Procon Natal orienta consumidores para compras virtuais na Black Friday 2013Muitos consumidores planejam fazerem suas compras pela internet e aproveitar os descontos |
notícias relacionadas
- 44% dos consumidores vão pesquisar se descontos da Black Friday são reais
- Natal Shopping abrirá às 9h para receber Black Friday
- Semana Black Friday não impulsiona varejo físico e vendas registram queda, aponta indicador do comércio da Serasa Experian
- Serviço online da Serasa ajuda consumidor a não comprar gato por lebre na Black Friday
- Black Friday movimentará R$ 1,2 bilhão no Brasil
- Endividamento de 18 estados e no DF cai em três anos
- Endividamento das famílias aumentou 7,5% em 2013
- Energia e transporte público contêm inflação oficial de 2013, avalia IBGE
- Indústria automobilística fecha 2013 com crescimento de 9,9% na produção
- Taxas de juros para operações de crédito ficam estáveis em novembro
- CDL Natal convoca Coletiva de Imprensa
- Atividade do comércio cresce 1,7% em outubro, aponta Serasa
- Sesiclube sedia competições dos Jogos Escolares da Juventude 2013
- Roteiros potiguares serão divulgados na Ruraltur 2013
- Sistema Fecomércio participa da Ficro 2013
- Primeiro Workshop Liquida Natal 2013 é um sucesso
- Receita libera hoje primeiro lote de restituições do IR 2013
- Sistema Fecomércio lança Palco Giratório 2013 em Natal
- Evento incentiva participação das MPE's nas compras governamentais
- Preços da construção civil sobem 0,73% em fevereiro
- Empregos crescem 129% nas pequenas empresas potiguares
- Receita libera programa gerador do Imposto de Renda 2013
- Volume de vendas pode fechar 2013 com alta de 6,6%
- Carnaval: Comerciantes reclamam do fraco movimento
- Fiart deve movimentar cerca de R$ 5,7 milhões
- Exportação de frango tem queda de 6,7%
- 85,4% as empresas industriais estão dispostas a investir em 2013
- Consumo de energia no RN deve aumentar 6,3% durante o verão
- 2013 começa com muito peso para o bolso
- Abertura do Circuito Verão 2013 apresenta o espetáculo Sua Incelença Ricardo III
- Mega da Virada pagará o maior prêmio da história
Com a promessa de ofertar grandes descontos aos consumidores, a Black Friday 2013 será realizada nesta sexta-feira, 29 de novembro. Muitos consumidores planejam fazerem suas compras pela internet e aproveitar os descontos.
O Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon de Natal), elaborou uma série de dicas para orientar os consumidores e evitar possíveis transtornos e arrependimentos. Segundo o Diretor Geral do órgão, Kleber Fernandes, os consumidores precisam estar atentos e procurar sites confiáveis antes de realizar suas compras.
O Procon Natal orienta que os consumidores só comprem em sites que exponham o número do CNPJ, endereço físico e preferencialmente telefone fixo, para que seja fácil encontrar o fornecedor caso haja algum transtorno.
O órgão municipal recomenda ainda, que o consumidor entre em contato antes de fazer a compra para averiguar se há no Procon alguma reclamação contra a empresa ou o site que se deseja fazer o negócio virtual. Além disso, o consumidor deve salvar ou imprimir todas as "telas" ou passo a passo da compra com o objetivo de se documentar contra possíveis incidentes.
Como atualmente é crescente o número de crimes e fraudes cometidas pela internet, o Procon aconselha que o consumidor realize suas transações comerciais sempre no computador pessoal, em sua residência e nunca em "lan houses" ou computadores de uso coletivo ou públicos.
O Diretor Geral lembra ainda, que o Código de Defesa do Consumidor prevê em seu artigo 49 o direito de arrependimento para compras feitas fora do estabelecimento comercial. Kleber Fernandes afirma, que o consumidor tem até 7 dias para se arrepender da compra e devolver o produto com a restituição do valor pago.
O Procon lembra ainda, que todo produto tem garantia legal de 30 dias para bens não duráveis e 90 dias para produtos duráveis como eletrodomésticos por exemplo, mesmo que o fornecedor diga que não há garantia alguma.
As pessoas que quiserem orientações sobre as compras virtuais e fazer reclamações poderão entrar em contato com o Procon Natal pelos telefones 3232-9050 e 3232-9052 ou se dirigir até a sede do órgão na rua Seridó, 355 no bairro de Petrópolis.
Fonte: Prefeitura de Natal