Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

20/07/2015 09h01

Pequenas inovações podem fazer uma grande diferença no negócio

Programa de televisão traz exemplos de empresas que implementaram mudanças simples e geraram respostas positivas na clientela

notícias relacionadas

Quando um empresário sente que algo não vai bem, é hora de inovar. Isidoro Cordeiro é dono de restaurante e sentiu na pele essa necessidade. Ele estava perdendo clientes porque formava fila na porta. Ele tinha um bufê de comida encostado na parede - foi só mudá-lo de lugar que resolveu o problema e a clientela voltou. Uma inovação pequena, com uma mudança no layout do restaurante, mas que fez diferença no negócio.

O presidente do Sebrae, Luiz Barretto, considera a inovação tão importante para a vida empresarial que a instituição criou o programa Agentes Locais de Inovação (ALI), onde  técnicos fazem o diagnostico do negócio. E se houver necessidade, o empresário é encaminhado para um especialista do Sebrae. Isodoro participou desse projeto. 

Além da mudança de lugar do bufê, os agentes orientaram o empresário a ouvir mais os clientes. Muitas reclamações são registradas em um livrinho que fica à disposição de todos. Foi sugestão de um cliente exibir o menu do dia, para a  pessoa já ir sabendo o que vai escolher. Outra sugestão de um freguês, que o restaurante adotou, foi uma estante suspensa, onde o cliente pode pegar sozinho o copo, o gelo e a fatia de limão, sem precisar pedir para o garçom. E, para completar, hoje quem vai ao restaurante fora da hora do rush, ainda ganha um brinde: um brigadeiro.

A empreendedora Gabriela Nunes também investiu em inovação. Ela é dona de uma agência de viagens e aliou o turismo a um café no mesmo negócio. Gabriela trabalhava com propaganda. Para se tornar empresária, procurou o Sebrae. Recebeu orientação sobre gestão e, com R$ 140 mil, abriu o empreendimento. Para o presidente do Sebrae, a empresária teve uma  postura inovadora. Ela mirou num nicho de mercado e, ao se diferenciar, tornou o negócio mais competitivo. Barretto destaca que muita gente acha que para inovar é preciso gastar muito dinheiro, mas o que precisa mesmo é estar atento aos detalhes. 

As empresas de Isidoro Cordeiro e Gabriela Nunes estarão no Pequenas Empresas Grandes Negócios deste domingo (19), na TV Globo, às 7h30. O programa será reapresentado no mesmo dia na Globo News, às 8h30, e no Canal Futura na segunda-feira (20), às 16h30, na terça-feira (21), às 5h, e no 25 de julho, sábado, às 15h.

 

Fonte: Agência Sebrae


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo