Redes sociais: solução para o consumidor, pesadelo para as empresasOs consumidores pulam etapas e preferem reclamar diretamente nas mídias, sem antes passar pelo atendimento ao cliente da empresa reclamada. |
notícias relacionadas
- Consumidores usam twitter para reclamar de produtos e serviços prestados
- Pesquisa revela que 81,5 milhões de brasileiros acessam a internet pelo celular
- Procon autua 53 empresas por descumprir regras de atendimento ao consumidor
- Oi, Vivo e Net são notificadas sobre limitação de banda larga
- Oi, Vivo e Net são notificadas sobre limitação de banda larga
- Procon Natal prioriza conciliação e conscientização da população
- Bancos oferecem a clientes venda de dólares em caixa eletrônico
- Meu nome está “sujo” mas não devo nada. A negativação de consumidores e a proteção de dados pessoais
- Nordeste tem o maior crescimento no número de empresas inadimplentes em 2015, mostra SPC Brasil
- Procon Natal divulga nota oficial sobre emissão de Carteira Nacional de Estudante
- Serasa dá dicas para aproveitar o Carnaval com dinheiro no bolso e samba no pé
- Aneel aprova revisão de bandeiras tarifárias e conta de luz pode ficar mais barata
- Taxas de juros ao consumidor podem levar ao superendividamento, diz SPC Brasil
- STJ debate competência para julgar ações contra operadoras de celular
- Cheque especial é usado por três em cada dez internautas que extraolam suas finanças
- Reduzida a previsão de vendas após o varejo registrar pior resultado para agosto desde 2000
- Falta de dinheiro faz brasileiro evitar compras, mostra pesquisa da Fiesp
- Número de recuperações judiciais bate novo recorde entre janeiro e setembro, revela Serasa Experian
- Seis em cada dez mães cedem à vontade dos filhos
- Intenção dos micro e pequenos empresários de tomar crédito tem leve melhora, mas segue em baixa, aponta indicador
- Renegociações de dívidas atrasadas caem 7,86% em agosto, mostra indicador SPC Brasil
- Inadimplência do consumidor tem alta de 16,7% em agosto, revela indicador da Serasa Experian
- Sobe o número de brasileiros com contas em atraso
- Empréstimos e dívidas no cartão são os principais vilões da inadimplência, revela SPC Brasil
- Procon Natal promove I Congresso Municipal de Direito do Consumidor
- Número de acessos ao Limpa Nome Online da Serasa cresce 52% em 2015
- Um em cada três clientes do atacado tem alto risco de se tornar inadimplente nos próximos seis meses, revela estudo inédito da Serasa Experian
- Presidente da Anatel sugere pacotes mais baratos de TV por assinatura
- Consumidor pode economizar R$ 1,7 mil por ano com escolha do plano de telefonia
- Segurança pública é tema mais citado em redes sociais, indica monitoramento
- Prefeitura do Natal lança campanha nas redes sociais pelo Hub da Tam
- Inadimplência do consumidor fecha o primeiro semestre do ano com alta de 16,4%, revela Serasa Experian
- Demanda do consumidor por crédito cai 2,3% em junho, diz Serasa Experian
- Mais da metade dos brasileiros comprou por impulso nos últimos três meses, aponta SPC Brasil
- Suspensas ações coletivas contra corte de internet em celular pré-pago da Oi
- Dívidas em atraso crescem em todas as regiões brasileiras, mostra indicador do SPC Brasil
- Regularização de dívidas recua 8,72% na comparação anual, mostra SPC Brasil
- Inmetro: consumidor quer segurança de produtos, mas ainda compra em camelô
- Nove em cada dez consumidores virtuais consultam a internet antes de realizar uma compra
- Serasa dá dicas para o consumidor mesmo sem dinheiro aproveitar os descontos especiais no Super Feirão Limpa Nome Online da Serasa
- Índice de Confiança do Consumidor cresce 3,3% em abril
- Busca do consumidor por crédito cresce em março, diz Serasa Experian
- Índice de Confiança do Comércio registrou quinta queda consecutiva, mostra FGV
- Inflação em alta começa a ter efeito sobre o comércio, dizem especialistas
- IPC-S das capitais registrou aumento de 1,49%
