Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

14/05/2015 09h11 - Atualizado em 14/05/2015 09h31

“Pequenas e grandes indústrias crescem juntas com inovação”, destaca Luiz Barretto

6º Congresso de Inovação do Sebrae e CNI aberto hoje reúne três mil participantes em SP

notícias relacionadas

Não se pode pensar em ampliar a competitividade da indústria brasileira sem incluir as pequenas empresas, que representam 27% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. A afirmação foi feita nesta quarta-feira (13) pelo presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, durante a abertura do 6º Congresso Nacional de Inovação na Indústria, que acontece até quinta-feira (14) no Sheraton WTC Golden Hall, em São Paulo. Promovido pelo Sebrae e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o evento reúne cerca de três mil participantes.

Ao defender a integração da indústria de pequeno e grande porte, Luiz Barretto ponderou que inovar não é fator competitivo só da grande empresa. “Ninguém tem sucesso trabalhando sozinho. Grandes e pequenas dependem uma da outra. Enquanto a grande indústria investe em inovação para desenvolver um novo produto, ela também precisa ter uma cadeia de fornecedores preparada para a inovação”, observou.

O presidente da CNI e do Conselho Deliberativo do Sebrae, Robson Braga de Andrade, defendeu medidas por parte do governo e de entidades privadas para aumentar a competitividade no segmento industrial de forma a enfrentar a redução no ritmo de crescimento da economia do país. “Independente dos governos, inovação e educação devem ser prioridade para a formação do trabalhador brasileiro, além de fazer parte de uma estratégia de desenvolvimento. O objetivo é levar para os estados informações para colocar em prática essa política de desenvolvimento”, afirmou.

De acordo com o ministro da Ciência e Tecnologia Aldo Rebelo, o governo quer liderar o esforço nacional pela inovação como condição para o Brasil recuperar a competitividade na indústria. “Precisamos recuperar no Brasil a sua vocação e a sua potencialidade para não depender apenas de suas fronteiras agrícolas”, disse Aldo Rebelo.

Luiz Barretto, Robson Braga de Andrade e o ministro Aldo Rebelo fizeram o lançamento de um livro patrocinado por Sebrae e CNI que conta depoimentos de 22 empresários de pequeno, médio e grande porte sobre como conseguiram sucesso ao investirem em inovação em seus empreendimentos.

De 2015 até 2018, o Sebrae investirá R$ 2 bilhões em soluções de inovação para micro e pequenas empresas. Uma delas é o programa Agentes Locais de Inovação (ALI), que acompanha cerca de 50 mil empresas por meio de 1.500 agentes em campo. Outro programa ligado diretamente à inovação é o Sebraetec, conjunto de soluções tecnológicas que oferece 80% de subsídio para as pequenas empresas. O Sebrae atende cerca de 2 milhões de empresas a cada ano. Dessas, somente 164 mil são pequenas empresas da indústria - setor que responde por 16% dos clientes do Sebrae.

 

Fonte: Agência Sebrae


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo