Atendimento: um diferencial em qualquer negócioConsultor de empresas, Fred Alecrim, conta que o empresário deve escolher os melhores profissionais para o cargo de vendas. |
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Os especialistas em mercado garantem: o investimento em atendimento para as micro e pequenas empresas é hoje uma das principais alternativas para se garantir um bom resultado nos negócios. E isso é verdade. Segundo o consultor de empresas Frederico Alecrim, nos Estados Unidos, a média de investimento em treinamento para os profissionais do varejo é de 7,8 horas por ano. O número, no entanto, ainda é insuficiente. A empresa com maior retorno de vendas e que ganha prêmios pelo desempenho da equipe investe em cada profissional 272 horas de treinamento anualmente.
"É importante lembrar que o empresário pode encontrar produto e ponto comercial bom, mas para inspirar a compra é necessário ter um bom atendimento. Por isso, é importante que o dono do negócio veja o atendimento como estratégia da marca e faça um investimento sistemático com toda a equipe", explicou o consultor.
Segundo Frederico Alecrim, o empresário deve contratar sempre as melhores pessoas para o cargo de vendas e ser exigente na hora do trabalho. Escolher o gerente ideal também é imprescindível. "A equipe é sempre o reflexo de um gerente. Por isso, se ele tem um desempenho exemplar, a equipe vai alcançar aquilo que o empresário almeja", falou.
No mercado, não é difícil encontrar empresários que já trabalham com uma equipe especializada em atendimento. A loja Donna Casa, por exemplo, que oferece produtos de decoração, presentes, listas de casamento e utilidades, tem investido cada vez mais na sua equipe, que hoje conta com 20 profissionais, dos quais dez atuam diretamente com vendas.
"Para mim, o mais importante é que o meu vendedor conheça o produto que está vendendo. Por isso, realizamos treinamentos quando novos produtos chegam à loja e uma vez por mês, todo o corpo de funcionários passa por uma reciclagem de conhecimentos", contou a empresária Maylan Accioly.
Mas não é apenas o produto chegar ao cliente que importa para Maylan. Seu objetivo maior, ao longo desses seis anos de shopping - está no Midway Mall desde a abertura na capital potiguar - é fidelizar o cliente. "Realmente conseguimos fidelizar a clientela, com o nosso atendimento diferenciado e personalizado. A maioria das pessoas sempre retorna à loja", disse Maylan.
Lista de noivas, decoração, presentes, utilidades e móveis refinados. A gama de produtos oferecidos é extensa, por isso, muitas vezes, a cliente fica em dúvida sobre o que levar para casa. Para resolver essa questão, a empresária apostou na visita às residências. "Se a cliente não sabe se aquele produto vai ficar bom no seu ambiente, nós vamos até a casa dela, levamos várias opções de produtos e testamos", detalhou.
A empresária acredita que o segredo para o sucesso do atendimento da loja é a habilidade de saber ouvir. "Temos que escutar o cliente para saber qual a necessidade dele e tratá-lo de forma individual e diferenciada, como se ele fosse único", explicou.
A jornalista Ana Carla Queiroz disse que foi assim que se sentiu ao ser atendida na loja. "Estava em busca de um presente para uma amiga. As vendedoras foram muito atenciosas e delicadas. Com certeza são esses cuidados que atraem ainda mais o cliente", garantiu.
Atendimento em domicílio vira alternativa para empresas
Buscando conciliar a rotina corrida dos seus clientes, com a necessidade de oferecer um serviço ainda melhor, o empresário Gustavo Barros, que comanda a franquia Eco Office aqui em Natal - especializada em recarga ecológica de cartucho - adotou a entrega em domicílio como um atrativo a mais na sua empresa. A idéia deu certo e hoje, o atendimento que é realizado via telefone ou e-mail é um dos mais procurados pelos clientes da marca.
"Oferecemos na loja toda a infraestrutura para quem precisa não só de recarga de cartucho, mas de outros serviços como gráfica rápida e internet. Para aqueles clientes que não podem ir à loja, realizamos um atendimento personalizado, pegando e deixando o produto solicitado na sua empresa, clínica, loja ou residência. A entrega é totalmente gratuita", contou o empresário.