- Semana do Consumidor será celebrada com palestras, ações itinerantes e fiscalizações ostensivas
- Inflação que regula aluguéis desacelera no segundo decêndio de fevereiro
- IPCA tem a maior alta em mais de uma década
- Consumidores terão de pagar Conta de Desenvolvimento Energético
- IPC-S aumenta em seis capitais na terceira semana de janeiro
- Inflação para famílias com renda mais baixa sobe para 0,56% em novembro
- Inflação oficial fecha novembro em 0,51% e acumulado continua acima do teto
- Inflação para famílias com renda mais baixa fica em 0,53% em novembro
- IPC da Fipe encerra novembro com variação de 0,69%
- Semana Black Friday não impulsiona varejo físico e vendas registram queda, aponta indicador do comércio da Serasa Experian
- Serviço online da Serasa ajuda consumidor a não comprar gato por lebre na Black Friday
- Preços de alimentos em SP voltam a subir com impacto na inflação
- Conta de luz pressiona a inflação
- Índice de Confiança do Consumidor sobe 0,7% em setembro
- Indicador mostra que 171.325 tentativas de fraude foram registradas em maio
- FGV: índice de Confiança do Consumidor atinge menor nível desde maio de 2009
- Tentativas de fraude contra o consumidor cresceram 8,2%, mostra Serasa
- SPC Brasil dá dicas para o consumidor começar 2014 com as contas em dia
- Inadimplência registra queda de 1,17% e vendas a maior alta em seis meses, aponta SPC Brasil
- Metade dos brasileiros já pagou por um produto que nunca usou, revela estudo do SPC Brasil
- Consumidor ainda paga pelo ponto adicional da TV por assinatura
- Procon Natal realiza atividades alusivas ao aniversário do Código de Defesa do Consumidor
- Brasil terá novo conceito para definir classes sociais
- Inflação puxa inadimplência e vendas ao menor patamar em 16 meses, diz SPC Brasil
- BC aumenta juros básicos da economia pela segunda vez seguida, para 8% ao ano
- Inadimplência das empresas cresce 1,7%, aponta Serasa
- Entenda a diferença entre "leasing" e financiamento
- Crédito deve crescer mais de 11% ao longo do ano
- Otimismo dos brasileiros cai 1,9% e atinge menor valor desde agosto de 2011
- Pesquisa da CNC aponta que endividamento das famílias é o maior desde julho de 2011
- Inflação semanal tem ligeira queda na segunda prévia do mês
- Cesta básica registra aumento de 1,91%
- Procons de todo o país esperam que celulares sejam inclusos na lista de produtos essenciais para o consumidor
- Inflação do aluguel sobe para 0,42% na primeira prévia de abril
- Inflação oficial fica em 0,47% em março e ultrapassa teto da meta em 12 meses
- Inflação da baixa renda acelera e fica em 0,75% em março
- Demanda do consumidor por crédito cresceu 5,8% no primeiro trimestre
- Brasileiros estão mais otimistas, mostra pesquisa da CNI
- Índice de Confiança da Indústria tem queda de 2,3%
- Gastos com habitação aumentam e inflação acelera
- Consciência do consumidor brasileiro tem aumentado, diz coordenador do Idec
- Veja 11 dicas de como consumir sem comprometer o orçamento
- Inadimplência do consumidor recua 3,4% em fevereiro
- Procon realiza Dia Mundial do Consumidor em Natal
- Inflação da baixa renda desacelera e fica em 0,17% em fevereiro
- Índice de Confiança de Serviços cai 2,7% em fevereiro
- Confiança do consumidor apresenta recuo em fevereiro
- Twitter é a melhor rede social para procurar emprego, diz estudo
- Inadimplência abre o ano com alta de 11,8%
- Procura por crédito abre 2013 em alta e cresce 2,2% em janeiro
- Trocar produtos ainda é um problema para o consumidor
- Alimentos aumentam e IPCA tem maior resultado para janeiro desde 2003
- Setor de serviços está mais otimista
- Empréstimo ou financiamento? Entenda a diferença entre os dois
- Índice de Confiança do Consumidor cai pela quarta vez consecutiva
- Consumidor mais velho prefere contratar seguro e mais novo busca serviços de telefonia
- Alimentos, cigarros e educação pressionam inflação no país
- Ministro interino da Fazenda também vê tendência de queda na inflação de 2013
- Crédito ao consumidor deverá sofrer forte retomada a partir do segundo trimestre
- IPC-S atinge 0,73% na segunda prévia do mês
- Inadimplência do consumidor pode começar 2013 em queda
- Planejamento e controle dos gastos previnem superendividamento em 2013
- Inadimplência do consumidor cresce junto com vendas no comércio
- Inflação tem leve alta e fica em 0,6%
- Procon alerta, multa por extravio de comanda é ilegal
- Inadimplência das empresas iniciará 2013 em queda, aposta pesquisa
- Inadimplência do consumidor deverá se manter em queda até 2013, revela pesquisa
- Inadimplência do consumidor registra a maior queda mensal no ano
- Mais de 70% dos brasileiros ficam sem dinheiro antes do fim do mês
- Consumidor está mais otimista, revela CNI
- Inadimplência do consumidor registra terceira queda consecutiva
- Inflação medida pelo IPC-S fica estável em 0,44% na primeira prévia do mês
- Projeção para a inflação oficial em 2012 tem oitava alta seguida e chega a 5,2%
- Confiança do consumidor mostra novo recuo em agosto
- Inflação medida pelo IPC-C1 fica em 0,27% em julho
- Índice da Confiança da Construção recua 9,9% no trimestre
- Inflação da indústria sobe 1,13%, puxada por alimento e bebida
- Inadimplência do consumidor cresce 19,1% no primeiro semestre
- Demanda do consumidor por crédito reage e cresce 14%
- Crédito ao consumidor deve crescer em ritmo mais lento, diz Serasa.
- Comprou um produto e se arrependeu? Saiba o que fazer
- Taxa de cadastro cobrada por financeiras é considerada ilegal pelos Procons
- Entenda melhor as cobranças de taxas adicionais
- Consumidores brasileiros estão entre os mais confiantes do mundo
- Reclamações contra bancos crescem 36% em março, revela BC
- Inadimplência do consumidor registra a primeira alta do ano
- Confiança do consumidor atinge maior nível desde julho de 2011
- “Pós-venda” ainda é um problema para a maioria dos consumidores, revela pesquisa
- Reajuste de aluguéis sobe para 0,35% na segunda prévia de março
- Inadimplência do consumidor recua 1,3%
- Bancos, cartões de crédito e financeiras lideram ranking de reclamações
- Conheça os seus direitos: TV por Assinatura
- Consumidor começa 2012 com redução na busca por crédtio
- Nível de inadimplência do consumidor deve cair nos próximos meses
- Após forte crescimento em 2011, inadimplência do consumidor inicia o ano em queda
- Aluguel: inflação medida pelo IGP-M acumula alta de 4,53% em 12 meses
- Inadimplência das empresas sobe 19% em 2011, revela a Serasa
- Qualidade de crédito do consumidor reage e apresenta melhores índices
- Cartão de crédito, banco e telefonia lideram ranking de reclamações no Procon
- Débitos não autorizados lideram queixas bancárias em dezembro de 2011
- Mercado reduz projeções de inflação para 2012, aponta pesquisa
- Procon Natal oferece curso para que jovens sejam consumidores conscientes
- Demanda das empresas por crédito cresceu 2,3% em 2011
- IBGE oficializa mudanças em cálculo do IPCA e INPC
- Crédito ao consumidor continuará crescendo em 2012 apesar da crise internacional
- Preço de alimentos volta a acelerar alta no IPC-S, aponta FGV
- Prévia do IPCA-15 do ano ultrapassa meta de inflação do BC
- Um consumidor brasileiro é vítima de tentativa de fraude a cada 17 segundos
- Compra de móveis planejados requer cuidados
- Pagamento do 13º reduz em 12% inadimplência do consumidor
- Consumidores do NE lideram busca por crédito
- IPC-S varia 0,53% no fechamento de novembro
- Depois de reclamações, sites de compras coletivas estão mais cautelosos com parceiros
- Férias: confira as dicas de pacotes de viagens para não ter dores de cabeça
- Consumidores do NE estão mais cautelosos quanto a procurar por financiamentos
- Jovens lideram inadimplência de cheques no 1º semestre
- Confiança do consumidor atinge em setembro o menor nível desde março de 2010
- Alta do dólar ainda é ameaça ao preços dos alimentos e à meta da inflação
- Código de Defesa do Consumidor pode ser aplicado a empresas
- Sindicatos aprovam aumento do IPI de automóveis, mas pedem medidas de proteção
- Consumidor brasileiro está mais inadimplente, segundo pesquisa
- Consumidores que ganham menos, recorrem mais às linhas de crédito
- Índice de Preços ao Consumidor e Cesta Básica tiveram alta em agosto
- Reclamações sobre cobranças bancárias indevidas crescem mais de 100%
- Inflação e dívidas enfraquecem consumo, aponta estudo
- Confiança do consumidor atinge maior índice dos últimos seis anos
- Baixa renda liderou expansão da procura por crédito no primeiro semestre
- Taxa de serviço pode ser cobrada abusivamente
- Código de Defesa do Consumidor deverá ser divulgado nos cinemas antes dos filmes
- Desaceleração do crédito ao consumidor diminuirá no próximo trimestre
- Comércio varejista espera um bom Dia das Mães
- Inadimplência do consumidor cresce 21,4% no primeiro trimestre
- Demanda do consumidor por crédito cresce 12,9% no primeiro trimestre, diz Serasa Experian
- Carrefour promove consciência ambiental no Dia do Consumidor
- Procon RN comemora dia do consumidor com café da manhã e palestra
- Consumidores com aparelhos danificados por apagões podem ser ressarcidos
- ‘As empresas agora precisam aprender a ouvir seus consumidores'
- Qualidade de crédito do consumidor ficou estável no quarto trimestre
- IPC-S desacelera em seis das sete capitais pesquisadas, diz FGV
- Confiança do consumidor na economia diminuiu entre novembro e dezembro
- Inadimplência do consumidor em novembro é a maior desde 2005
- Inadimplência do consumidor cresce 1,8% em outubro, aponta Serasa
- Estudo revela que consumidor inadimplente leva 7 meses para regularizar dívidas
- Consumidor está mais otimista sobre expansão da economia, diz CNI
- Consumidor troca marcas tradicionais importadas por nacionais com melhor preço
- Procon Natal e ANS discutem com planos de saúde qualidade do atendimento ao cliente
As redes sociais têm se tornado grandes aliadas dos consumidores que não conseguem obter sucesso em suas reclamações sobre um determinado serviço, produto ou até mesmo uma empresa.
De acordo com o diretor de Vendas da NeoAssist, Albert Deweik, nas redes sociais, a informação é pública, por isso, as empresas se empenham em responder rapidamente e, segundo ele, foi isso o que as tornou tão atrativas.
Segundo Deweik, as mídias sociais trouxeram um novo jeito de atender aos consumidores. "Além das redes sociais acabarem com a resposta padrão, muito utilizada quando os consumidores reclamavam pelos meios tradicionais, elas se tornaram ferramentas de pesquisa dos consumidores. Por isso, a empresa acaba tendo que se explicar melhor", explica.
As redes sociais estão mudando o comportamento do consumidor. O diretor explica que muitos consumidores pulam etapas e preferem reclamar diretamente nas mídias, sem antes passar pelo atendimento ao cliente da empresa reclamada. "Esse comportamento faz com que as empresas fiquem mais atentas a esses canais, sendo impossível ignorá-los", comenta.
Antes e depois
Quando começaram a ganhar cada vez mais adeptos, as redes sociais eram vistas pelas empresas como canais para vendas. "Muitas se preocupavam com o marketing, até notarem que se tratava de uma ferramenta forte para a reclamação", afirma.
De acordo com Deweik, o poder em comunidade é grande, tanto que nas redes sociais existem comunidades exclusivas para reclamar de uma determinada empresa. "O descaso das empresas que levou o consumidor a agir desse jeito. E agora, elas têm que se reestruturarem para resolver melhor os problemas com os consumidores", explica.
No futuro, o diretor acredita que boa parte do atendimento ao consumidor migre para as redes sociais, evitando mais prejuízos. Segundo ele, a procura por ferramentas que ajudem as empresas a organizarem o atendimento aos consumidores tem crescido acima das expectativas.
Fonte: Msn Notícias