Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

15/08/2014 09h14

Curso ensina a usar a internet a favor dos pequenos negócios

A capacitação começa no dia 25 e prossegue até o dia 29, das 19 às 22h.

notícias relacionadas

Estratégias simples, como inserir informações e fotos da empresa no Google Maps, mas que geram governança e contribuem para incrementar o faturamento do negócio. Apesar dos benefícios da presença digital, muitos empresários ainda não atentaram para essas ferramentas de marketing nem para o grande potencial das redes sociais e web. Para ajudá-los a usar a internet a favor da empresa, o Sebrae no Rio Grande do Norte oferece o curso ‘Internet para Pequenos Negócios'. A capacitação começa no dia 25 e prossegue até o dia 29, das 19 às 22h. As inscrições estão sendo feitas pelo 0800 570 0800.

A capacitação envolve conteúdos que abrangem desde as oportunidades na internet e os negócios e clientes que estão online até uso da internet como estratégia empresarial. No total, são sete oficinas sobre questões relacionadas à internet, com três horas de duração cada uma. De forma prática, o curso é composto de várias oficinas, entre elas, ‘Como criar um site de sucesso', ‘Como usar um blog para a sua empresa', ‘Como construir sua loja virtual', ‘Como anunciar produtos em um site de vendas' e ‘Como usar sites de buscas na internet'. As duas últimas oficinas são destinadas ao uso das redes sociais: ‘Como usar o Twitter para sua empresa' e ‘Como criar uma página empresarial no Facebook'.

Tudo de forma didática para que mesmo aqueles não familiarizados como o mundo virtual possam entender e executar o conteúdo repassado. Para auxiliar no desenvolvimento dos conhecimentos após a participação nos encontros, foram preparadas cartilhas sobre cada um dos temas das oficinas.

O curso faz parte do pacote de soluções do programa Na Medida, no entanto, no Rio Grande do Norte, a capacitação está sendo oferecida de forma isolada, o que permite que empresários de qualquer porte possam participar, já que o Na Medida é direcionado apenas para microempresas. É o que explica o Paulo Miranda, que é responsável pelos cursos da matriz educacional da Unidade de Educação e Empreendedorismo do Sebrae-RN.

Dicas

De acordo com a instrutora da capacitação, Adelle Nogueira, a ideia é repassar conteúdos que possam se tornar um diferencial competitivo para pequenos negócios. São dicas simples, mas que faz diferença na hora de ampliar número de clientes. A regra número um é deixar o site, blog ou perfil das redes sociais sempre atualizados. "É fundamental que a página da empresa não fique caduca. As informações precisam estar sempre bem atualizadas".

No entanto, é possível ir mais além. A empresa pode, por exemplo, disponibilizar fotos, endereço e telefone em link da empresa no Google Maps, que funciona como uma plataforma de localização e também de divulgação. "A proposta do curso é contextualizar a importância da internet para o mundo dos negócios e as ferramentas necessárias para colocar a empresa na web", enfatiza.

Outra dica de Adelle Nogueira tem a ver com o uso do Google Docs. Através dessa ferramenta gratuita, é possível montar um questionário de pesquisa e enviar para os clientes. Em relação ao Facebook, a especialista recomenda o uso de fan page ao invés de um perfil da empresa. "A fan page oferece diversas estatísticas e gráficos que ajudam o empresário a tomar decisões. Dá para saber o alcance das publicações, os horários em que a página é mais acessada e de onde são os acessos. São informações que o perfil comum não disponibiliza".

 

Fonte: Sebrae RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo