Nove em cada dez consumidores virtuais consultam a internet antes de realizar uma compraPor outro lado, 63% dos consumidores afirmam ter o costume de visitar lojas físicas antes de realizar compras virtuais. Para 85%, os melhores preços estão nas lojas online |
notícias relacionadas
- Oi, Vivo e Net são notificadas sobre limitação de banda larga
- Oi, Vivo e Net são notificadas sobre limitação de banda larga
- Procon Natal prioriza conciliação e conscientização da população
- Bancos oferecem a clientes venda de dólares em caixa eletrônico
- Meu nome está “sujo” mas não devo nada. A negativação de consumidores e a proteção de dados pessoais
- Nordeste tem o maior crescimento no número de empresas inadimplentes em 2015, mostra SPC Brasil
- Procon Natal divulga nota oficial sobre emissão de Carteira Nacional de Estudante
- Serasa dá dicas para aproveitar o Carnaval com dinheiro no bolso e samba no pé
- Aneel aprova revisão de bandeiras tarifárias e conta de luz pode ficar mais barata
- Taxas de juros ao consumidor podem levar ao superendividamento, diz SPC Brasil
- STJ debate competência para julgar ações contra operadoras de celular
- Cheque especial é usado por três em cada dez internautas que extraolam suas finanças
- Reduzida a previsão de vendas após o varejo registrar pior resultado para agosto desde 2000
- Falta de dinheiro faz brasileiro evitar compras, mostra pesquisa da Fiesp
- Número de recuperações judiciais bate novo recorde entre janeiro e setembro, revela Serasa Experian
- Seis em cada dez mães cedem à vontade dos filhos
- Intenção dos micro e pequenos empresários de tomar crédito tem leve melhora, mas segue em baixa, aponta indicador
- Renegociações de dívidas atrasadas caem 7,86% em agosto, mostra indicador SPC Brasil
- Inadimplência do consumidor tem alta de 16,7% em agosto, revela indicador da Serasa Experian
- Sobe o número de brasileiros com contas em atraso
- Empréstimos e dívidas no cartão são os principais vilões da inadimplência, revela SPC Brasil
- Procon Natal promove I Congresso Municipal de Direito do Consumidor
- Número de acessos ao Limpa Nome Online da Serasa cresce 52% em 2015
- Um em cada três clientes do atacado tem alto risco de se tornar inadimplente nos próximos seis meses, revela estudo inédito da Serasa Experian
- Presidente da Anatel sugere pacotes mais baratos de TV por assinatura
- Consumidor pode economizar R$ 1,7 mil por ano com escolha do plano de telefonia
- Inadimplência do consumidor fecha o primeiro semestre do ano com alta de 16,4%, revela Serasa Experian
- Demanda do consumidor por crédito cai 2,3% em junho, diz Serasa Experian
- Mais da metade dos brasileiros comprou por impulso nos últimos três meses, aponta SPC Brasil
- Suspensas ações coletivas contra corte de internet em celular pré-pago da Oi
- Dívidas em atraso crescem em todas as regiões brasileiras, mostra indicador do SPC Brasil
- Regularização de dívidas recua 8,72% na comparação anual, mostra SPC Brasil
- Inmetro: consumidor quer segurança de produtos, mas ainda compra em camelô
- Serasa dá dicas para o consumidor mesmo sem dinheiro aproveitar os descontos especiais no Super Feirão Limpa Nome Online da Serasa
- Índice de Confiança do Consumidor cresce 3,3% em abril
- Em vigor há um ano, Marco Civil da Internet busca consenso para regulamentação
- Busca do consumidor por crédito cresce em março, diz Serasa Experian
- Vendas a prazo registram queda de 2,03% em março, aponta SPC Brasil
- Índice de Confiança do Comércio registrou quinta queda consecutiva, mostra FGV
- Inflação em alta começa a ter efeito sobre o comércio, dizem especialistas
- IPC-S das capitais registrou aumento de 1,49%
- Semana do Consumidor será celebrada com palestras, ações itinerantes e fiscalizações ostensivas
- Inflação que regula aluguéis desacelera no segundo decêndio de fevereiro
- Dia Mundial da Internet Segura alerta jovens para cuidados no ambiente virtual
- IPCA tem a maior alta em mais de uma década
- Consumidores terão de pagar Conta de Desenvolvimento Energético
- IPC-S aumenta em seis capitais na terceira semana de janeiro
- Usuários já podem avaliar serviços de aeroportos por meio de aplicativo gratuito
- Câmara de Conciliação e Arbitragem da FIERN lança página na Internet
- Governo vai usar software contra crimes de ódio na internet
- Inflação para famílias com renda mais baixa sobe para 0,56% em novembro
- Brasileiro gasta em média R$ 104 por mês com conta de celular e de internet, revela SPC Brasil
- Inflação oficial fecha novembro em 0,51% e acumulado continua acima do teto
- Inflação para famílias com renda mais baixa fica em 0,53% em novembro
- IPC da Fipe encerra novembro com variação de 0,69%
- Vontade dos filhos pesa para 49% dos pais na decisão das compras de Natal, mostra SPC Brasil
- Semana Black Friday não impulsiona varejo físico e vendas registram queda, aponta indicador do comércio da Serasa Experian
- Serviço online da Serasa ajuda consumidor a não comprar gato por lebre na Black Friday
- ONU constata que 4,3 bilhões de pessoas não acessam a internet
- Preços de alimentos em SP voltam a subir com impacto na inflação
- Conta de luz pressiona a inflação
- Índice de Confiança do Consumidor sobe 0,7% em setembro
- Curso ensina a usar a internet a favor dos pequenos negócios
- Indicador mostra que 171.325 tentativas de fraude foram registradas em maio
- Mais da metade dos brasileiros admitem comprar por impulso, mostra pesquisa
- FGV: índice de Confiança do Consumidor atinge menor nível desde maio de 2009
- Tentativas de fraude contra o consumidor cresceram 8,2%, mostra Serasa
- SPC Brasil dá dicas para o consumidor começar 2014 com as contas em dia
- Inadimplência registra queda de 1,17% e vendas a maior alta em seis meses, aponta SPC Brasil
- Metade dos brasileiros já pagou por um produto que nunca usou, revela estudo do SPC Brasil
- Consumidor ainda paga pelo ponto adicional da TV por assinatura
- Procon Natal realiza atividades alusivas ao aniversário do Código de Defesa do Consumidor
- Inflação puxa inadimplência e vendas ao menor patamar em 16 meses, diz SPC Brasil
- BC aumenta juros básicos da economia pela segunda vez seguida, para 8% ao ano
- Inadimplência das empresas cresce 1,7%, aponta Serasa
- Entenda a diferença entre "leasing" e financiamento
- Crédito deve crescer mais de 11% ao longo do ano
- Otimismo dos brasileiros cai 1,9% e atinge menor valor desde agosto de 2011
- Pesquisa da CNC aponta que endividamento das famílias é o maior desde julho de 2011
- Inflação semanal tem ligeira queda na segunda prévia do mês
- Cesta básica registra aumento de 1,91%
- Procons de todo o país esperam que celulares sejam inclusos na lista de produtos essenciais para o consumidor
- Inflação do aluguel sobe para 0,42% na primeira prévia de abril
- Inflação oficial fica em 0,47% em março e ultrapassa teto da meta em 12 meses
- Inflação da baixa renda acelera e fica em 0,75% em março
- Demanda do consumidor por crédito cresceu 5,8% no primeiro trimestre
- Brasileiros estão mais otimistas, mostra pesquisa da CNI
- Índice de Confiança da Indústria tem queda de 2,3%
- Gastos com habitação aumentam e inflação acelera
- Consciência do consumidor brasileiro tem aumentado, diz coordenador do Idec
- Veja 11 dicas de como consumir sem comprometer o orçamento
- Inadimplência do consumidor recua 3,4% em fevereiro
- Procon realiza Dia Mundial do Consumidor em Natal
- Inflação da baixa renda desacelera e fica em 0,17% em fevereiro
