Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

20/03/2012 09h51

Demanda das empresas por crédito recua 5,0%, indica pesquisa

Indústria se prepara para um ano melhor.

notícias relacionadas

De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito, a quantidade de empresas que procurou crédito em fevereiro/12 recuou 5,0% em relação o mês imediatamente anterior (jan/12). Na comparação anual, isto é, considerando-se o mesmo mês do ano passado (fev/11), houve declínio de 6,5%.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a queda mensal da demanda das empresas por crédito em fevereiro é natural devido ao menor número de dias úteis tendo em vista a ocorrência do feriado do carnaval. Por outro lado, o recuo observado em fevereiro deste ano (5,1% em relação a janeiro/12) foi bem menor do que a média dos últimos quatro anos em que o feriado do carnaval caiu em fevereiro (recuo de 9,2%, considerando-se os anos de 2007 a 2010), o que não deixa de ser um resultado favorável.

É importante ressaltar ainda que o feriado de carnaval em 2011 caiu em março. Desta forma, a comparação interanual (fevereiro de 2012 ante fevereiro de 2011) fica distorcida. Logo, a queda de 6,5% verificada não pode ser interpretada como determinante de tendência uma vez que este resultado negativo será revertido em março pelo mesmo fenômeno, só que desta vez inverso.

Análise por setor
Todos os setores econômicos recuaram as suas demandas por crédito em fevereiro/12. O destaque ficou por conta do setor de serviços, que apresentou queda de 7,2% frente a janeiro/12. Logo em seguida, as empresas industriais recuaram em 3,7% a sua busca por crédito no mês passado e, por fim, as empresas comerciais diminuíram em 3,5% a sua demanda por crédito.

Apesar do efeito-calendário adverso do carnaval, vale notar que no acumulado do primeiro bimestre de 2012, a indústria registra alta acumulada no ano de 1,0% na busca por crédito (contra alta de apenas 0,3% nos serviços e queda de 3,6% no comércio), sinalizando que este setor econômico está se preparando para um desempenho mais favorável do que o verificado em 2011. A reversão da valorização do real e a melhora do cenário externo são elementos que poderão consolidar um cenário melhor para o setor industrial neste ano.

Análise por região
Em todas as regiões geográficas do país houve queda da procura por crédito empresarial em fevereiro de 2012. A maior delas ocorreu na Nordeste (-7,8%), seguida pela Sudeste (-5,2%). Já nas demais regiões geográficas do país, os recuos observados ficaram entre 3% e 4% no mês passado.

Análise por porte
Somente as micro e pequenas empresas registraram queda na busca por crédito em fevereiro/12, registrando recuo de 5,5% frente ao mês de janeiro/12. Já as médias empresas acusaram crescimento de 2,1% na sua busca por crédito neste primeiro mês do ano ao passo que nas grandes empresas houve aumento de 0,2%.

 

Fonte: Serasa Experian


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo