus corretores. Além das próprias corretoras, o Creci e o Secovi também oferecem palestras e treinamentos.

De acordo com o diretor de uma imobiliária que atua há 20 anos no mercado potiguar, Evilázio Crisanto "as perspectivas hoje são grandes porque há uma necessidade do mercado. O cliente tem muita informação e exige muito mais do corretor, então essa necessidade de estar sempre se destacando vai persistir por muitos anos", aposta Crisanto.

 


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo