‘As empresas agora precisam aprender a ouvir seus consumidores'Maria Izabel Dias, da Zumba Comunicação se diz defensora da revolução das redes sociais no mundo. |
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Por Ana Edite Ulisses
Um mercado em grande expansão, com milhões de usuários, separado por redes consideradas sociais, como Orkut, Facebook e o fenômeno Twitter, tem despertado, e muito, o interesse de empresas que a cada dia encontra uma nova maneira de buscar clientes.
Diante desse mundo de oportunidades no mercado, várias empresas passaram a investir forte na web e, recentemente, nas redes sociais. "A Internet está permitindo conversações entre seres humanos que simplesmente não eram possíveis na era da mídia de massa", declara a consultora em redes sociais nas empresas, Maria Izabel Dias.
Essa nova realidade promove uma igualdade para as empresas que estão no mercado, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. "As empresas agora precisam aprender a ouvir seus consumidores", afirma a consultora.
Publicitária e atuando como planejamento operacional e estratégico de campanhas na Zumba Comunicação, Maria Izabel Dias, demonstra, através de entrevista cedida ao Portal Girando, que é defensora e convicta da revolução das redes sociais no mundo. Por isso, nada melhor do que ela para dá dicas sobre o uso destas ferramentas pelas empresas.
Portal Girando - Atualmente, como você avalia a relação das empresas com as redes sociais?
Maria Izabel - Algumas empresas já acordaram para a importância e relevância das redes sociais na internet. Isso já é um grande avanço, mas a maioria ainda trabalha essa nova forma de comunicação de forma muito amadora. O grande desafio agora é quebrar paradigmas, entender e aperfeiçoar essas relações. As empresas que não perceberam que seus mercados agora são redes pessoa-a-pessoa, e como resultado ficando mais inteligentes e profundamente unidos nas conversações, estarão perdendo sua melhor oportunidade.
PG - O que tem mudado nas empresas diante dessa nova realidade com as mídias sociais?
MI - As empresas agora precisam aprender a ouvir seus consumidores. Antes, com as mídias tradicionais, o processo de comunicação era de "via única", ou seja, o consumidor era bombardeado com as mensagens das marcas sem praticamente direito de resposta. Hoje, esse processo é de "via dupla" o consumidor está no poder. Ele quer ser ouvido, respeitado e valorizado como tal. Lembra-se daquele ditado antigo do marketing boca-a-boca: "Um consumidor insatisfeito fala para dez"? Com a internet ele virou: "um consumidor insatisfeito fala para o mundo inteiro". A Internet está permitindo conversações entre seres humanos que simplesmente não eram possíveis na era da mídia de massa.
PG - Cite um exemplo de como as mídias sociais têm mudado o comportamento de uma empresa.
MI - Atualmente, empresas que falam na linguagem do charlatão, não estão falando para ninguém. As empresas que assumem que mercados online são os mesmos mercados que costumavam assistir seus anúncios na televisão se enganam a si mesmas. Ou seja, não adianta mudar a plataforma de comunicação e continuar dizendo a mesma coisa. De forma bem sintetizada, as empresas agora serão obrigadas a falar a mesma língua de seus consumidores. As que enxergarem isso de forma positiva, terão resultados jamais obtidos antes. Para isso, as empresas precisarão aprender a interagir e jamais subestimar o poder de seus consumidores.
PG - Em sua opinião, que caminho as empresas estão seguindo com essa nova tendência?
MI - O consumidor como centro e ponto. As redes sociais viraram grandes SACs abertos para os consumidores. As empresas que estiverem preparadas para ouvir, tirar o melhor dos feedbacks e resolver os conflitos com seus consumidores, terão em mãos uma grande oportunidade para fidelizar seus clientes com um custo-benefício quase zero.
PG - Quais dicas você daria para uma empresa que está na fase de avaliação de investir ou não em redes sociais?
MI - Não existem segredos. O mercado em rede sabe mais que as empresas sobre seus próprios produtos. E tanto sendo a notícia boa ou ruim, eles dizem para todo mundo. Por tanto, conhecer bem o seu público, identificar seu perfil na internet e procurar bons profissionais para gerenciar o conteúdo de sua empresa nas redes sociais. Elas são uma grande inovação, mas não fazem milagres sozinhas. Entrar na rede e sair atirando para todos os lados pode ser um tiro no pé.

