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04/10/2012 09h22

Telefonia celular, cartão de crédito e banco comercial lideram ranking de queixas

As demandas se referem a todos os tipos de atendimentos realizados pelos Procons

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Telefonia celular é responsável por mais de 78 mil atendimentos de Procons em todo o país. No período entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2012, foram registradas 861.218 demandas de consumo no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). As demandas se referem a todos os tipos de atendimentos realizados pelos Procons, como o Atendimento Preliminar e a Simples Consulta, até os processos administrativos instaurados, que na nomenclatura do Sindec são chamados de Reclamação.

Os principais assuntos demandados no período foram:
1º Telefonia celular - 78.604 (9,13%)
2º Cartão de crédito - 74.889 (8,70%)
3º Banco comercial - 73.819 (8,57%)
4º Telefonia fixa - 53.790 (6,25%)
5º Financeira - 41.519 (4,82%)
6º Aparelho celular - 38. 966 (4,52%)
7º TV por assinatura - 29.913 (3,91%)
8º Energia elétrica - 27.213 (3,47%)
9º Microcomputador/Produtos de Informática - 25.021 93,27%)
10º Internet (Serviços) - 16.703 (3,16%)

Fonte: Senacon/Sindec

O Sindec, coordenado pela Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, integra hoje 24 Procons estaduais e mais de 146 Procons municipais. Como vários desses Procons contam com mais de uma unidade, o Sistema opera em 396 unidades espalhadas por 214 cidades brasileiras. Esses Procons atendem a uma média mensal de 150 mil consumidores.

Principais Problemas em Telefonia Celular:
1º Cobrança indevida/abusiva e dúvidas sobre cobrança/valor/reajuste;
2º Contrato - Rescisão/alteração unilateral;
3º Serviço não fornecido e vícios de qualidade;
Demais Problemas;

Fonte: Senacon/Sindec

Fornecedores mais Demandados em Telefonia Celular:
Posição          Fornecedor         Total           Percentual
1º                   CLARO              26.376          37,56%
2º                     VIVO               10.670          15,19%
3º                      TIM                 10.221          14,55%
4º                      OI                   10.140           14,44%

Fonte: Senacon/Sindec

Todas as demandas registradas pelos Procons no Sindec recebem uma classificação de Área, Assunto e Problema. O objetivo dessa classificação é permitir o agrupamento das demandas segundo alguns critérios, para auxiliar na análise e na leitura dos dados, tanto por parte dos órgãos do SNDC, dos órgãos de imprensa, como também por parte dos consumidores.

A classificação de Área é um agrupamento geral, que indica o setor econômico em que se insere a demanda do consumidor. No Sindec, a classificação de Área possui sete segmentos: Alimentos, Assuntos Financeiros, Habitação, Produtos, Saúde, Serviços Essenciais e Serviços Privados. O Sindec tem 238 categorias na classificação de Assunto e 254 na classificação de Problema.

 

Fonte: Portal do Consumidor


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