- Índice de Confiança de Serviços cai 2,7% em fevereiro
- Confiança do consumidor apresenta recuo em fevereiro
- Inadimplência abre o ano com alta de 11,8%
- Procura por crédito abre 2013 em alta e cresce 2,2% em janeiro
- Trocar produtos ainda é um problema para o consumidor
- Alimentos aumentam e IPCA tem maior resultado para janeiro desde 2003
- Setor de serviços está mais otimista
- Empréstimo ou financiamento? Entenda a diferença entre os dois
- Índice de Confiança do Consumidor cai pela quarta vez consecutiva
- Consumidor mais velho prefere contratar seguro e mais novo busca serviços de telefonia
- Alimentos, cigarros e educação pressionam inflação no país
- Ministro interino da Fazenda também vê tendência de queda na inflação de 2013
- Crédito ao consumidor deverá sofrer forte retomada a partir do segundo trimestre
- IPC-S atinge 0,73% na segunda prévia do mês
- Inadimplência do consumidor pode começar 2013 em queda
- Planejamento e controle dos gastos previnem superendividamento em 2013
- Inadimplência do consumidor cresce junto com vendas no comércio
- Inflação tem leve alta e fica em 0,6%
- Procon alerta, multa por extravio de comanda é ilegal
- Inadimplência das empresas iniciará 2013 em queda, aposta pesquisa
- Inadimplência do consumidor deverá se manter em queda até 2013, revela pesquisa
- Inadimplência do consumidor registra a maior queda mensal no ano
- Mais de 70% dos brasileiros ficam sem dinheiro antes do fim do mês
- Consumidor está mais otimista, revela CNI
- Inadimplência do consumidor registra terceira queda consecutiva
- Inflação medida pelo IPC-S fica estável em 0,44% na primeira prévia do mês
- Projeção para a inflação oficial em 2012 tem oitava alta seguida e chega a 5,2%
- Confiança do consumidor mostra novo recuo em agosto
- Inflação medida pelo IPC-C1 fica em 0,27% em julho
- Índice da Confiança da Construção recua 9,9% no trimestre
- Inflação da indústria sobe 1,13%, puxada por alimento e bebida
- Inadimplência do consumidor cresce 19,1% no primeiro semestre
- Demanda do consumidor por crédito reage e cresce 14%
- Crédito ao consumidor deve crescer em ritmo mais lento, diz Serasa.
- Comprou um produto e se arrependeu? Saiba o que fazer
- Taxa de cadastro cobrada por financeiras é considerada ilegal pelos Procons
- Entenda melhor as cobranças de taxas adicionais
- Consumidores brasileiros estão entre os mais confiantes do mundo
- Inadimplência do consumidor registra a primeira alta do ano
- Confiança do consumidor atinge maior nível desde julho de 2011
- Redes sociais: solução para o consumidor, pesadelo para as empresas
- Reajuste de aluguéis sobe para 0,35% na segunda prévia de março
- Inadimplência do consumidor recua 1,3%
- Consumidores usam twitter para reclamar de produtos e serviços prestados
- Consumidor começa 2012 com redução na busca por crédtio
- Procon autua 53 empresas por descumprir regras de atendimento ao consumidor
- Nível de inadimplência do consumidor deve cair nos próximos meses
- Após forte crescimento em 2011, inadimplência do consumidor inicia o ano em queda
- Aluguel: inflação medida pelo IGP-M acumula alta de 4,53% em 12 meses
- Inadimplência das empresas sobe 19% em 2011, revela a Serasa
- Qualidade de crédito do consumidor reage e apresenta melhores índices
- Mercado reduz projeções de inflação para 2012, aponta pesquisa
- Procon Natal oferece curso para que jovens sejam consumidores conscientes
- Demanda das empresas por crédito cresceu 2,3% em 2011
- IBGE oficializa mudanças em cálculo do IPCA e INPC
- Crédito ao consumidor continuará crescendo em 2012 apesar da crise internacional
- Preço de alimentos volta a acelerar alta no IPC-S, aponta FGV
- Prévia do IPCA-15 do ano ultrapassa meta de inflação do BC
- Um consumidor brasileiro é vítima de tentativa de fraude a cada 17 segundos
- Pagamento do 13º reduz em 12% inadimplência do consumidor
- Consumidores do NE lideram busca por crédito
- IPC-S varia 0,53% no fechamento de novembro
- Férias: confira as dicas de pacotes de viagens para não ter dores de cabeça
- Consumidores do NE estão mais cautelosos quanto a procurar por financiamentos
- Compras de fim de ano mais tranquilas
- Jovens lideram inadimplência de cheques no 1º semestre
- Confiança do consumidor atinge em setembro o menor nível desde março de 2010
- Alta do dólar ainda é ameaça ao preços dos alimentos e à meta da inflação
- Código de Defesa do Consumidor pode ser aplicado a empresas
- Sindicatos aprovam aumento do IPI de automóveis, mas pedem medidas de proteção
- Consumidor brasileiro está mais inadimplente, segundo pesquisa
- Consumidores que ganham menos, recorrem mais às linhas de crédito
- Índice de Preços ao Consumidor e Cesta Básica tiveram alta em agosto
- Inflação e dívidas enfraquecem consumo, aponta estudo
- Confiança do consumidor atinge maior índice dos últimos seis anos
- Baixa renda liderou expansão da procura por crédito no primeiro semestre
- Taxa de serviço pode ser cobrada abusivamente
- Código de Defesa do Consumidor deverá ser divulgado nos cinemas antes dos filmes
- Desaceleração do crédito ao consumidor diminuirá no próximo trimestre
- Comércio varejista espera um bom Dia das Mães
- Inadimplência do consumidor cresce 21,4% no primeiro trimestre
- Demanda do consumidor por crédito cresce 12,9% no primeiro trimestre, diz Serasa Experian
- Carrefour promove consciência ambiental no Dia do Consumidor
- Procon RN comemora dia do consumidor com café da manhã e palestra
- Consumidores com aparelhos danificados por apagões podem ser ressarcidos
- Qualidade de crédito do consumidor ficou estável no quarto trimestre
- IPC-S desacelera em seis das sete capitais pesquisadas, diz FGV
- Confiança do consumidor na economia diminuiu entre novembro e dezembro
- Inadimplência do consumidor em novembro é a maior desde 2005
- Inadimplência do consumidor cresce 1,8% em outubro, aponta Serasa
- Estudo revela que consumidor inadimplente leva 7 meses para regularizar dívidas
- Consumidor está mais otimista sobre expansão da economia, diz CNI
- Consumidor troca marcas tradicionais importadas por nacionais com melhor preço
- Procon Natal e ANS discutem com planos de saúde qualidade do atendimento ao cliente
A internet tem se consolidado como fonte de pesquisa na hora do brasileiro ir às compras. De acordo com um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal de educação financeira 'Meu Bolso Feliz', nove em cada dez consumidores brasileiros com acesso à internet (90%) assumem o hábito de fazer pesquisas online antes de realizar compras em lojas físicas. A pesquisa aponta que o comportamento é frequente em todas as faixas etárias, mas surge com mais força entre os indivíduos com idade entre 18 e 34 anos (93%).
De acordo com o levantamento, os produtos eletrônicos (75%) são os que mais geram pesquisas na internet antes de se efetivar a compra na loja física. Em seguida aparecem os eletrodomésticos (58%), calçados (32%), vestuário (29%), livros (26%) e cosméticos e perfumes (24%). Os sites que oferecem ferramentas de comparação de preços e de características dos produtos são os mais procurados pelos internautas (62%) nessas horas, seguidos pelos sites que mensuram o índice de reclamação de determinada marca ou produto (54%). O estudo indica que os consumidores virtuais também valorizam a troca de experiências e estão atentos à opinião técnica de especialistas: sites de e-commerce (47%), redes sociais (39%) e blogs especializados (36%) completam a lista dos mais consultados.
"Com a facilidade de alguns clicks o consumidor pode obter uma infinidade de informações sobre tendências de mercado, lançamento de produtos, fazer comparações entre marcas e preços e até mesmo ler as experiências positivas ou negativas de outros consumidores com o produto desejado. A internet é um importante instrumento que dá maior poder de escolha ao consumidor", explica a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.
Compras on e offline
Se consultar a internet antes de realizar uma compra em lojas físicas tornou-se um hábito do brasileiro, o estudo indica que o inverso também é verdade. Seis em cada dez (63%) consumidores virtuais afirmam ter o costume de visitar lojas físicas antes de realizar compras virtuais. O percentual sobe para 66% entre a parcela masculina de entrevistados. As categorias de produtos que lideram entre os que têm como hábito buscar informações presencialmente nas lojas, mas realizam a compra virtualmente, são os eletrônicos (63%), eletrodomésticos (53%), calçados (37%) e peças do vestuário (30%).
Para a economista-chefe do SPC Brasil, esse hábito cria uma oportunidade para o varejo aumentar o fluxo de clientes, demonstrando e oferecendo novos produtos e vantagens aos consumidores. "A convergência do processo de compras entre lojas físicas e virtuais potencializam a geração de novos negócios para os varejistas. Mesmo quando uma compra é feita em um canal, o outro geralmente é consultado e possivelmente tem uma influência significativa na decisão de compra. Desta forma, mesmo que a compra não seja feita na primeira loja visitada, representa ainda assim uma oportunidade para o consumidor conhecer outros produtos e serviços disponíveis", destaca a economista.
Vantagens das compras virtuais
A compra virtual é uma realidade para um número cada vez maior de brasileiros. Quatro em cada dez (41%) consumidores entrevistados disseram que já realizam ao menos 30% de todas as suas compras mensais no comércio eletrônico. Um percentual menor, mas significativo de 10%, disse que entre 90% e 100% de suas compras são feitas virtualmente.
O estudo revela também, em detalhes, quais são as vantagens percebidas numa compra virtual e em que circunstâncias as lojas físicas ganham a preferência do consumidor. Quatro em cada dez (45%) consumidores virtuais preferem a modalidade online de compra contra 18% da preferência pelas lojas físicas. Preços mais em conta (85%), comodidade de comprar tudo com apenas alguns clicks (83%), maior variedade de produtos (76%), mais disponibilidade de informações (64%), agilidade no ato da compra (59%), facilidade para escolher os produtos (57%) e melhores formas de pagamento (56%) são citados pelos entrevistados como as principais vantagens das compras realizadas na internet.
Por outro lado, a ansiedade (67%) e a insegurança (61%) por não contarem com o produto em mãos de imediato, além da dificuldade para trocar o produto adquirido são as principais desvantagens da compra online. Para 76% dos entrevistados é mais fácil fazer a devolução de um produto adquirido numa loja física do que numa loja virtual. Dentre os consumidores que preferem as lojas físicas em detrimento das virtuais, 36% justificam que as compras presenciais evitam decepções no futuro. Há também aqueles que apreciam sair da loja com a sacola em mãos (27%) e os que sentem prazer ao ter de sair de casa para escolher o produto (26%). "Os sites de comércio eletrônico demonstram grande competitividade nos aspectos práticos envolvidos numa compra, mas o contato sensorial com o produto ainda gera uma segurança maior para o consumidor no momento da compra", afirma a economista.
Metodologia
Realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal de educação financeira 'Meu Bolso Feliz', o estudo buscou compreender os padrões de comportamento nas compras online e as preferências dos consumidores virtuais tanto em lojas físicas quanto em sites. Foram ouvidos 678 consumidores acima de 18 anos e de todas as classes sociais nas 27 capitais. A margem de erro é de 3,7 pontos percentuais com margem de confiança de 95%.
Fonte: SPC Brasil