McDonald's é considerada a marca mais forte no BrasilEmpresa lidera pesquisa realizada pela Brand Analytics. |
O McDonald's recebeu o Prêmio de Marca mais Forte no Brasil, resultado do estudo "As Marcas Mais Valiosas do Brasil" realizado em parceria pela BrandAnalytics / Millward Brown e pela revista IstoÉ Dinheiro.
A pesquisa ouviu 14,8 mil pessoas no país para estabelecer o grau de identificação e lealdade do consumidor com as marcas. É a primeira vez que a rede lidera o ranking da pesquisa, realizada anualmente. A força da marca McDonald's, segundo o estudo, cresceu 7% em relação ao ano passado, quando ficou em segundo lugar.
Para Marcelo Rabach, presidente da Arcos Dorados no Brasil - empresa que opera a marca McDonald's na América Latina -, esse reconhecimento é fruto do que a empresa faz há muitos anos e que amadureceu agora. "Acredito que para adquirir confiança, a marca deve fazer aquilo no que ela confia. E nós só realizamos o que confiamos firmemente", diz. Ele completa : "Quero agradecer a todos os que ao longo destes anos trouxeram a marca a esta situação extraordinária que comemoramos hoje: aos nossos funcionários nas mais de 140 cidades onde estamos presentes, aos nossos franqueados e fornecedores".
Sobre a pesquisa
O estudo realiza uma pesquisa de mercado com os consumidores de diversas categorias a partir da base de pesquisas de mercado da Millward Brown. Os consumidores são consultados sobre quais marcas conhecem. Tradicionalmente, a força de uma marca era medida pelo seu top of mind. A este conceito foram adicionados parâmetros que refletem a conversão do conhecimento em preferência e lealdade.
A partir disso, mede-se quanto está sendo convertido para preferência (e influência no processo de compra) e quanto está se convertendo em consumidores leais. Foram consideradas 37 categorias, e realizadas 14,8 entrevista para analisar o comportamento de 460 marcas brasileiras e globais.