Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

04/11/2010 17h50

Consumidor troca marcas tradicionais importadas por nacionais com melhor preço

Surgimento de novas marcas no mercado estimula competitividade e oferece mais opções aos clientes.

notícias relacionadas

O consumidor brasileiro está deixando de comprar produtos de marcas tradicionais que, em geral, eram importados, e optando por marcas nacionais. "É uma tendência. E isso tem provocado até redução de preços", diz o diretor da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), Daniel Plá.

Segundo ele, a tendência deve continuar, pois o consumidor, cada vez mais, está pesquisando preço. E quem sai ganhando com isso são as grandes redes de supermercados, que estão apostando em marcas próprias, acrescentou.

"Os genéricos, nas farmácias, estimularam isso. No Brasil, o genérico fez o consumidor enxergar que pode ter o mesmo produto sem ter que pagar mais caro por ele." Daniel Plá ressaltou que isso não se aplica apenas à classe média ou à média baixa: "o consumidor mais esclarecido está cada vez mais consciente disso e compara preços".

O economista André Braz, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), destacou o surgimento no mercado varejista de várias opções para o consumidor dentro de uma mesma linha de produtos. "A substituição ocorre quando marcas mais tradicionais apresentam aumentos de preço que não são seguidos na mesma magnitude por marcas que estão entrando no mercado e apresentam preços mais competitivos", disse Braz.

De acordo com o economista, o surgimento de novas marcas resulta em benefício para o consumidor porque o ajuda a economizar sem perda de qualidade. Braz explicou que alguns produtos da cesta básica, como o feijão, acabam subindo muito de preço por problemas de safra. Com isso, o consumidor que não quer deixar de comer feijão, acaba optando por marcas menos tradicionais para economizar.

André Braz ressaltou que os produtos de marcas menos conhecidas também ficam mais caros, só que o nível de preço continua mais baixo. Como o preço é mais competitivo, para não abrir mão do produto, o consumidor opta por comprar marcas que resultem em alguma economia. "Assim, tais marcas acabam conquistando fatias importantes do mercado, à medida que caem no gosto do consumidor, e representando economia para quem as escolhe", disse Braz.

 

Fonte: Agência Brasil


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo