Conheça os seus direitos: TV por AssinaturaAntes de assinar o contrato é importante pesquisar as empresas comparando preços dos pacotes apresentados. |
notícias relacionadas
- Consumidor ainda paga pelo ponto adicional da TV por assinatura
- TV por assinatura já está presente em 27,9% dos domicílios do país
- Natal ganha empresa de TV por assinatura
- Regulamento da nova lei de TV por asinatura é aprovado pela Anatel
- TV paga cresce 27,3% no ano e serviço via satélite já tem mais clientes que TV a cabo
- Regulamentação da Lei da TV por Assinatura fica em consulta pública por 45 dias
- Anatel avalia desempenho de atendimento da TV por Assinatura
- Cabo Telecom se diz preparada para concorrência dos grandes players
- Com novas regras mercado de TV por assinatura passa por mudanças
- Anatel defende mais competição e produção nacional nas TVs a cabo
- Meu nome está “sujo” mas não devo nada. A negativação de consumidores e a proteção de dados pessoais
- Câmara aprova projeto que regulamenta direito de resposta a ofensas pela mídia
- Presidente da Anatel sugere pacotes mais baratos de TV por assinatura
- Aprovada versão de software que permitirá interatividade de TV com sinal digital
- País tem 18,8 milhões de assinantes de canais de TV paga
- Cerca de 29 mil trabalhadores temporários foram contratados durante férias de verão
- Mercado de TV paga cresce 31% em um ano, diz Anatel
- Reclamações contra bancos crescem 36% em março, revela BC
- Redes sociais: solução para o consumidor, pesadelo para as empresas
- “Pós-venda” ainda é um problema para a maioria dos consumidores, revela pesquisa
- Consumidores usam twitter para reclamar de produtos e serviços prestados
- Bancos, cartões de crédito e financeiras lideram ranking de reclamações
- Procon autua 53 empresas por descumprir regras de atendimento ao consumidor
- Cartão de crédito, banco e telefonia lideram ranking de reclamações no Procon
- Débitos não autorizados lideram queixas bancárias em dezembro de 2011
- Compra de móveis planejados requer cuidados
- Depois de reclamações, sites de compras coletivas estão mais cautelosos com parceiros
- TV por assinatura está presente em mais de 12 milhões de domicílios no país
- Índice que reajusta aluguéis diminui para 0,37% na primeira prévia do mês
- Dilma assina PEC que prorroga benefícios da Zona Franca de Manaus por mais 50 anos
- Serviço de TV por assinatura chega a 11,6 milhões de assinantes em agosto
- Número de assinantes de TV por assinatura cresce 15,6% nos primeiros sete meses
- Reclamações sobre cobranças bancárias indevidas crescem mais de 100%
- Mercado Aberto na TV destaca entrevista com novo presidente do Sinduscon RN
- Mercado Aberto na TV destaca polêmica entre governo do Estado e Fiern
- Telebras conclui rede para TV digital no Nordeste e Sudeste até o fim do ano
- Mercado Aberto na TV terá novo horário a partir deste sábado (28)
- Comércio do Alecrim se reinventa a cada dia; confira destaques do Mercado Aberto na TV
Serviço que pode ser opção à tradicional programação televisiva, a TV por assinatura traz canais para diversos gostos.
Mas, antes de assinar é importante pesquisar as empresas comparando preços dos pacotes apresentados, não apenas para saber se a mensalidade "cabe no bolso" mas, também, para ter uma ideia se os canais são de seu real interesse. Além deste comparativo, siga outras dicas do Procon-SP e saiba quais são seus direitos como assinante.
Verifique se em sua rua ou prédio existe infraestrutura para instalação e boa recepção do sinal da TV escolhida. Quanto às condições técnicas, solicite que a empresa faça analise prévia, pois, havendo problemas na região ou no edifício, o prazo para instalação pode aumentar ou até o fornecimento do serviço pode ser inviabilizado.
O consumidor tem direito a uma via do contrato de prestação de serviço, que deve conter:
- Os dados das partes envolvidas;
- Valores referentes à taxa de adesão e mensalidade;
- Condições de pagamento;
- Data da instalação;
- Periodicidade e índice aplicável para o reajuste (que de acordo com a legislação em vigor, só pode ocorrer a cada 12 meses);
- Condições para cancelamento ou suspensão temporária do serviço;
- Encargos e restrições em caso de atraso do pagamento das parcelas;
Atenção
Quanto a multa por atraso no pagamento da mensalidade, o Procon informa que, independente do estipulado em contrato, a porcentagem não pode ser superior a 2%.
- Conteúdo e opções de "pacotes" de programação;
- Demais obrigações e direitos da operadora e do usuário.
Quando a contratação for efetuada por telefone, solicite e anote todas as informações passíveis de dúvidas ou enganos.
Apenas confirme a contratação após tirar todas as dúvidas com o atendente da operadora. Ao receber uma via do contrato, compare com as informações obtidas por telefone.
Importante
Na adesão efetuada fora do estabelecimento comercial (telefone, Internet, TV etc.), o consumidor tem direito a arrependimento e cancelamento do acordado no prazo de sete dias, a contar da assinatura do contrato ou do recebimento dos serviços (adesão ou instalação).
Só assine o contrato após ler atentamente todas as cláusulas e inutilizar os espaços em branco.
No caso de troca de endereço, é necessário verificar o que estipula o contrato e, ainda, certificar-se junto à empresa se o novo local tem condições técnicas para a transmissão.
Em caso de cancelamento do contrato, os equipamentos envolvidos deverão ser devolvidos à operadora. Esta transação deve ser registrada por escrito. A prestadora deverá retirar os equipamentos em, no máximo, 30 dias contados da solicitação de desativação do serviço. Excedido este prazo, cessa a responsabilidade do consumidor sobre a guarda dos mesmos.
Onde reclamar
Caso o consumidor tenha problemas com os serviços de TV por assinatura poderá procurar a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) através do sitewww.anatel.gov.br ou pelo telefone 1331; ou o órgão de defesa do consumidor de sua cidade.
Fonte: Portal do Consumidor