Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

31/01/2013 09h25

Micros e pequenas empresas têm recorde de pontualidade nos pagamentos

A pontualidade das micros e pequenas empresas em 2012 foi maior no setor do comércio

notícias relacionadas

A pontualidade nos pagamentos efetuados pelas micros e pequenas empresas (MPEs) alcançou índice de 95,4% em 2012, melhor desempenho desde 2006. Isso significa que a cada mil quitações que precisavam ser feitas aos credores, 954 foram realizadas à vista ou com atraso máximo de sete dias. Os dados são da Serasa Experian que afirmou que a redução da taxa real de juros foi um dos fatores que influenciaram na pontualidade das micros e pequenas empresas (MPEs).

O economista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) Antonio Everton Junior acrescenta que a conjuntura econômica também afetou a pontualidade. "O desempenho da economia, com maior intensidade e sazonalidade no segundo semestre, com fatores que estimularam as vendas no mercado interno, como por exemplo, o aumento do nível de emprego e da renda, a diminuição dos juros, seguida da expansão do crédito, somado aos incentivos fiscais", foi o quadro determinante que possibilitou a performance das MPE, afirma o economista da CNC.

O aperfeiçoamento de técnicas de gestão nessas empresas foi outro fator que influenciou na pontualidade. "A melhor gestão das empresas, os investimentos em capacitação e melhor qualificação do empresário das MPEs geram melhor desempenho e se refletem positivamente nos indicadores", completa Everton Junior.

Setor do comércio puxa a pontualidade das MPEs
A pontualidade das micros e pequenas empresas em 2012 foi maior no setor do comércio, onde 96% das empresas quitaram suas dívidas no prazo, um crescimento de 0,7 ponto percentual em comparação com o índice de 2011 (95,3%). "No ambiente da pesquisa Serasa é importante destacar o papel do comércio puxando a média do índice para cima. Isso pode estar relacionado com o movimento de vendas comerciais no ano passado, bem maior do que no ano retrasado (2011), cuja estimativa de crescimento do faturamento feita pela CNC está em 9% para 2012", acredita o economista da CNC Everton Junior.

 

Fonte: CNC - Confederação Nacional do Comércio


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo