Consumidor mais velho prefere contratar seguro e mais novo busca serviços de telefoniaNa comparação entre essas gerações, a diferença de hábitos consumo é bem distinta |
notícias relacionadas
- Oi, Vivo e Net são notificadas sobre limitação de banda larga
- Oi, Vivo e Net são notificadas sobre limitação de banda larga
- Consumidor pode economizar R$ 1,7 mil por ano com escolha do plano de telefonia
- Procon Natal oferece curso para que jovens sejam consumidores conscientes
- Procon Natal prioriza conciliação e conscientização da população
- Bancos oferecem a clientes venda de dólares em caixa eletrônico
- Meu nome está “sujo” mas não devo nada. A negativação de consumidores e a proteção de dados pessoais
- Nordeste tem o maior crescimento no número de empresas inadimplentes em 2015, mostra SPC Brasil
- Procon Natal divulga nota oficial sobre emissão de Carteira Nacional de Estudante
- Serasa dá dicas para aproveitar o Carnaval com dinheiro no bolso e samba no pé
- Aneel aprova revisão de bandeiras tarifárias e conta de luz pode ficar mais barata
- Anatel aguarda boa procura por leilão de frequências para celular e internet
- Taxas de juros ao consumidor podem levar ao superendividamento, diz SPC Brasil
- STJ debate competência para julgar ações contra operadoras de celular
- Cheque especial é usado por três em cada dez internautas que extraolam suas finanças
- Reduzida a previsão de vendas após o varejo registrar pior resultado para agosto desde 2000
- Falta de dinheiro faz brasileiro evitar compras, mostra pesquisa da Fiesp
- Número de recuperações judiciais bate novo recorde entre janeiro e setembro, revela Serasa Experian
- Seis em cada dez mães cedem à vontade dos filhos
- Intenção dos micro e pequenos empresários de tomar crédito tem leve melhora, mas segue em baixa, aponta indicador
- Renegociações de dívidas atrasadas caem 7,86% em agosto, mostra indicador SPC Brasil
- Inadimplência do consumidor tem alta de 16,7% em agosto, revela indicador da Serasa Experian
- Sobe o número de brasileiros com contas em atraso
- Empréstimos e dívidas no cartão são os principais vilões da inadimplência, revela SPC Brasil
- Procon Natal promove I Congresso Municipal de Direito do Consumidor
- Número de acessos ao Limpa Nome Online da Serasa cresce 52% em 2015
- Um em cada três clientes do atacado tem alto risco de se tornar inadimplente nos próximos seis meses, revela estudo inédito da Serasa Experian
- Presidente da Anatel sugere pacotes mais baratos de TV por assinatura
- Inadimplência do consumidor fecha o primeiro semestre do ano com alta de 16,4%, revela Serasa Experian
- Demanda do consumidor por crédito cai 2,3% em junho, diz Serasa Experian
- Mais da metade dos brasileiros comprou por impulso nos últimos três meses, aponta SPC Brasil
- Suspensas ações coletivas contra corte de internet em celular pré-pago da Oi
- Dívidas em atraso crescem em todas as regiões brasileiras, mostra indicador do SPC Brasil
- Portal Mais Emprego coloca 40 mil no comércio
- Regularização de dívidas recua 8,72% na comparação anual, mostra SPC Brasil
- Inmetro: consumidor quer segurança de produtos, mas ainda compra em camelô
- Sesc RN recebe até hoje inscrições de cursos preparatórios para Enem em Mossoró
- Nove em cada dez consumidores virtuais consultam a internet antes de realizar uma compra
- ViraVida dá novas perspectivas e muda a realidade de jovens de Natal
- Serasa dá dicas para o consumidor mesmo sem dinheiro aproveitar os descontos especiais no Super Feirão Limpa Nome Online da Serasa
- Índice de Confiança do Consumidor cresce 3,3% em abril
- Busca do consumidor por crédito cresce em março, diz Serasa Experian
- Índice de Confiança do Comércio registrou quinta queda consecutiva, mostra FGV
- Inflação em alta começa a ter efeito sobre o comércio, dizem especialistas
- IPC-S das capitais registrou aumento de 1,49%
- Semana do Consumidor será celebrada com palestras, ações itinerantes e fiscalizações ostensivas
- Inflação que regula aluguéis desacelera no segundo decêndio de fevereiro
- IPCA tem a maior alta em mais de uma década
- Consumidores terão de pagar Conta de Desenvolvimento Energético
- Programa Petrobras Jovem Aprendiz inicia atividades no Rio Grande do Norte
- IPC-S aumenta em seis capitais na terceira semana de janeiro
- Inflação para famílias com renda mais baixa sobe para 0,56% em novembro
- Inflação oficial fecha novembro em 0,51% e acumulado continua acima do teto
- Inflação para famílias com renda mais baixa fica em 0,53% em novembro
- IPC da Fipe encerra novembro com variação de 0,69%
- Semana Black Friday não impulsiona varejo físico e vendas registram queda, aponta indicador do comércio da Serasa Experian
- Serviço online da Serasa ajuda consumidor a não comprar gato por lebre na Black Friday
- Preços de alimentos em SP voltam a subir com impacto na inflação
- Conta de luz pressiona a inflação
- Índice de Confiança do Consumidor sobe 0,7% em setembro
- Empresas que vencerem leilão de 4G deverão investir para reduzir interferências
- MAIS RN é apresentado para lojistas e empresários de Mossoró e região
- Projeto MAIS RN será lançado pela FIERN dia 18 na Casa da Indústria
- Indicador mostra que 171.325 tentativas de fraude foram registradas em maio
- FGV: índice de Confiança do Consumidor atinge menor nível desde maio de 2009
- Tentativas de fraude contra o consumidor cresceram 8,2%, mostra Serasa
- SPC Brasil dá dicas para o consumidor começar 2014 com as contas em dia
- Programa Jovem Aprendiz dos Correios está com inscrições abertas
- Inadimplência registra queda de 1,17% e vendas a maior alta em seis meses, aponta SPC Brasil
- Metade dos brasileiros já pagou por um produto que nunca usou, revela estudo do SPC Brasil
- Consumidor ainda paga pelo ponto adicional da TV por assinatura
- Procon Natal realiza atividades alusivas ao aniversário do Código de Defesa do Consumidor
- Inflação puxa inadimplência e vendas ao menor patamar em 16 meses, diz SPC Brasil
- BC aumenta juros básicos da economia pela segunda vez seguida, para 8% ao ano
- Inadimplência das empresas cresce 1,7%, aponta Serasa
- Entenda a diferença entre "leasing" e financiamento
- Crédito deve crescer mais de 11% ao longo do ano
- Otimismo dos brasileiros cai 1,9% e atinge menor valor desde agosto de 2011
- Pesquisa da CNC aponta que endividamento das famílias é o maior desde julho de 2011
- Inflação semanal tem ligeira queda na segunda prévia do mês
- Cesta básica registra aumento de 1,91%
- Procons de todo o país esperam que celulares sejam inclusos na lista de produtos essenciais para o consumidor
- Mais RN: projeto planeja futuro econômico do estado potiguar
- Inflação do aluguel sobe para 0,42% na primeira prévia de abril
- Inflação oficial fica em 0,47% em março e ultrapassa teto da meta em 12 meses
- Inflação da baixa renda acelera e fica em 0,75% em março
- Demanda do consumidor por crédito cresceu 5,8% no primeiro trimestre
- Brasileiros estão mais otimistas, mostra pesquisa da CNI
- Índice de Confiança da Indústria tem queda de 2,3%
- Gastos com habitação aumentam e inflação acelera
- Consciência do consumidor brasileiro tem aumentado, diz coordenador do Idec
- Veja 11 dicas de como consumir sem comprometer o orçamento
- Inadimplência do consumidor recua 3,4% em fevereiro
- Procon realiza Dia Mundial do Consumidor em Natal
- Inflação da baixa renda desacelera e fica em 0,17% em fevereiro
- Índice de Confiança de Serviços cai 2,7% em fevereiro
- Confiança do consumidor apresenta recuo em fevereiro
- Inadimplência abre o ano com alta de 11,8%
