CHB aposta em novos produtos para crescer no mercadoCompanhia oferece crédito para investimento em reformas de condomínio. |
Por: Felipe Gibson
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Passar meses ou até anos pagando uma taxa extra no condomínio para uma reforma sem saber quando a obra vai começar ou terminar é uma realidade que incomoda. Esse tipo de situação já é uma realidade para moradores de empreendimentos antigos e costuma incomodar tanto no aspecto financeiro quanto na demora para o início do serviço.
Enxergando esse nicho, a Companhia Hipotecária Brasileira (CHB), que trabalha com soluções financeiras para pessoa física e jurídica, criou um novo produto para criar facilidades ao processo em questão.
Em seu escritório montado em São Paulo no início do ano, a CHB, instituição sediada em Natal, criou o CHB Condomínios. "Algumas regiões têm muitos prédios e eles estão sendo renovados ou reformados. Existe uma escassez de oferta de novos imóveis. São áreas predominantemente de classes A e B. Um exemplo é o bairro de Higienópolis, onde existe um boom de reforma. Quem está financiando esse pessoal? As obras se arrastam, então percebemos a possibilidade de montar um produto com demanda boa", explica o diretor administrativo da CHB, Marco Oliveira.
A partir de tal constatação em SP aliado a experiência do grupo controlador da CHB no setor de construção civil, a instituição desenvolveu uma linha de crédito que dá agilidade à obra e possibilita a redução do investimento feito em uma eventual reforma. "É uma oportunidade tanto para o cliente quanto para nós ofertantes de crédito", avalia Marco Oliveira.
O diretor da CHB explica que a linha de crédito funciona da seguinte forma: a instituição antecipa os recursos necessários para tocar a obra, e recebe como garantia as cotas pagas pelos condôminos. Enquanto isso, o condomínio pode iniciar sua reforma e ao mesmo tempo negociar com os fornecedores novas formas de pagamento.
Além do CHB Condomínios, a instituição desenvolveu em SP o produto Fiança, para pessoas físicas ou jurídicas que precisam oferecer garantias em operações comerciais e necessitam de fiança de um terceiro. "Muitos beneficiários exigem que você pegue fiança de uma empresa financeira", explica Marco Oliveira.
De acordo com o diretor administrativo, o trabalho que vem sendo desenvolvido em São Paulo tem a meta de criar uma base de expansão pelas regiões Sudeste e Sul do país. A ideia é criar um pólo da CHB em centros que oferecem novas e melhores oportunidades de negócios a partir da criação de novos produtos.
Em Natal, a CHB continua com suas ofertas tradicionais, como o CHB Crédito, no qual o cliente pede o empréstimo e utiliza um imóvel como garantia, com 10 anos de prazo para pagamento. Outro serviço é o CHB Fundo de Garantia, que funciona como uma prestação de serviço para que o cliente faça a movimentação do fundo de garantia quando adquire um imóvel dentro das regras do sistema financeiro de habitação.
"Se ele quiser utilizar um fundo de garantia e estiver enquadrado dentro das regras, ele precisa de uma instituição financeira que faça a intermediação da documentação legal que embasa a operação junto a Caixa Econômica Federal. A CHB faz esse serviço", ressalta o diretor administrativo da CHB.
Públicos diferentes
Novos produtos e uma demanda diferente a se atender. Essa é a constatação de Marco Oliveira quanto ao atendimento que vem sendo feito no escritório de São Paulo. O diretor administrativo conta que em Natal o cliente que procurar os serviços da CHB é de pessoas físicas, enquanto em SP predominam pessoas jurídicas sob a figura de empresas de médio e até grande porte.
"Em Natal tipicamente são pessoas físicas. Pessoas que têm necessidade financeira específica ou interessada em um investimento novo. Temos um produto diferente dos bancos tradicionais, ofertamos crédito de até dez anos, o que é difícil. Como tenho a garantia do imóvel, o custo dessa operação é mais barato do que ir a um banco e pegar qualquer linha de crédito", analisa Marco Oliveira.
Em São Paulo, o diretor administrativo conta que a CHB tem sido solicitada por pessoa jurídica para serviços relacionados a financiamento de projetos. São empreendedoras e securitizadoras que identificam algum projeto viável e necessitam de uma instituição para viabilizá-lo. "Eles nos mostram a operação, avaliamos o risco juntos e entramos com a parte de crédito", explica.
De acordo com Oliveira o outro diferencial entre o mercado natalense e o paulista são os volumes das operações. Em Natal, o chamado ticket médio gira em torno de a R$ 80 mil, enquanto na capital paulista a quantia fica na faixa de R$ 2 milhões, e por esse motivo o prazo de operação torna-se mais curto, de no máximo cinco anos.
Buscando reconhecimento
Recém chegada no mercado paulista, a CHB tem enfrentado dificuldades comuns a uma instituição pequena que aposta em um novo nicho. Marco Oliveira diz que o primeiro passo foi bancar o planejamento para criar o novo escritório para depois obter uma contrapartida em receita. Neste processo um dos empecilhos encontrados tem sido a capacidade limitada para ofertar crédito.
O diretor administrativo da CHB reforça que atualmente o mercado está à procura de crédito. "Se sairmos com oferta grande, vamos conseguir fazer negócio, mas não temos capacidade de atender tudo que gostaríamos", completa. Do lado positivo, Marco Oliveira conta que a capacidade limitada propicia mais segurança e qualidade nos serviços prestados.
Durante a crise internacional que afetou o mundo entre 2008 e 2009, a CHB enxergou a possibilidade de abrir seu escritório em São Paulo. "A crise não me afetou, pelo contrário, até fortaleceu, pois pegou alguns parceiros maiores e eles tiveram que literalmente tirar o pé do acelerador", revela Oliveira.
Para conquistar seu espaço, a CHB projetou novos produtos na tentativa de encontrar suas vantagens competitivas. De acordo com o diretor administrativo os três pilares que fazem o diferencial no atendimento da instituição e responsáveis pela boa receptividade do mercado são "agilidade, inovação de produto e entender a necessidade do cliente". Ao mesmo tempo, a empresa tem apostado em parcerias de peso no mercado financeiro, contratação de profissionais experientes, além de buscar visibilidade na participação e promoção de eventos.