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09/09/2015 13h46 - Atualizado em 09/09/2015 13h48

Empresas do NE ofertam serviços e produtos ao mercado externo

A meta do Encontro Internacional de Negócios do Nordeste (EINNE) é movimentar R$ 10 milhões em negócios entre 200 empresas da região e de outros países.

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As empresas nordestinas que têm foco na exportação terão a oportunidade de apresentar seus produtos e serviços a grupos estrangeiros, durante o Encontro Internacional de Negócios do Nordeste (Einne). O evento será realizado no período de 30 de setembro a 02 de outubro, no hotel Holliday Inn Natal, na capital potiguar. O Einne, que chega a sua 18ª edição, é o maior evento de aproximação comercial internacional do Nordeste, reunindo grandes compradores do Brasil e do mundo para negociar com fornecedores de diversos segmentos e de todo o Nordeste.

Cerca de 200 empresas da região estarão presentes ofertando seus produtos e serviços dentro de um modelo de rodada de negócios. Os segmentos que serão contemplados nesta edição do encontro são: fruticultura, turismo, alimentos, bebidas e cosméticos, moda, casa e decoração e startups.

O foco principal do evento é contribuir para a inserção dos pequenos negócios no mercado internacional, seja por meio de um intercâmbio de inovações e tecnologias, do aumento das exportações nordestinas ou prospecção de novos insumos e matérias-primas. O Einne foi criado no Ceará, no ano de 1998, tendo 14 edições realizadas naquele Estado, quando em 2011 tornou-se itinerante, ocorrendo também no Pernambuco e na Bahia.

O trabalho de aproximação comercial realizado pelo Sebrae através do encontro tornou o evento uma referência no Brasil, fortalecendo sua presença no circuito dos grandes eventos internacionais do país. O Sebrae desenvolve um trabalho prévio de capacitação junto às empresas ofertantes. Na fase de preparação para o encontro, são realizadas consultorias e oficinas nas quais são trabalhados aspectos do mercado internacional. Assim, é possível gerar oportunidades de negócio tanto para os potenciais compradores, quanto para os potenciais fornecedores que participarem do Einne.

Capacitação

Para preparar os empresários, o Sebrae de vários estados ofertam capacitações para os interessados. É o caso do Sebrae no Piaui, onde foi uma oficina prática sobre comércio exterior para os empresários que já estão inscritos no encontro. Durante a oficina, os participantes receberam dicas de como participar de uma rodada de negócios, aprenderam como funciona o programa Exportar Fácil dos Correios, e sobre logística, além de conhecerem as linhas de financiamento do Banco do Brasil. O objetivo foi promover uma troca de experiências entre os participantes no que se refere a processo de exportação.

O Hotel Casa de Santo Antônio marcará presença nessa edição do Einne, em Natal. De acordo com a representante comercial do hotel, Bruneilde Horta, esse encontro é uma oportunidade de ampliar os negócios. “Nossa expectativa é aumentar nossa rede de relacionamento e trocar experiências sobre o segmento de turismo e hotelaria. Durante o encontro, divulgaremos para outros empresários os serviços diferenciados de hospedagem e a culinária que oferecemos aos nossos clientes”, destaca Bruneilde. O empreendimento tem sede em Parnaíba, município distante 318 quilômetros ao norte de Teresina.

Acesso a mercados

O Sebrae desenvolve outros programas e ações para empresários que desejam entrar em novos mercados e comercializar seus produtos para clientes do Brasil e do exterior. O Comércio Brasil, por exemplo, visa incentivar a aproximação comercial entre as micro e pequenas empresas e os canais de comercialização, sejam eles atacado, varejo ou representação comercial.

As empresas participantes são atendidas por agentes de mercado, que são consultores especializados em comércio. Os agentes contribuem na disseminação de informações, que podem ser úteis na tomada de decisão dos empresários, identificando novas oportunidades e auxiliando na expansão dos negócios. Dessa forma, as MPE realizam alianças e parcerias que incrementam seu faturamento.

Os pequenos negócios dos setores industrial, comercial e agrícola, inclusive cooperativas e associações, são públicos-alvo do programa. O Sebrae promove as rodadas de negócios e também faz o monitoramento de todo o processo de compra e venda entre os empresários.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias RN


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