Consumidor ainda paga pelo ponto adicional da TV por assinaturaPesquisa do Idec aponta que consumidor não pode ter seu próprio decodificador e ficar livre das cobranças que as operadoras ainda impõem |
notícias relacionadas
- TV por assinatura já está presente em 27,9% dos domicílios do país
- Regulamento da nova lei de TV por asinatura é aprovado pela Anatel
- Anatel defende mais competição e produção nacional nas TVs a cabo
- Presidente da Anatel sugere pacotes mais baratos de TV por assinatura
- Natal ganha empresa de TV por assinatura
- Mercado de TV paga cresce 31% em um ano, diz Anatel
- Conheça os seus direitos: TV por Assinatura
- TV paga cresce 27,3% no ano e serviço via satélite já tem mais clientes que TV a cabo
- Regulamentação da Lei da TV por Assinatura fica em consulta pública por 45 dias
- Anatel avalia desempenho de atendimento da TV por Assinatura
- Cabo Telecom se diz preparada para concorrência dos grandes players
- Com novas regras mercado de TV por assinatura passa por mudanças
- Oi, Vivo e Net são notificadas sobre limitação de banda larga
- Oi, Vivo e Net são notificadas sobre limitação de banda larga
- Procon Natal prioriza conciliação e conscientização da população
- Bancos oferecem a clientes venda de dólares em caixa eletrônico
- Meu nome está “sujo” mas não devo nada. A negativação de consumidores e a proteção de dados pessoais
- Nordeste tem o maior crescimento no número de empresas inadimplentes em 2015, mostra SPC Brasil
- Procon Natal divulga nota oficial sobre emissão de Carteira Nacional de Estudante
- Serasa dá dicas para aproveitar o Carnaval com dinheiro no bolso e samba no pé
- Aneel aprova revisão de bandeiras tarifárias e conta de luz pode ficar mais barata
- Taxas de juros ao consumidor podem levar ao superendividamento, diz SPC Brasil
- STJ debate competência para julgar ações contra operadoras de celular
- Cheque especial é usado por três em cada dez internautas que extraolam suas finanças
- Reduzida a previsão de vendas após o varejo registrar pior resultado para agosto desde 2000
- Falta de dinheiro faz brasileiro evitar compras, mostra pesquisa da Fiesp
- Número de recuperações judiciais bate novo recorde entre janeiro e setembro, revela Serasa Experian
- Seis em cada dez mães cedem à vontade dos filhos
- Intenção dos micro e pequenos empresários de tomar crédito tem leve melhora, mas segue em baixa, aponta indicador
- Renegociações de dívidas atrasadas caem 7,86% em agosto, mostra indicador SPC Brasil
- Inadimplência do consumidor tem alta de 16,7% em agosto, revela indicador da Serasa Experian
- Sobe o número de brasileiros com contas em atraso
- Empréstimos e dívidas no cartão são os principais vilões da inadimplência, revela SPC Brasil
- Procon Natal promove I Congresso Municipal de Direito do Consumidor
- Número de acessos ao Limpa Nome Online da Serasa cresce 52% em 2015
- Um em cada três clientes do atacado tem alto risco de se tornar inadimplente nos próximos seis meses, revela estudo inédito da Serasa Experian
- Consumidor pode economizar R$ 1,7 mil por ano com escolha do plano de telefonia
- Inadimplência do consumidor fecha o primeiro semestre do ano com alta de 16,4%, revela Serasa Experian
- Demanda do consumidor por crédito cai 2,3% em junho, diz Serasa Experian
- Mais da metade dos brasileiros comprou por impulso nos últimos três meses, aponta SPC Brasil
- Suspensas ações coletivas contra corte de internet em celular pré-pago da Oi
- Dívidas em atraso crescem em todas as regiões brasileiras, mostra indicador do SPC Brasil
- Regularização de dívidas recua 8,72% na comparação anual, mostra SPC Brasil
- Aprovada versão de software que permitirá interatividade de TV com sinal digital
- Inmetro: consumidor quer segurança de produtos, mas ainda compra em camelô
- Definido conversor de TV digital destinado a beneficiário do Bolsa Família
- Nove em cada dez consumidores virtuais consultam a internet antes de realizar uma compra
- Serasa dá dicas para o consumidor mesmo sem dinheiro aproveitar os descontos especiais no Super Feirão Limpa Nome Online da Serasa
- Índice de Confiança do Consumidor cresce 3,3% em abril
- Busca do consumidor por crédito cresce em março, diz Serasa Experian
- Índice de Confiança do Comércio registrou quinta queda consecutiva, mostra FGV
- Inflação em alta começa a ter efeito sobre o comércio, dizem especialistas
- IPC-S das capitais registrou aumento de 1,49%
- Semana do Consumidor será celebrada com palestras, ações itinerantes e fiscalizações ostensivas
- Inflação que regula aluguéis desacelera no segundo decêndio de fevereiro
- IPCA tem a maior alta em mais de uma década
- Consumidores terão de pagar Conta de Desenvolvimento Energético
- IPC-S aumenta em seis capitais na terceira semana de janeiro
- Inflação para famílias com renda mais baixa sobe para 0,56% em novembro
- Inflação oficial fecha novembro em 0,51% e acumulado continua acima do teto
- Inflação para famílias com renda mais baixa fica em 0,53% em novembro
- IPC da Fipe encerra novembro com variação de 0,69%
- Semana Black Friday não impulsiona varejo físico e vendas registram queda, aponta indicador do comércio da Serasa Experian
- Serviço online da Serasa ajuda consumidor a não comprar gato por lebre na Black Friday
- Preços de alimentos em SP voltam a subir com impacto na inflação
- Conta de luz pressiona a inflação
- Governo ficará com 55% dos R$ 9,92 bilhões arrecadados com o leilão 4G
- Índice de Confiança do Consumidor sobe 0,7% em setembro
- Anatel recebe hoje propostas de participantes do leilão de 4G
- País tem 18,8 milhões de assinantes de canais de TV paga
- Indicador mostra que 171.325 tentativas de fraude foram registradas em maio
- FGV: índice de Confiança do Consumidor atinge menor nível desde maio de 2009
- Tentativas de fraude contra o consumidor cresceram 8,2%, mostra Serasa
- SPC Brasil dá dicas para o consumidor começar 2014 com as contas em dia
- Inadimplência registra queda de 1,17% e vendas a maior alta em seis meses, aponta SPC Brasil
- Metade dos brasileiros já pagou por um produto que nunca usou, revela estudo do SPC Brasil
- Procon Natal realiza atividades alusivas ao aniversário do Código de Defesa do Consumidor
- Inflação puxa inadimplência e vendas ao menor patamar em 16 meses, diz SPC Brasil
- BC aumenta juros básicos da economia pela segunda vez seguida, para 8% ao ano
- Inadimplência das empresas cresce 1,7%, aponta Serasa
- Entenda a diferença entre "leasing" e financiamento
- Crédito deve crescer mais de 11% ao longo do ano
- Otimismo dos brasileiros cai 1,9% e atinge menor valor desde agosto de 2011
- Pesquisa da CNC aponta que endividamento das famílias é o maior desde julho de 2011
- Inflação semanal tem ligeira queda na segunda prévia do mês
- Cesta básica registra aumento de 1,91%
- Procons de todo o país esperam que celulares sejam inclusos na lista de produtos essenciais para o consumidor
- Inflação do aluguel sobe para 0,42% na primeira prévia de abril
- Inflação oficial fica em 0,47% em março e ultrapassa teto da meta em 12 meses
- Inflação da baixa renda acelera e fica em 0,75% em março
- Demanda do consumidor por crédito cresceu 5,8% no primeiro trimestre
- Brasileiros estão mais otimistas, mostra pesquisa da CNI
- Índice de Confiança da Indústria tem queda de 2,3%
- Gastos com habitação aumentam e inflação acelera
- Consciência do consumidor brasileiro tem aumentado, diz coordenador do Idec
- Veja 11 dicas de como consumir sem comprometer o orçamento
- Inadimplência do consumidor recua 3,4% em fevereiro
- Procon realiza Dia Mundial do Consumidor em Natal
- Inflação da baixa renda desacelera e fica em 0,17% em fevereiro
- Índice de Confiança de Serviços cai 2,7% em fevereiro
- Confiança do consumidor apresenta recuo em fevereiro
- Inadimplência abre o ano com alta de 11,8%
- Procura por crédito abre 2013 em alta e cresce 2,2% em janeiro
- Trocar produtos ainda é um problema para o consumidor
- Alimentos aumentam e IPCA tem maior resultado para janeiro desde 2003
- Telefonia fixa terá reajuste de 0,5%
- Setor de serviços está mais otimista
- Empréstimo ou financiamento? Entenda a diferença entre os dois
- Índice de Confiança do Consumidor cai pela quarta vez consecutiva
- Consumidor mais velho prefere contratar seguro e mais novo busca serviços de telefonia
- Alimentos, cigarros e educação pressionam inflação no país
- Ministro interino da Fazenda também vê tendência de queda na inflação de 2013
- Crédito ao consumidor deverá sofrer forte retomada a partir do segundo trimestre
- Anatel suspende promoções de operadoras até janeiro
- IPC-S atinge 0,73% na segunda prévia do mês
- Inadimplência do consumidor pode começar 2013 em queda
- Planejamento e controle dos gastos previnem superendividamento em 2013
- Inadimplência do consumidor cresce junto com vendas no comércio
- Inflação tem leve alta e fica em 0,6%
- Cobrança única para ligações sucessivas começa a valer em 2013
- Procon alerta, multa por extravio de comanda é ilegal
- Inadimplência das empresas iniciará 2013 em queda, aposta pesquisa
- Inadimplência do consumidor deverá se manter em queda até 2013, revela pesquisa
- Inadimplência do consumidor registra a maior queda mensal no ano
- Mais de 70% dos brasileiros ficam sem dinheiro antes do fim do mês
- Consumidor está mais otimista, revela CNI
- Inadimplência do consumidor registra terceira queda consecutiva
- Inflação medida pelo IPC-S fica estável em 0,44% na primeira prévia do mês
- Projeção para a inflação oficial em 2012 tem oitava alta seguida e chega a 5,2%
- Operadora Oi vai ofertar ligações gratuitas para 63 municípios do RN
- Confiança do consumidor mostra novo recuo em agosto
- Inflação medida pelo IPC-C1 fica em 0,27% em julho
- Anatel libera venda de chips de celulares da TIM, Claro e Oi
- Índice da Confiança da Construção recua 9,9% no trimestre
- Inflação da indústria sobe 1,13%, puxada por alimento e bebida
- Inadimplência do consumidor cresce 19,1% no primeiro semestre
- Assinatura do telefone popular agora está mais acessível
- Demanda do consumidor por crédito reage e cresce 14%
- Crédito ao consumidor deve crescer em ritmo mais lento, diz Serasa.
- Comprou um produto e se arrependeu? Saiba o que fazer
- Taxa de cadastro cobrada por financeiras é considerada ilegal pelos Procons
- Entenda melhor as cobranças de taxas adicionais
- Consumidores brasileiros estão entre os mais confiantes do mundo
- Inadimplência do consumidor registra a primeira alta do ano
- Confiança do consumidor atinge maior nível desde julho de 2011
- Redes sociais: solução para o consumidor, pesadelo para as empresas
- Reajuste de aluguéis sobe para 0,35% na segunda prévia de março
- Inadimplência do consumidor recua 1,3%
- Consumidores usam twitter para reclamar de produtos e serviços prestados
- Consumidor começa 2012 com redução na busca por crédtio
- Procon autua 53 empresas por descumprir regras de atendimento ao consumidor
- Nível de inadimplência do consumidor deve cair nos próximos meses
- Após forte crescimento em 2011, inadimplência do consumidor inicia o ano em queda
- Aluguel: inflação medida pelo IGP-M acumula alta de 4,53% em 12 meses
- Inadimplência das empresas sobe 19% em 2011, revela a Serasa
- Qualidade de crédito do consumidor reage e apresenta melhores índices
- Consumidores pagarão menos por chamadas de telefone fixo para celular
- Mercado reduz projeções de inflação para 2012, aponta pesquisa
- Procon Natal oferece curso para que jovens sejam consumidores conscientes
- Demanda das empresas por crédito cresceu 2,3% em 2011
- IBGE oficializa mudanças em cálculo do IPCA e INPC
- Crédito ao consumidor continuará crescendo em 2012 apesar da crise internacional
- Preço de alimentos volta a acelerar alta no IPC-S, aponta FGV
- Prévia do IPCA-15 do ano ultrapassa meta de inflação do BC
- Brasileiros compraram mais de quatro milhões de celulares em apenas um mês
- Um consumidor brasileiro é vítima de tentativa de fraude a cada 17 segundos
- Pagamento do 13º reduz em 12% inadimplência do consumidor
- Consumidores do NE lideram busca por crédito
- IPC-S varia 0,53% no fechamento de novembro
- Anatel alerta: só celular com selo da agência pode ser bloqueado em caso de roubo
- TV por assinatura está presente em mais de 12 milhões de domicílios no país
- Férias: confira as dicas de pacotes de viagens para não ter dores de cabeça
- Consumidores do NE estão mais cautelosos quanto a procurar por financiamentos
- Dilma assina PEC que prorroga benefícios da Zona Franca de Manaus por mais 50 anos
- Jovens lideram inadimplência de cheques no 1º semestre
- Confiança do consumidor atinge em setembro o menor nível desde março de 2010
- Serviço de TV por assinatura chega a 11,6 milhões de assinantes em agosto
- Alta do dólar ainda é ameaça ao preços dos alimentos e à meta da inflação
- Código de Defesa do Consumidor pode ser aplicado a empresas
- Sindicatos aprovam aumento do IPI de automóveis, mas pedem medidas de proteção
- Consumidor brasileiro está mais inadimplente, segundo pesquisa
- Consumidores que ganham menos, recorrem mais às linhas de crédito
- Índice de Preços ao Consumidor e Cesta Básica tiveram alta em agosto
- Número de assinantes de TV por assinatura cresce 15,6% nos primeiros sete meses
- Inflação e dívidas enfraquecem consumo, aponta estudo
- Confiança do consumidor atinge maior índice dos últimos seis anos
- Mercado Aberto na TV destaca entrevista com novo presidente do Sinduscon RN
- Baixa renda liderou expansão da procura por crédito no primeiro semestre
- Mercado Aberto na TV destaca polêmica entre governo do Estado e Fiern
- Taxa de serviço pode ser cobrada abusivamente
- Código de Defesa do Consumidor deverá ser divulgado nos cinemas antes dos filmes
- Telebras conclui rede para TV digital no Nordeste e Sudeste até o fim do ano
- Desaceleração do crédito ao consumidor diminuirá no próximo trimestre
- Mercado Aberto na TV terá novo horário a partir deste sábado (28)
- Comércio varejista espera um bom Dia das Mães
- Comércio do Alecrim se reinventa a cada dia; confira destaques do Mercado Aberto na TV
- Inadimplência do consumidor cresce 21,4% no primeiro trimestre
- Demanda do consumidor por crédito cresce 12,9% no primeiro trimestre, diz Serasa Experian
- Carrefour promove consciência ambiental no Dia do Consumidor
- Procon RN comemora dia do consumidor com café da manhã e palestra
- Consumidores com aparelhos danificados por apagões podem ser ressarcidos
- Qualidade de crédito do consumidor ficou estável no quarto trimestre
- IPC-S desacelera em seis das sete capitais pesquisadas, diz FGV
- Confiança do consumidor na economia diminuiu entre novembro e dezembro
- Nextel vence leilão e vai entrar no mercado de celular 3G
- Inadimplência do consumidor em novembro é a maior desde 2005
- Inadimplência do consumidor cresce 1,8% em outubro, aponta Serasa
- Estudo revela que consumidor inadimplente leva 7 meses para regularizar dívidas
- Consumidor está mais otimista sobre expansão da economia, diz CNI
- Consumidor troca marcas tradicionais importadas por nacionais com melhor preço
- Procon Natal e ANS discutem com planos de saúde qualidade do atendimento ao cliente
Pesquisa do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) mostra que consumidor Pesquisa do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) mostra que consumidor continua a pagar duas vezes por um único serviço. É o caso da TV por assinatura, que cobra pelo sinal, mas faz um acréscimo para que o consumidor possa assistir aos programa em mais de um aparelho televisor. Esse gasto pode chegar a R$ 360,00 ao ano.
Pela regra da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) o ponto extra está proibido, mas a operadora ainda pode cobrar, por exemplo, pelo aluguel do aparelho adicional. Para que o consumidor não ser obrigado a alugar ou a comprar direto da operadora, no ano passado, a agência publicou a resolução 581/2012, que estabelece que o consumidor tem o direito de ter seu próprio decodificador, com a ressalva de que os aparelhos devem ser homologados pela Anatel.
Além disso, essa nova resolução estipula que as empresas devem informar ao assinante as características e especificações técnicas dos decodificadores e também as instruções sobre como instalar esses aparelhos. Tudo isso para que o consumidor possa fazer tudo sozinho, sem ficar refém da operadora.
Contudo, segundo levantamento do Idec essas disposições praticamente não vêm sendo respeitadas pelas principais empresas de televisão por assinatura: GVT, Net, Oi, Sky e Vivo. E mesmo se as operadoras seguissem todas as regras e informassem adequadamente sobre os equipamentos, isso não resolveria o problema, pois não foram encontrados decodificadores à venda para o consumidor.
Para saber se as operadoras cumprem as regras da nova resolução, o Idec verificou o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), os sites e os contratos das quatro empresas. O quesito mais mal avaliado foi o SAC: em todos os contatos feitos com os representantes das cinco empresas, recebemos a informação de que a única opção do consumidor era usar um decodificador cedido pela empresa.
"A maneira como ocorre essa cessão depende do pacote adquirido. Pode ser por aluguel, comodato (quando o aparelho é emprestado, sem custo adicional) ou, como costuma acontecer com os planos mais caros, pontos extras que são ofertados em "pacotes promocionais", mesmo que o consumidor não os queira" conforme explica a advogada do Idec Veridiana Alimonti.
Os sites das empresas também deixam muito a desejar. Os de três delas (GVT, Net e Oi) não publicam a relação atualizada dos decodificadores tecnicamente compatíveis com sua rede e também não divulgam as instruções para instalação desses aparelhos (a Net faz isso apenas para um modelo de decodificador).
Os contratos também são recheados de problemas. Muito embora nem sempre sejam explícitos ao proibir o assinante de usar um decodificador próprio (apenas a Oi é enfática nesse sentido), alguns deles preveem que apenas pessoas autorizadas pela prestadora alterem ou manipulem as redes de distribuição de sinal.
"Uma vez que a Anatel determina que as operadoras divulguem as instruções de instalação do decodificador, esse serviço não pode ser restrito à elas. Em termos de responsabilização pela qualidade do serviço, é importante que a empresa se disponha a instalar, especialmente se o fizer no mesmo momento da habilitação do ponto principal. Contudo, a regulação da Anatel abre espaço para que esse serviço não seja exclusividade da prestadora", afirma Alimonti.
Fonte: Idec