Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

02/12/2014 10h23

Agendamento para o Supersimples pode ser feito até dezembro

Simulador disponibilizado pelo Sebrae no Rio Grande do Norte indica qual a melhor opção de carga tributária para empresários

notícias relacionadas

A partir de janeiro, profissionais liberais da área de serviço, como médicos, dentistas, contadores, arquitetos e administradores, terão a possibilidade de optar pelo Simples Nacional como regime de tributação. A opção diferenciada de imposto para micro e pequenas empresas unifica até oito impostos em um único boleto e reduz, em média, 40% da carga tributária. Mas é preciso verificar se é viável ou não aderir ao sistema simplificado. Isso porque, em alguns casos, o empreendedor pode acabar pagando mais imposto se optar pelo Supersimples.

Para os profissionais interessados em saber qual a melhor modadlidade de tributação, o Sebrae no Rio Grande do Norte coloca à disposição dos empresários um simulador que verifica se é vantajoso optar  pelo Simples ou optar por outro tipo de lucro, que também pode ser nas categorias real, presumido ou arbitrado.

A ferramenta está disponível nas unidades do Sebrae e faz a simulação de mudança gratuitamente. “É importante que, caso o empresário tenha interesse, venha ao Sebrae junto com seu contador realizar a simulação ou o agendamento da mudança do regime de tributação, que só passará a valer a partir de 2015”, esclarece o gerente da Unidade de Orientação Empresarial, Edwin Aldrin.

Para os empresários interessados, o pedido de migração de regime já está aberto e pode ser agendado até o último dia útil de dezembro. Já para as empresas que exercem as novas atividades autorizadas pela Lei Complementar 147/2014, a solicitação pelo Supersimples poderá ser feita entre do início até o último dia útil de janeiro de 2015.

Exemplo de quem simulou e optou pela mudança de carga tributária é o de Josy Macedo, que tem uma empresa na área de instrutoria e consultoria e é optante pelo lucro presumido. Ao realizar a simulação, ela percebeu que, optando pelo modelo de tributação Simples, a empresa pagaria um valor de alíquota sobre o faturamento 0,6% maior, porém economizaria 5% sobre todo o faturamento por não precisar recolher o imposto pelo trabalho da sócia para o INSS. 

Para os empresários que já decidiram optar pelo Supersimples, o agendamento pode ser feito diretamente no portal do Simples Nacional, mantido pela Receita Federal, via http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Default.aspx.

*Fonte: Sebrae/RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo