Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

28/11/2014 12h35

Serviço online da Serasa ajuda consumidor a não comprar gato por lebre na Black Friday

Entre os dias 28 e 30 de novembro, por meio do VocêConsulta Empresas, cidadãos podem consultar o CNPJ gratuitamente da empresa a qual pretende fechar negócio.

notícias relacionadas

Entre os dias 28 e 30 de novembro, por meio do VocêConsulta Empresas, cidadãos podem consultar o CNPJ gratuitamente da empresa a qual pretende fechar negócio. Veja 10 dicas para aproveitar a data sem prejuízos financeiros e frustrações

Para que o consumidor não caia em roubada nesta Black Friday, o SerasaConsumidor, por meio do serviço VocêConsulta Empresas, entre os dias 28 e 30 de novembro, vai permitir que o cidadão consulte gratuitamente um CNPJ de uma empresa antes de fechar negócio. O VocêConsulta Empresas fornece informações sobre a situação do CNPJ da empresa, razão social, ocorrência de protestos, cheques sem fundo, ações judiciais, endereço, falências e a existência legal da companhia consultada.

Para o Superintende do SerasaConsumidor, Júlio Leandro, o VocêConsulta Empresas abre um caminho para que os consumidores tenham acesso a informações idôneas sobre o prestador que está em vias de ser escolhido. “Dessa forma, a pessoa consegue tomar uma decisão de negócio de maneira mais segura, minimizando os riscos de contar com os serviços de quem está à beira da falência”, diz Leandro.

“A solução abre uma via de acesso entre consumidor e empresa. Da mesma forma que as companhias avaliam informações cadastrais de seus compradores, estes têm uma ferramenta confiável para saber quem é o prestador”, pondera. Segundo o executivo, o conhecimento é fundamental, principalmente quando há necessidade de desembolso antecipado, como nos casos de compras online, pacotes de viagem, contratação de bufês, organização de eventos, serviços de filmagens, fotografias, pinturas, reforma de casa etc.

Para obter o serviço, basta clicar em www.voceconsultaempresas.com.br e digitar o CNPJ da empresa que quer consultar. Você encontra o CNPJ da empresa no rodapé do site de cada empresa ou nas seções quem somos ou fale conosco. O serviço é gratuito apenas durante o final de semana da Black Friday.

Aproveite a Black Friday sem prejudicar o bolso

Para o executivo da Serasa, os descontos podem ser tentadores, mas comprar por impulso pode levar o cidadão ao superendividamento. “Quem não consegue controlar os gastos, deve evitar fazer novas dívidas sem necessidade. A orientação é planejar e aproveitar esse tipo de data para adquirir apenas o que é essencial e vantajoso”, alerta Leandro.

Veja abaixo dez dicas para ajudar o consumidor a aproveitar a Black Friday sem prejudicar o bolso e ser vítima de fraudes:

1)     Antes de ir às compras nesta Black Friday, veja o quanto pode gastar. Faça um levantamento das dívidas fixas e as contas já assumidas ou previstas que possui;

2)     Planeje as compras. Reflita se está realmente precisando daquele produto. Discuta a necessidade da compra com a família.

3)     Faça uma lista dos itens que pretende comprar. Essa é uma das regras básicas para evitar gastar por impulso. Com o papel nas mãos, o consumidor só vai atrás dos produtos que realmente estão na lista, sem cair em tentação;

4)     Cuidado com descontos milagrosos. Pesquise preços, para saber se está mesmo fazendo um bom negócio ao comprar o produto no período da Black Friday;

5)      Evite cair em golpes. Se for comprar um produto para receber posteriormente, verifique se a loja física ou virtual escolhida possui uma situação financeira estável, para não ser surpreendido com o recebimento de uma mercadoria inferior no lugar da que foi comprada ou, pior, ficar sem o produto para sempre. Entre os dias 28 e 30 de novembro, o consumidor de todo o país poderá fazer uma consulta gratuita para saber a situação financeira de qualquer empresa do Brasil antes de fechar um negócio Com a pesquisa (www.serasaconsumidor.com.br), é possível saber sobre a existência legal da empresa e se ela não está à beira da falência. O serviço é gratuito apenas durante os três dias da Black Friday.

6)     Pesquise o mesmo produto em lugares diferentes, pois os preços podem variar muito. Algumas lojas podem ter estoques antigos e oferecer um valor mais baixo;

7)     Fique atento aos preços dos produtos importados. Com a alta do dólar, eles podem ter ficado bem mais caros;

8)     Cuidado com longos parcelamentos para não comprometer ainda mais a renda. O fim do ano está próximo e, neste período, os gastos aumentam ainda mais;

9)     Lembre-se da proximidade com o Natal, além dos gastos de início de ano, como IPVA, IPTU, material e matrícula escolar, despesas com viagens etc.;

10)   Cuidado ao usar o cartão de crédito. Ele dá a falsa sensação de que não está gastando. Verifique na fatura o valor total das compras antigas antes de fazer uma nova dívida com ele. Além disso, o pagamento integral da fatura é a melhor maneira de usar esse meio de consumo. Evite utilizar o pagamento rotativo.

Caso o consumidor esteja inadimplente, o primeiro passo é buscar a renegociação das dívidas com os credores antes de fazer novas compras. A renegociação deve ser feita diretamente com a empresa, sem precisar contratar intermediários. A Serasa Experian disponibiliza um serviço pela internet para o consumidor renegociar dívidas atrasadas pela internet. É o Limpa Nome Online. Basta entrar no site www.serasaconsumidor.com.br/limpa-nome-online/, fazer o cadastro e partir para a negociação.

*Serasa Experian


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo