Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

26/08/2015 09h07

Número de acessos ao Limpa Nome Online da Serasa cresce 52% em 2015

Entre janeiro e julho de 2015, o serviço gratuito de renegociação de dividas pela internet teve 10,2 milhões acessos de consumidores. No ano passado, foram 6,7 milhões de visitas

notícias relacionadas

O brasileiro está driblando a falta de dinheiro e buscando o credor para renegociar dívidas em atraso. Um levantamento exclusivo do SerasaConsumidor aponta que bateu recorde o número de pessoas que buscou o Limpa Nome Online para renegociar suas pendências financeiras.

De janeiro a julho deste ano, foram 10,2 milhões de visitas de consumidores ao serviço gratuito. No ano passado, no mesmo período, foram registrados 6,7 milhões de acessos: um aumento de 52%. O Limpa Nome Online registrou um crescimento maior no segundo trimestre de 2015, quando mais de 5 milhões procuraram o site, o que representou uma alta de 44% em relação ao mesmo período do ano passado. No primeiro trimestre deste ano foram 3,2 milhões de acessos contra 2,3 milhões do mesmo período de 2014, contabilizando um aumento de 40%.

Limpa Nome Online

O Limpa Nome Online é um serviço do SerasaConsumidor, braço da Serasa Experian voltado ao cidadão, para quitar dívidas em atraso. Gratuito e aberto 24 horas e todos os dias do ano, o Limpa Nome Online conta com a participação muitas empresas de diferentes setores, que oferecem descontos especiais para quem quer negociar. A iniciativa permite que consumidores de todo o Brasil renegociem suas dívidas diretamente com os credores, sem sair de casa e de forma gratuita.

Para participar, basta entrar no http://www.serasaconsumidor.com.br/limpa-nome-online/ e preencher um cadastro. O internauta será levado a uma página na qual estão listadas todas as empresas do Limpa Nome Online com as quais ele possui alguma dívida pendente e que constam na base de dados da Serasa.

Ao escolher e clicar no nome da empresa surgirá uma página apresentando as dívidas que o consumidor possui em aberto e os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, chat). A partir daí, o consumidor pode entrar em contato diretamente com as empresas para negociar possíveis descontos e condições de pagamento diferenciadas – em alguns casos, é possível até mesmo que o boleto já esteja disponível, a partir de uma proposta inicial feita pela própria empresa. Todas as propostas são apresentadas pelas empresas credoras de forma individualizada. Algumas companhias disponibilizam canais de atendimento com horários específicos de funcionamento.

O site é desenvolvido em ambiente protegido, que garante a segurança e proteção de todos os dados do consumidor. Assim, quem não tiver internet em casa poderá usar qualquer computador para negociar as pendências.

Dicas para renegociar online

Faça as contas

Comece avaliando cuidadosamente as contas, de preferência, coloque tudo no papel ou na tela do computador: qual sua renda mensal e quanto já está comprometido com despesas que não podem ser cortadas ou reduzidas? O objetivo desse processo é simples: descobrir o valor disponível mensalmente passível de ser utilizado no pagamento de dívidas.  

Quantas pendências?

Em seguida, acesse o Limpa Nome Online (http://www.serasaconsumidor.com.br/limpa-nome-online) e verifique quantas pendências financeiras existem. Anote a proposta feita pelas empresas credoras.

Se achar necessário, peça ajuda a alguém confiável

O processo de acertar as contas e pagar dívidas exige cuidado. Avalie quanto você pode pagar em cada pendência. Se achar necessário, peça ajuda para parentes ou amigos. É importante que seja alguém de sua confiança. A presença de outra pessoa nesse momento ajuda a dar segurança na hora de avaliar, de forma mais racional, ajudando a definir quanto pagar, se a proposta do credor é boa e se é possível honrar o pagamento.

Faça uma contraproposta

Caso não esteja de acordo com a proposta apresentada pela empresa, faça uma contraproposta considerando as contas feitas previamente.

 Eleja as prioridades e renegocie suas dívidas

Após saber exatamente quanto pode pagar, comece a negociar suas dívidas pelo site. Lembre-se de que o total das prestações não deve ultrapassar o valor disponível de sua renda. Caso exista mais de uma pendência, tente negociar de forma que todas as prestações juntas caibam nesse orçamento. Estabeleça prioridades usando como critério as dívidas com juros mais elevados.

Cumpra os novos prazos até o final 

Controle seus gastos

Enquanto estiver pagando as dívidas negociadas, controle seus gastos e, se possível, tente reduzir despesas. Por meio do link  http://serasaconsumidor.com.br/guia-orientacao/ você tem acesso ao Guia de Orientação ao Cidadão Serasa Experian, desenvolvido para ajudar o consumidor a controlar melhor sua vida financeira.

 

Fonte: Serasa Experian


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo