Mais da metade dos brasileiros admitem comprar por impulso, mostra pesquisaOs produtos mais comprados por impulso nos últimos três meses foram roupas, calçados, eletrônicos e perfumes/cosméticos |
notícias relacionadas
- Um em cada quatro brasileiros desconhece que paga impostos no dia a dia
- Confiança do Comércio tem menor nível desde 2010
- Pesquisa mostra redução de 11 mil empregos no setor de açúcar em 2015
- Comissão da Reforma Política quer limitar atuação dos institutos de pesquisa
- Nove em cada dez consumidores virtuais consultam a internet antes de realizar uma compra
- Vendas a prazo registram queda de 2,03% em março, aponta SPC Brasil
- Carnaval em Natal injetou mais de R$ 54 milhões na economia, diz estudo da Fecomércio
- Sinduscon divulgará nesta sexta nova pesquisa sobre o mercado imobiliário
- Índice de Confiança do Consumidor começa 2015 com queda de 6,7%
- Medo do desemprego no Brasil cai pela 1ª vez desde 2013, revela pesquisa CNI
- Maioria desconhece, mas aprova obras de reestruturação da Avenida Roberto Freire
- Vontade dos filhos pesa para 49% dos pais na decisão das compras de Natal, mostra SPC Brasil
- Institutos federais ofertarão bolsas de pesquisa, inovação e intercâmbio
- Pesquisa Datafolha aponta empate técnico entre Dilma e Marina; Aécio tem 14%
- Pesquisa traça perfil de empreendedores brasileiros no exterior
- Mais de 70% das empresas são abertas por oportunidade
- Brasileiros estão casando-se mais tarde, mostra levantamento do IBGE
- Metade dos brasileiros já pagou por um produto que nunca usou, revela estudo do SPC Brasil
- Procon Natal constata variação de preço nos combustíveis
- Quase 40% da população brasileira ainda não possui conta em banco
- Famílias menos dispostas para o consumo em abril, aponta pesquisa
- Inflação do aluguel sobe para 0,42% na primeira prévia de abril
- Curso técnico aumenta renda em 24%
- Mais de 76% dos brasileiros desejam abrir o próprio negócio
- Natalense pretende gastar em média R$ 124,56 com produtos de Páscoa, diz IPDC Fecomércio
- Cai a ociosidade na indústria, informa CNI
- Intenção de consumo das famílias tem queda de 3,8%
- Páscoa deve contratar 73 mil trabalhadores temporários
- Mulheres comandam maioria dos pequenos negócios no NE
- Endividamento das famílias fica estável em novembro
- Economia informal brasileira fica estagnada em 2012, aponta pesquisa
- Diesel e etanol registram aumento, segundo pesquisa do Procon Natal
- Quase 70% dos natalenses vão comprar presentes para os pais e gasto médio deve superar os R$100,00
- Cesta básica registra redução média de 1,44% em julho
- Varejistas estão menos otimistas com o faturamento no Dia dos Pais, aponta pesquisa
- Senai realiza pesquisa para criar tamanho padrão de roupas
- Cai preço da gasolina e do etanol e aumenta preço do diesel
- Construção civil no Rio Grande do Norte manteve-se retraída em maio
- Consumidores brasileiros estão entre os mais confiantes do mundo
- Setor de flores deve faturar R$ 11,8 milhões até 2017
- Pesquisa indica que faturamento do varejo nesta Páscoa será superior ao de 2011
- Vendas de material de construção crescem 15% em março
- Confiança do consumidor atinge maior nível desde julho de 2011
- Pescado está 12,44% mais caro este ano
- Inadimplência do consumidor recua 1,3%
- Pesquisa revela aumento na taxa de juros do cheque especial
- Produção industrial recua 2,1% na primeira medição do ano, segundo IBGE
- Cresce a participação de trabalhadores com mais de 50 anos no mercado de trabalho
- Turista que visita Natal é casado, viaja em família e gasta em média R$ 220 por dia, segundo pesquisa
- Fecomércio cancela coletiva para divulgar perfil do turista que visita Natal
- Empresários do comércio iniciam o ano menos confiantes, aponta pesquisa
- Rede irá ligar centros de pesquisas em energia eólica
- Produtos da ceia natalina estão 1,91 % mais baratos esta semana
- Intenção de consumo das famílias cai 0,2% entre novembro e dezembro
- Empresa vai realizar Plano de Desenvolvimento para o Turismo de Natal
- Produtos da mesa natalina estão 5,43% mais caros que em 2010
- Sinduscon irá divulgar pesquisas com intenção de votos para Natal
- Compras de fim de ano mais tranquilas
- Brasileiros mantêm otimismo em relação à situação socioeconômica do país
- Pesquisa revela vontade de crescer do empreendedor individual
- Crise afeta recuperação de empregos no mundo com 200 milhões de desempregados
- Carnes e combustíveis pressionam preços no varejo, aponta Fecomercio
- Cepal prevê aumento do superávit comercial na América Latina e Caribe apesar da crise
- Diminui o ritmo de inflação na construção civil, indica FGV
- Classe C estimula expansão do setor de moda no Rio de Janeiro
- Pesquisa mostra que saúde e segurança são os setores mais mal avaliados do governo
- Cai expectativa da indústria para exportações neste mês de julho
- Juros do cheque especial e do empréstimo pessoal aumentam em julho
- Vendas no varejo têm queda de 0,2% em abril, após 11 meses de alta
A maioria dos brasileiros (52% do total de entrevistados) fez alguma compra por impulso nos três últimos meses. É o que revela pesquisa feita em todo o país por meio do portal de educação financeira Meu Bolso Feliz, divulgada hoje (13) pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Foram ouvidas 694 pessoas sobre a relação dos consumidores brasileiros com o uso do crédito e as compras por impulso.
Os produtos mais comprados por impulso nos últimos três meses foram roupas (29%), calçados (19%), eletrônicos e celulares (18%) e perfumes/cosméticos (12%). Por impulso, as mulheres compraram mais roupas (33%) e calçados (19%), enquanto os homens compraram mais eletrônicos e celulares (26%) e roupas (24%). A principal justificativa dada pelos consumidores foram os descontos e as promoções.
O local onde as pessoas mais compram por impulso é o shopping center: 35% do total de entrevistados disseram que as compras supérfluas foram feitas em shoppings, seguido por 23% que informaram fazer isso por meio das lojas virtuais.
"Às vezes parece imperceptível, mas fatores psicológicos, subjetivos e emocionais exercem muita influência nas decisões financeiras. Por uma questão de status, algumas pessoas compram desmesuradamente apenas para impressionar a família, os amigos e até mesmo o vendedor da loja, para alimentar a autoestima. Sem planejamento, essas pessoas adquirem produtos supérfluos e acabam se endividando excessivamente", disse José Vignoli, educador financeiro do portal Meu Bolso Feliz.
A pesquisa também apontou que 45% dos entrevistados não enfrentariam grandes problemas ao pagar tudo à vista. No entanto, um quarto dos consumidores admitiu que não conseguiria comprar sem parcelar. O crédito é visto como algo positivo para a maior parte dos consumidores ouvidos pela pesquisa. Para 52% dos brasileiros, o crédito é sinônimo de algo positivo porque ajuda a realizar sonhos. Para 30%, é bom porque ajuda em momentos de emergência e para 7% é algo ruim porque incentiva o descontrole.
Um em cada três consumidores ouvidos pela pesquisa demonstrou falta de planejamento com suas compras: 35% deles admitiram não ter o hábito de olhar o extrato bancário antes de fazer uma compra parcelada e 12% chegam a incorporar o limite do cheque especial e do cartão de crédito ao orçamento disponível para ser gasto no mês.
"O cheque especial só deve ser usado em casos emergenciais, não como fonte de renda para gastos mensais. Já o cartão de crédito transmite à pessoa a falsa sensação de não estar gastando. Esse é um dos grandes perigos para quem não está maduro o suficiente para lidar com o crédito de maneira correta. É fundamental sempre checar na fatura o valor total das compras antigas antes de se fazer uma nova dívida no cartão", disse Vignoli.
Fonte: Agência Brasil