Comprou um produto e se arrependeu? Saiba o que fazerEm 2010, foram realizadas na Fundação Procon-SP, 23.571 reclamações sobre atendimento de lojas virtuais, no ano passado o número subiu para 43.997. |
notícias relacionadas
- Procon Natal prioriza conciliação e conscientização da população
- Procon Natal divulga nota oficial sobre emissão de Carteira Nacional de Estudante
- Procon Natal promove I Congresso Municipal de Direito do Consumidor
- Semana do Consumidor será celebrada com palestras, ações itinerantes e fiscalizações ostensivas
- Entenda a diferença entre "leasing" e financiamento
- Procons de todo o país esperam que celulares sejam inclusos na lista de produtos essenciais para o consumidor
- Veja 11 dicas de como consumir sem comprometer o orçamento
- Procon realiza Dia Mundial do Consumidor em Natal
- Trocar produtos ainda é um problema para o consumidor
- Empréstimo ou financiamento? Entenda a diferença entre os dois
- Procon alerta, multa por extravio de comanda é ilegal
- Taxa de cadastro cobrada por financeiras é considerada ilegal pelos Procons
- Entenda melhor as cobranças de taxas adicionais
- Procon autua 53 empresas por descumprir regras de atendimento ao consumidor
- Procon Natal oferece curso para que jovens sejam consumidores conscientes
- Procon RN comemora dia do consumidor com café da manhã e palestra
- Procon Natal e ANS discutem com planos de saúde qualidade do atendimento ao cliente
- Oi, Vivo e Net são notificadas sobre limitação de banda larga
- Oi, Vivo e Net são notificadas sobre limitação de banda larga
- Seminário do Procon Natal em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor é sucesso de público
- Bancos oferecem a clientes venda de dólares em caixa eletrônico
- Meu nome está “sujo” mas não devo nada. A negativação de consumidores e a proteção de dados pessoais
- Nordeste tem o maior crescimento no número de empresas inadimplentes em 2015, mostra SPC Brasil
- Procon Natal reforça que valor diferente para compra no cartão é prática abusiva
- Serasa dá dicas para aproveitar o Carnaval com dinheiro no bolso e samba no pé
- Aneel aprova revisão de bandeiras tarifárias e conta de luz pode ficar mais barata
- Taxas de juros ao consumidor podem levar ao superendividamento, diz SPC Brasil
- STJ debate competência para julgar ações contra operadoras de celular
- Natal sem Dívidas incentiva negociação entre credores e consumidores
- Cheque especial é usado por três em cada dez internautas que extraolam suas finanças
- Reduzida a previsão de vendas após o varejo registrar pior resultado para agosto desde 2000
- Falta de dinheiro faz brasileiro evitar compras, mostra pesquisa da Fiesp
- Número de recuperações judiciais bate novo recorde entre janeiro e setembro, revela Serasa Experian
- Seis em cada dez mães cedem à vontade dos filhos
- Intenção dos micro e pequenos empresários de tomar crédito tem leve melhora, mas segue em baixa, aponta indicador
- Renegociações de dívidas atrasadas caem 7,86% em agosto, mostra indicador SPC Brasil
- Inadimplência do consumidor tem alta de 16,7% em agosto, revela indicador da Serasa Experian
- Sobe o número de brasileiros com contas em atraso
- Empréstimos e dívidas no cartão são os principais vilões da inadimplência, revela SPC Brasil
- Número de acessos ao Limpa Nome Online da Serasa cresce 52% em 2015
- Um em cada três clientes do atacado tem alto risco de se tornar inadimplente nos próximos seis meses, revela estudo inédito da Serasa Experian
- Presidente da Anatel sugere pacotes mais baratos de TV por assinatura
- Consumidor pode economizar R$ 1,7 mil por ano com escolha do plano de telefonia
- Inadimplência do consumidor fecha o primeiro semestre do ano com alta de 16,4%, revela Serasa Experian
- Demanda do consumidor por crédito cai 2,3% em junho, diz Serasa Experian
- Salário mínimo completa 75 anos com o maior valor de compra
- Mais da metade dos brasileiros comprou por impulso nos últimos três meses, aponta SPC Brasil
- Suspensas ações coletivas contra corte de internet em celular pré-pago da Oi
- Dívidas em atraso crescem em todas as regiões brasileiras, mostra indicador do SPC Brasil
- Regularização de dívidas recua 8,72% na comparação anual, mostra SPC Brasil
- Inmetro: consumidor quer segurança de produtos, mas ainda compra em camelô
- Nove em cada dez consumidores virtuais consultam a internet antes de realizar uma compra
- Serasa dá dicas para o consumidor mesmo sem dinheiro aproveitar os descontos especiais no Super Feirão Limpa Nome Online da Serasa
- Índice de Confiança do Consumidor cresce 3,3% em abril
- Busca do consumidor por crédito cresce em março, diz Serasa Experian
- Índice de Confiança do Comércio registrou quinta queda consecutiva, mostra FGV
- Inflação em alta começa a ter efeito sobre o comércio, dizem especialistas
- IPC-S das capitais registrou aumento de 1,49%
- Na Semana do Consumidor, Procon Legislativo comemora 56% de acordos
- Inflação que regula aluguéis desacelera no segundo decêndio de fevereiro
- IPCA tem a maior alta em mais de uma década
- Consumidores terão de pagar Conta de Desenvolvimento Energético
- IPC-S aumenta em seis capitais na terceira semana de janeiro
- Unidade móvel do Procon leva informações e serviços ao Tirol
- Inflação para famílias com renda mais baixa sobe para 0,56% em novembro
- Inflação oficial fecha novembro em 0,51% e acumulado continua acima do teto
- Inflação para famílias com renda mais baixa fica em 0,53% em novembro
- IPC da Fipe encerra novembro com variação de 0,69%
- Semana Black Friday não impulsiona varejo físico e vendas registram queda, aponta indicador do comércio da Serasa Experian
- Serviço online da Serasa ajuda consumidor a não comprar gato por lebre na Black Friday
- Preços de alimentos em SP voltam a subir com impacto na inflação
- Conta de luz pressiona a inflação
- Índice de Confiança do Consumidor sobe 0,7% em setembro
- Indicador mostra que 171.325 tentativas de fraude foram registradas em maio
- FGV: índice de Confiança do Consumidor atinge menor nível desde maio de 2009
- Tentativas de fraude contra o consumidor cresceram 8,2%, mostra Serasa
- SPC Brasil dá dicas para o consumidor começar 2014 com as contas em dia
- Procon Natal orienta consumidores sobre troca de presentes
- Inadimplência registra queda de 1,17% e vendas a maior alta em seis meses, aponta SPC Brasil
- Metade dos brasileiros já pagou por um produto que nunca usou, revela estudo do SPC Brasil
- Procon-RN fiscalizará erro na cobrança de energia elétrica para devolução ao consumidor
- Consumidor ainda paga pelo ponto adicional da TV por assinatura
- Procon Natal realiza atividades alusivas ao aniversário do Código de Defesa do Consumidor
- Procon Natal fecha Lojas Maia-Magazine Luiza da Roberto Freire
- Preço da cesta básica em Natal cai 6,21%
- Inflação puxa inadimplência e vendas ao menor patamar em 16 meses, diz SPC Brasil
- BC aumenta juros básicos da economia pela segunda vez seguida, para 8% ao ano
- Inadimplência das empresas cresce 1,7%, aponta Serasa
- Procon RN orienta consumidores sobre a troca do Tylenol Gotas
- Garantia estendida: vale a pena ou não contratar esse serviço?
- Procon/RN fiscaliza estabelecimentos para retirada de leite contaminado das prateleiras
- Crédito deve crescer mais de 11% ao longo do ano
- Otimismo dos brasileiros cai 1,9% e atinge menor valor desde agosto de 2011
- Pesquisa da CNC aponta que endividamento das famílias é o maior desde julho de 2011
- Inflação semanal tem ligeira queda na segunda prévia do mês
- Cesta básica registra aumento de 1,91%
- Inflação do aluguel sobe para 0,42% na primeira prévia de abril
- Inflação oficial fica em 0,47% em março e ultrapassa teto da meta em 12 meses
- Inflação da baixa renda acelera e fica em 0,75% em março
- Demanda do consumidor por crédito cresceu 5,8% no primeiro trimestre
- Brasileiros estão mais otimistas, mostra pesquisa da CNI
- Índice de Confiança da Indústria tem queda de 2,3%
- Gastos com habitação aumentam e inflação acelera
- Consciência do consumidor brasileiro tem aumentado, diz coordenador do Idec
- Inadimplência do consumidor recua 3,4% em fevereiro
- Inflação da baixa renda desacelera e fica em 0,17% em fevereiro
- Índice de Confiança de Serviços cai 2,7% em fevereiro
- Confiança do consumidor apresenta recuo em fevereiro
- Inadimplência abre o ano com alta de 11,8%
- Procura por crédito abre 2013 em alta e cresce 2,2% em janeiro
- Alimentos aumentam e IPCA tem maior resultado para janeiro desde 2003
- Setor de serviços está mais otimista
- Índice de Confiança do Consumidor cai pela quarta vez consecutiva
- Consumidor mais velho prefere contratar seguro e mais novo busca serviços de telefonia
- Alimentos, cigarros e educação pressionam inflação no país
- Ministro interino da Fazenda também vê tendência de queda na inflação de 2013
- Crédito ao consumidor deverá sofrer forte retomada a partir do segundo trimestre
- Procon orienta consumidor sobre troca de presentes
- IPC-S atinge 0,73% na segunda prévia do mês
- Inadimplência do consumidor pode começar 2013 em queda
- Planejamento e controle dos gastos previnem superendividamento em 2013
- Mensalidades escolares sofrem reajuste de 11,21%
- Inadimplência do consumidor cresce junto com vendas no comércio
- Produtos natalinos estão 6,47% mais caros este ano
- Carro: além das prestações é preciso se programar com outros gastos
- Inflação tem leve alta e fica em 0,6%
- Inadimplência das empresas iniciará 2013 em queda, aposta pesquisa
- Cesta básica do natalense registra alta de 1,50% em outubro
- Gasolina sobe 0,17% em Natal
- Inadimplência do consumidor deverá se manter em queda até 2013, revela pesquisa
- Inadimplência do consumidor registra a maior queda mensal no ano
- Mais de 70% dos brasileiros ficam sem dinheiro antes do fim do mês
- Telefonia celular, cartão de crédito e banco comercial lideram ranking de queixas
- Consumidor está mais otimista, revela CNI
- Inadimplência do consumidor registra terceira queda consecutiva
- Inflação medida pelo IPC-S fica estável em 0,44% na primeira prévia do mês
- Projeção para a inflação oficial em 2012 tem oitava alta seguida e chega a 5,2%
- Diesel e etanol registram aumento, segundo pesquisa do Procon Natal
- Confiança do consumidor mostra novo recuo em agosto
- Programa “De olho na validade” estimula atenção redobrada dos consumidores
- Em uma semana, cesta básica sobe 0,69% nos supermercados e hipermercados de Natal
- Inflação medida pelo IPC-C1 fica em 0,27% em julho
- Índice da Confiança da Construção recua 9,9% no trimestre
- Inflação da indústria sobe 1,13%, puxada por alimento e bebida
- Cai preço da gasolina e do etanol e aumenta preço do diesel
- Dicas para quem vai contratar serviço de telefonia móvel
- Inadimplência do consumidor cresce 19,1% no primeiro semestre
- Demanda do consumidor por crédito reage e cresce 14%
- Crédito ao consumidor deve crescer em ritmo mais lento, diz Serasa.
- Consumidores brasileiros estão entre os mais confiantes do mundo
- Procon/RN discute atualização do Código de Defesa do Consumidor
- Preço da cesta básica fica praticamente estável nas duas primeiras semanas de maio
- Financiamentos para compra e construção de imóveis crescem 9,4%
- Procon Natal constata preços variados nas tarifas bancárias
- Planos de saúde e celulares lideram reclamações no Procon Legislativo
- Reclamações contra bancos crescem 36% em março, revela BC
- Inadimplência do consumidor registra a primeira alta do ano
- Cesta básica do natalense registra alta de 2,81% no primeiro trimestre de 2012
- Confira o funcionamento do comércio durante a semana santa
- Preço do peixe aumenta 8% às vésperas da semana santa em Natal
- Confiança do consumidor atinge maior nível desde julho de 2011
- Redes sociais: solução para o consumidor, pesadelo para as empresas
- “Pós-venda” ainda é um problema para a maioria dos consumidores, revela pesquisa
- Pescado está 12,44% mais caro este ano
- Reajuste de aluguéis sobe para 0,35% na segunda prévia de março
- Inadimplência do consumidor recua 1,3%
- Consumidores usam twitter para reclamar de produtos e serviços prestados
- Natal tem maior crescimento do valor da cesta básica em fevereiro no Brasil
- Bancos, cartões de crédito e financeiras lideram ranking de reclamações
- Consumidor começa 2012 com redução na busca por crédtio
- Nível de inadimplência do consumidor deve cair nos próximos meses
- Viagem de Carnaval: saiba como evitar problemas no feriado
- Corte de serviços como água e luz pode ser considerado abusivo
- Após forte crescimento em 2011, inadimplência do consumidor inicia o ano em queda
- Aluguel: inflação medida pelo IGP-M acumula alta de 4,53% em 12 meses
- Inadimplência das empresas sobe 19% em 2011, revela a Serasa
- Qualidade de crédito do consumidor reage e apresenta melhores índices
- Cartão de crédito, banco e telefonia lideram ranking de reclamações no Procon
- Mercado reduz projeções de inflação para 2012, aponta pesquisa
- Demanda das empresas por crédito cresceu 2,3% em 2011
- IBGE oficializa mudanças em cálculo do IPCA e INPC
- Cesta básica está 1,14% mais barata em Natal
- Compra de produtos em liquidação exige cautela
- Crédito ao consumidor continuará crescendo em 2012 apesar da crise internacional
- Preço de alimentos volta a acelerar alta no IPC-S, aponta FGV
- Produtos da ceia natalina estão 1,91 % mais baratos esta semana
- Prévia do IPCA-15 do ano ultrapassa meta de inflação do BC
- Pesquisa do Procon Natal aponta aumento médio de 10,93% nas mensalidades em 2012
- Um consumidor brasileiro é vítima de tentativa de fraude a cada 17 segundos
- Compra de móveis planejados requer cuidados
- Produtos da mesa natalina estão 5,43% mais caros que em 2010
- Assembleia Legislativa inaugura Procon do Legislativo
- Pagamento do 13º reduz em 12% inadimplência do consumidor
- Consumidores do NE lideram busca por crédito
- IPC-S varia 0,53% no fechamento de novembro
- Férias: confira as dicas de pacotes de viagens para não ter dores de cabeça
- Confira as dicas de como economizar na ceia natalina, segundo Procon
- Compras pela internet: Procon orienta consumidores para evitar dores de cabeça
- Consumidores do NE estão mais cautelosos quanto a procurar por financiamentos
- Gasolina comum sobe 1,82% em Natal
- “Aumento de 10% é irreal, as escolas ainda não divulgaram reajuste”, diz presidente
- Procon vai notificar Unimed Natal sobre impasse com urologistas
- Jovens lideram inadimplência de cheques no 1º semestre
- Confiança do consumidor atinge em setembro o menor nível desde março de 2010
- Alta do dólar ainda é ameaça ao preços dos alimentos e à meta da inflação
- Código de Defesa do Consumidor pode ser aplicado a empresas
- Sindicatos aprovam aumento do IPI de automóveis, mas pedem medidas de proteção
- Consumidor brasileiro está mais inadimplente, segundo pesquisa
- Consumidores que ganham menos, recorrem mais às linhas de crédito
- Índice de Preços ao Consumidor e Cesta Básica tiveram alta em agosto
- Preço da cesta básica cai 0,02% em Natal
- Estado firma convênio com Governo Federal em Feira de Lajes
- Cesta básica registra aumento médio de 0,61% em Natal
- Cesta básica comercializada em Natal está 1,76% mais cara
- 25 empresas estão na lista de interessadas em produzir tablets no Brasil
- Cesta básica vendida em Natal tem aumento de 1,64%
- Preço da cesta básica caiu 1,80% em Natal
- Inflação e dívidas enfraquecem consumo, aponta estudo
- Confiança do consumidor atinge maior índice dos últimos seis anos
- Juros do cheque especial e do empréstimo pessoal aumentam em julho
- Baixa renda liderou expansão da procura por crédito no primeiro semestre
- Supermercados da zona Norte oferecem melhores preços para o consumidor
- Taxa de serviço pode ser cobrada abusivamente
- Código de Defesa do Consumidor deverá ser divulgado nos cinemas antes dos filmes
- Desaceleração do crédito ao consumidor diminuirá no próximo trimestre
- Agricultores familiares participam do lançamento do Compra Direta 2011
- Comércio varejista espera um bom Dia das Mães
- Procon RN inicia autuação de postos de combustível em Natal
- Ovos da Páscoa estão 6,78% mais caros este ano
- Inadimplência do consumidor cresce 21,4% no primeiro trimestre
- Procon-RN notifica distribuidora e faz pesquisa de preços nos postos
- Demanda do consumidor por crédito cresce 12,9% no primeiro trimestre, diz Serasa Experian
- Preço do Etanol já aumentou 16% este ano em Natal
- Procon RN realiza palestra sobre direitos do consumidor
- Carrefour promove consciência ambiental no Dia do Consumidor
- Preço da cesta básica volta a subir em Natal, em média 0,90%, aponta Procon
- Consumidores com aparelhos danificados por apagões podem ser ressarcidos
- Diferença nos preços faz consumidores comprarem em mais de uma loja
- Qualidade de crédito do consumidor ficou estável no quarto trimestre
- IPC-S desacelera em seis das sete capitais pesquisadas, diz FGV
- Confiança do consumidor na economia diminuiu entre novembro e dezembro
- Preço da cesta básica aumenta 1,68% na segunda semana de dezembro
- Preço da ceia natalina se mantém estável para 2010
- Inadimplência do consumidor em novembro é a maior desde 2005
- Procon Natal lança folder com dicas para compras natalinas
- Site de compras DegusteAqui entra no ar em dezembro
- Inadimplência do consumidor cresce 1,8% em outubro, aponta Serasa
- Estudo revela que consumidor inadimplente leva 7 meses para regularizar dívidas
- Consumidor está mais otimista sobre expansão da economia, diz CNI
- Consumidor troca marcas tradicionais importadas por nacionais com melhor preço
- Cesta básica vendida em Natal sobe 7,86% de janeiro a outubro
A compra por impulso com certeza é um dos maiores erros do consumidor, pois ela pode facilmente desencadear o arrependimento.
O que poucos consumidores sabem é que nas compras pela internet o CDC (Código de Defesa do Consumidor) permite que haja o arrependimento da compra em até sete dias. "O consumidor tem direito a se arrepender sete dias após a compra ou depois de receber o produto", explica a assessora Técnica da Fundação Procon-SP, Marta Aur.
Segundo a especialista, ao se dar conta do arrependimento, o consumidor deve procurar a empresa e solicitar o cancelamento da compra, inclusive, fazendo isso por escrito. "É importante sempre guardar uma cópia da solicitação escrita e protocolos, no caso de ligações", aconselha.
Nos casos em que o consumidor não tem acesso ao fornecedor e a compra for paga com cartão de crédito ou sites próprios de pagamento, é possível contestar a compra com o site de pagamento ou com a administradora do cartão.
Em 2010, foram realizadas na Fundação Procon-SP, 23.571 reclamações sobre atendimento de lojas virtuais, no ano passado o número subiu para 43.997, aumento de 86,57%.
Lojas físicas
Já nas compras realizadas em lojas físicas, o consumidor não tem o direito do arrependimento de sete dias. "Nesses casos o que vale são os problemas com entrega ou produto que chegou errado, problema chamado de descumprimento de oferta", comenta Marta.
Segundo a assessora, o consumidor deve refletir bem antes de comprar. "Nunca comprar por impulso, e sempre se perguntar se é realmente importante comprar aquele bem naquele momento", finaliza.
Fonte: Portal do Consumidor