- Procura por crédito abre 2013 em alta e cresce 2,2% em janeiro
- Trocar produtos ainda é um problema para o consumidor
- Alimentos aumentam e IPCA tem maior resultado para janeiro desde 2003
- Telefonia fixa terá reajuste de 0,5%
- Setor de serviços está mais otimista
- Empréstimo ou financiamento? Entenda a diferença entre os dois
- Índice de Confiança do Consumidor cai pela quarta vez consecutiva
- Alimentos, cigarros e educação pressionam inflação no país
- Ministro interino da Fazenda também vê tendência de queda na inflação de 2013
- Crédito ao consumidor deverá sofrer forte retomada a partir do segundo trimestre
- IPC-S atinge 0,73% na segunda prévia do mês
- Inadimplência do consumidor pode começar 2013 em queda
- Planejamento e controle dos gastos previnem superendividamento em 2013
- Inadimplência do consumidor cresce junto com vendas no comércio
- Inflação tem leve alta e fica em 0,6%
- Procon alerta, multa por extravio de comanda é ilegal
- Inadimplência das empresas iniciará 2013 em queda, aposta pesquisa
- Inadimplência do consumidor deverá se manter em queda até 2013, revela pesquisa
- Inadimplência do consumidor registra a maior queda mensal no ano
- Mais de 70% dos brasileiros ficam sem dinheiro antes do fim do mês
- Telefonia celular, cartão de crédito e banco comercial lideram ranking de queixas
- Consumidor está mais otimista, revela CNI
- Inadimplência do consumidor registra terceira queda consecutiva
- Inflação medida pelo IPC-S fica estável em 0,44% na primeira prévia do mês
- Projeção para a inflação oficial em 2012 tem oitava alta seguida e chega a 5,2%
- Confiança do consumidor mostra novo recuo em agosto
- Inflação medida pelo IPC-C1 fica em 0,27% em julho
- Índice da Confiança da Construção recua 9,9% no trimestre
- Inflação da indústria sobe 1,13%, puxada por alimento e bebida
- Dicas para quem vai contratar serviço de telefonia móvel
- Inadimplência do consumidor cresce 19,1% no primeiro semestre
- Assinatura do telefone popular agora está mais acessível
- Demanda do consumidor por crédito reage e cresce 14%
- Tarifa básica de telefonia para baixa renda entra em vigor nesta sexta
- Ministro acelera plano de redução de impostos de smartphones; isenção pode chegar a 35%
- Crédito ao consumidor deve crescer em ritmo mais lento, diz Serasa.
- Comprou um produto e se arrependeu? Saiba o que fazer
- Taxa de cadastro cobrada por financeiras é considerada ilegal pelos Procons
- Entenda melhor as cobranças de taxas adicionais
- Consumidores brasileiros estão entre os mais confiantes do mundo
- Planos de saúde e celulares lideram reclamações no Procon Legislativo
- Inadimplência do consumidor registra a primeira alta do ano
- Confiança do consumidor atinge maior nível desde julho de 2011
- Redes sociais: solução para o consumidor, pesadelo para as empresas
- Reajuste de aluguéis sobe para 0,35% na segunda prévia de março
- Inadimplência do consumidor recua 1,3%
- Consumidores usam twitter para reclamar de produtos e serviços prestados
- Oi é multada em R$ 1 milhão por corte no serviço de telefonia fixa
- Consumidor começa 2012 com redução na busca por crédtio
- Procon autua 53 empresas por descumprir regras de atendimento ao consumidor
- Nível de inadimplência do consumidor deve cair nos próximos meses
- Após forte crescimento em 2011, inadimplência do consumidor inicia o ano em queda
- Aluguel: inflação medida pelo IGP-M acumula alta de 4,53% em 12 meses
- Inadimplência das empresas sobe 19% em 2011, revela a Serasa
- Qualidade de crédito do consumidor reage e apresenta melhores índices
- Mercado reduz projeções de inflação para 2012, aponta pesquisa
- Demanda das empresas por crédito cresceu 2,3% em 2011
- IBGE oficializa mudanças em cálculo do IPCA e INPC
- Crédito ao consumidor continuará crescendo em 2012 apesar da crise internacional
- Preço de alimentos volta a acelerar alta no IPC-S, aponta FGV
- Prévia do IPCA-15 do ano ultrapassa meta de inflação do BC
- Um consumidor brasileiro é vítima de tentativa de fraude a cada 17 segundos
- Pagamento do 13º reduz em 12% inadimplência do consumidor
- Consumidores do NE lideram busca por crédito
- IPC-S varia 0,53% no fechamento de novembro
- Férias: confira as dicas de pacotes de viagens para não ter dores de cabeça
- Quarta Rica promove debate entre lojistas de Natal
- Consumidores do NE estão mais cautelosos quanto a procurar por financiamentos
- Jovens lideram inadimplência de cheques no 1º semestre
- Confiança do consumidor atinge em setembro o menor nível desde março de 2010
- Alta do dólar ainda é ameaça ao preços dos alimentos e à meta da inflação
- Código de Defesa do Consumidor pode ser aplicado a empresas
- RN tem mais de 57.000 linhas habilitadas entre julho e agosto
- Sindicatos aprovam aumento do IPI de automóveis, mas pedem medidas de proteção
- CDL Jovem lança Feirão do Imposto
- Consumidor brasileiro está mais inadimplente, segundo pesquisa
- Consumidores que ganham menos, recorrem mais às linhas de crédito
- Índice de Preços ao Consumidor e Cesta Básica tiveram alta em agosto
- Curso oferece capacitação gratuita aos empresários pela internet
- Município goiano será o primeiro com banda larga por R$ 35 ao mês
- Inflação e dívidas enfraquecem consumo, aponta estudo
- Confiança do consumidor atinge maior índice dos últimos seis anos
- Baixa renda liderou expansão da procura por crédito no primeiro semestre
- Taxa de serviço pode ser cobrada abusivamente
- Código de Defesa do Consumidor deverá ser divulgado nos cinemas antes dos filmes
- Desaceleração do crédito ao consumidor diminuirá no próximo trimestre
- Chamadas de telefones fixos terão custo de ligação local a partir deste sábado
- Comércio varejista espera um bom Dia das Mães
- Inadimplência do consumidor cresce 21,4% no primeiro trimestre
- Demanda do consumidor por crédito cresce 12,9% no primeiro trimestre, diz Serasa Experian
- Carrefour promove consciência ambiental no Dia do Consumidor
- Procon RN comemora dia do consumidor com café da manhã e palestra
- Consumidores com aparelhos danificados por apagões podem ser ressarcidos
- Telefonia móvel fecha ano com mais de 3 milhões de assinantes no RN
- Qualidade de crédito do consumidor ficou estável no quarto trimestre
- IPC-S desacelera em seis das sete capitais pesquisadas, diz FGV
- Confiança do consumidor na economia diminuiu entre novembro e dezembro
- Inadimplência do consumidor em novembro é a maior desde 2005
- Inadimplência do consumidor cresce 1,8% em outubro, aponta Serasa
- Estudo revela que consumidor inadimplente leva 7 meses para regularizar dívidas
- Consumidor está mais otimista sobre expansão da economia, diz CNI
- Consumidor troca marcas tradicionais importadas por nacionais com melhor preço
- Procon Natal e ANS discutem com planos de saúde qualidade do atendimento ao cliente
Estudo inédito da Serasa Experian aponta as diferenças de consumo de crédito e serviços entre as gerações no Brasil. Enquanto os consumidores mais velhos optam pela contratação de seguros, principalmente de carros, os mais novos, com afinidade maior com a tecnologia, buscam adquirir serviços de telefonia. O levantamento considerou cerca de 1 milhão de consultas realizadas pelas empresas de todo o país na Serasa Experian no primeiro semestre de 2012.
Os consumidores foram divididos em quatro grupos no estudo: os Veteranos, nascidos até 1945; os Baby Boomers, de 1946 a 1965; a geração X, de 1966 a 1977, e a geração Y, a partir de 1978.
No total de demanda de crédito e contratação de serviços, a geração Y corresponde a 38,7%; a X a 28,6%; os Baby Boomers a 27,5% e Veteranos a 5,2%.
Veteranos e Baby Boomers. Na comparação entre essas gerações, a diferença de hábitos consumo é bem distinta. Para os Veteranos, as seguradoras ocupam o segundo lugar, com 21,2% de suas contratações de serviços, sendo 95% para automóveis. Esta geração valoriza a segurança e a proteção do patrimônio. Os Veteranos nasceram em uma época de conflitos mundiais e de instabilidade política no Brasil. Cresceram em um período em que o crédito era reduzido e se restringia a poucos financiamentos de imóveis. Ter uma propriedade era seu sonho de consumo. No estudo da Serasa Experian, eles também são os que consomem mais serviços básicos (8,4%), considerando que passam o tempo todo em casa.
Já para os Baby Boomers, a telefonia está em segundo lugar na tabela acima, mas é seu principal serviço contratado, diante da dependência pela telefonia móvel e acesso à internet. Esta geração é de um período de redefinição dos valores tradicionais, composta por indivíduos que passaram por um reposicionamento político mundial (a Guerra Fria) e, no Brasil, experimentaram escassa oferta de crédito em sua chegada à vida adulta. Hoje, apreciam o estilo de vida, fazem planejamento de longo prazo, e entre suas preocupações de consumo estão formar ativos para aposentadoria, tais como imóveis e carros, além de ter um bom plano de saúde. Como muitos desta geração ainda trabalham, as demandas dos Baby Boomers junto ao varejo e serviços representam 20,5% do total e estão mais próximas das verificadas nas gerações X (21,1%) e Y (21,7%) do que nos Veteranos (19,5%).
Geração X.
A geração X, que viveu crises econômicas e hiperinflação nos anos 80 e experimentou, já adulta, a introdução de tecnologias no seu dia a dia, apresenta seu segundo maior volumes de busca por crédito em varejo e serviços (21,1%). Em terceiro lugar estão os serviços de telefonia (18,5%), por conta da TV por assinatura, planos de telefonia móvel e de internet. É um grupo que conta com uma amplitude maior de consumo (hipoteca da casa, carro, férias, por exemplo), e geralmente não paga seus gastos à vista. Por esse motivo, também busca crédito em bancos e financeiras (32,2%).
Geração Y. No caso da geração Y, a telefonia é o destaque de consumo, com 22% de suas demandas por crédito e serviços no período analisado pela Serasa Experian. Nada mais lógico para a primeira geração que cresceu com computador em casa e ao lado das novas tecnologias, como os smartphones, e que vive na era das redes sociais. São jovens brasileiros que chegaram à idade de consumo com a economia estabilizada e com o crédito em expansão. Eles buscam facilidade de pagamento, não são apegados a marcas e muitas vezes guiam suas escolhas de consumo pelas mídias sociais.
Para Carlos Henrique de Almeida, economista da Serasa Experian, "a importância deste estudo é conhecer como o consumidor está se financiando no crédito. A apresentação por gerações contribui para se distinguir hábitos de consumo. Neste momento de alta inadimplência e de estímulos ao consumo, compreender a atitude do consumidor é determinante para as empresas".
Dessa forma, a busca por crédito nos bancos e financeiras é distribuída entre: 39% da geração Y; 28,2% da geração X; 27,6% dos Baby Boomers e apenas 5,2% são dos Veteranos.
Na telefonia, a contratação de serviços é composta por: 44,9% são da geração Y; 28% da geração X; 23,3% são Baby Boomers e apenas 3,8 são Veteranos.
Nas seguradoras, do total das contratações realizadas, 30,6% eram de consumidores da geração Y; 29,3% da X; 33,9% dos Baby Boomers e apenas 6,2% pelos Veteranos. Nota-se que, na primeira tabela, os seguros representam muito do consumo financiado pelos Veteranos, mas na análise por segmentos, eles não estão entre os clientes mais ativos das seguradoras.
No varejo e serviços, a geração Y corresponde a 39,8% do total de demandas por produtos e serviços neste segmento. A geração X representa 28,7%, os Baby Boomers, 26,7%, e os Veteranos, 4,8%.
Nos serviços básicos, 36,8% das contratações foram para a geração Y, 29,9% para a X, 24,5% para os Baby Boomers e 8,8% para os Veteranos.
Por fim, nos outros setores, 38,8% de sua demanda foram realizadas pela geração Y, 29,8% para a X, 26,9% para os Baby Boomers e 4,5% para os Veteranos.
Fonte: Serasa Experian