Empresas do NE ofertam serviços e produtos ao mercado externoA meta do Encontro Internacional de Negócios do Nordeste (EINNE) é movimentar R$ 10 milhões em negócios entre 200 empresas da região e de outros países. |
notícias relacionadas
- Analistas dizem que investigação de empresas impacta economia, mas é necessária
- Puxada por microempreendedor, criação de empresas foi recorde em janeiro
- Exportações potiguares crescem 30% nos oito primeiros meses
- Inadimplência das empresas tem alta de 16,1% em agosto, revela Serasa Experian
- Exportações de algodão renderam ao Brasil US$ 428,117 neste ano
- Exportações brasileiras crescem 23,4% na terceira semana de julho
- Encontro de Governadores: Robinson Faria propõe investimentos federais no RN
- Fundo de Energia do Nordeste poderá movimentar até R$ 26 bi em financiamentos
- Acordo acelera exportação agropecuária para Europa
- Brasil aguarda liberação da exportação de carne para conquistar mercado chinês
- Exportações de café aumentam em receita e volume no País
- Exportações do RN cresceram 10,6% em abril
- Economia do NE será pauta dos ministros no Encontro de Governadores
- Exportações devem ser o foco das montadoras
- Indústrias potiguares dão exemplo de uso racional de energia elétrica
- Demanda de empresas por crédito aumenta 12,3% de dezembro para janeiro
- Plano nacional de exportações será lançado em março
- MEI deve apresentar declaração de faturamento para evitar multas
- Pequenas empresas arrecadam mais 7,23% em 2014 e geram 3,5 milhões de novas vagas em 4 anos
- Exportações do RN crescem 6% em dezembro de 2014, comparadas com o mesmo mês de 2013
- Regularização empresarial aumenta 24,7% no Rio Grande do Norte
- Estudo aponta negócios promissores para 2015
- Nova certificação da Receita favorece atração de investimentos para o Brasil, avalia CNI
- Espaço Empresarial realiza “Terça de Crédito” FIERN/CAIXA
- Agendamento para o Supersimples pode ser feito até dezembro
- Pedidos de falência registram queda de 1,4% no acumulado do ano, diz Boa Vista SCPC
- Arrecadação das pequenas empresas acumula 127,6 milhões no RN
- Número de novas empresas no Brasil registra alta de 4% em setembro
- Reduzir custos é desafio para crescimento das exportações, diz presidente da AEB
- Em 15 anos, matérias-primas dobram presença nas exportações e viram maioria
- Pequenas empresas do RN geram R$ 12,5 milhões em maio
- Pequenas empresas geram R$ 12,8 milhões para cofres do RN
- Geração de empregos formais em fevereiro foi recorde no Sul e no Nordeste
- Receita lança aplicativo que permite consulta a cadastro de empresas
- Lei anticorrupção ainda gera muitas dúvidas nas empresas
- Secretários pregam integração e divulgação do turismo do Nordeste
- Receita atribui crescimento da arrecadação à lucratividade das empresas
- RN será o primeiro a receber o Salão de Turismo da Rota 101 Nordeste
- Governo dará ajuda de R$ 425 milhões a produtores de etanol do Nordeste
- Trigo custa até 20% mais caro na região NE
- “Não adianta chorar com a seca, temos que apresentar uma agenda positiva”, disse coordenador do Enel
- Natal sedia evento de ceramistas do Nordeste
- RN estará presente na mais tradicional feira de turismo do Nordeste
- Mulheres comandam maioria dos pequenos negócios no NE
- Secretários de Turismo do RN, PB e PE discutem criação da Rota 101 Nordeste
- Incêndio em equipamento provocou blecaute no Norte e Nordeste do país
- Conab aumenta fluxo de remoção de milho para o Nordeste
- Ideli diz que dívidas de produtores rurais até R$ 100 mil serão renegociadas
- Chesf terá que pagar multa de R$ 32,3 milhões por apagão de 2011
- Expofruit 2012 debate alternativas para conviver com a seca
- Seca: Agricultores do Rio Grande do Norte são pegos de surpresa
- RN é 5º Estado do Nordeste com maior volume de financiamento do BNB
- Produção industrial no Nordeste tem queda de 4,7% em 2011
- Almoçar em restaurante self service custa em média R$ 22,53 no NE
- Consumidores do NE lideram busca por crédito
- Brasil volta a registrar superávit na balança comercial
- Vivo lança a rede 1.800 MHz no Nordeste e anuncia promoção
- Varejo potiguar abre segundo semestre com alta de 6,2% e média anual de 7% de incremento
- Safra 2011: vinicultor do NE investe no “bem-estar” dos funcionários
- Microempresários potiguares são beneficiados com investimentos do BNB
- Presidenta Dilma recebe governadores do Norte/Nordeste
- Reforma Tributária: Governadores do Norte e Nordeste se reúnem em Brasília
- CTI Nordeste já confirma presença de 400 participantes na BNTM em Natal
- RN foi o estado que ficou mais tempo sem energia
As empresas nordestinas que têm foco na exportação terão a oportunidade de apresentar seus produtos e serviços a grupos estrangeiros, durante o Encontro Internacional de Negócios do Nordeste (Einne). O evento será realizado no período de 30 de setembro a 02 de outubro, no hotel Holliday Inn Natal, na capital potiguar. O Einne, que chega a sua 18ª edição, é o maior evento de aproximação comercial internacional do Nordeste, reunindo grandes compradores do Brasil e do mundo para negociar com fornecedores de diversos segmentos e de todo o Nordeste.
Cerca de 200 empresas da região estarão presentes ofertando seus produtos e serviços dentro de um modelo de rodada de negócios. Os segmentos que serão contemplados nesta edição do encontro são: fruticultura, turismo, alimentos, bebidas e cosméticos, moda, casa e decoração e startups.
O foco principal do evento é contribuir para a inserção dos pequenos negócios no mercado internacional, seja por meio de um intercâmbio de inovações e tecnologias, do aumento das exportações nordestinas ou prospecção de novos insumos e matérias-primas. O Einne foi criado no Ceará, no ano de 1998, tendo 14 edições realizadas naquele Estado, quando em 2011 tornou-se itinerante, ocorrendo também no Pernambuco e na Bahia.
O trabalho de aproximação comercial realizado pelo Sebrae através do encontro tornou o evento uma referência no Brasil, fortalecendo sua presença no circuito dos grandes eventos internacionais do país. O Sebrae desenvolve um trabalho prévio de capacitação junto às empresas ofertantes. Na fase de preparação para o encontro, são realizadas consultorias e oficinas nas quais são trabalhados aspectos do mercado internacional. Assim, é possível gerar oportunidades de negócio tanto para os potenciais compradores, quanto para os potenciais fornecedores que participarem do Einne.
Capacitação
Para preparar os empresários, o Sebrae de vários estados ofertam capacitações para os interessados. É o caso do Sebrae no Piaui, onde foi uma oficina prática sobre comércio exterior para os empresários que já estão inscritos no encontro. Durante a oficina, os participantes receberam dicas de como participar de uma rodada de negócios, aprenderam como funciona o programa Exportar Fácil dos Correios, e sobre logística, além de conhecerem as linhas de financiamento do Banco do Brasil. O objetivo foi promover uma troca de experiências entre os participantes no que se refere a processo de exportação.
O Hotel Casa de Santo Antônio marcará presença nessa edição do Einne, em Natal. De acordo com a representante comercial do hotel, Bruneilde Horta, esse encontro é uma oportunidade de ampliar os negócios. “Nossa expectativa é aumentar nossa rede de relacionamento e trocar experiências sobre o segmento de turismo e hotelaria. Durante o encontro, divulgaremos para outros empresários os serviços diferenciados de hospedagem e a culinária que oferecemos aos nossos clientes”, destaca Bruneilde. O empreendimento tem sede em Parnaíba, município distante 318 quilômetros ao norte de Teresina.
Acesso a mercados
O Sebrae desenvolve outros programas e ações para empresários que desejam entrar em novos mercados e comercializar seus produtos para clientes do Brasil e do exterior. O Comércio Brasil, por exemplo, visa incentivar a aproximação comercial entre as micro e pequenas empresas e os canais de comercialização, sejam eles atacado, varejo ou representação comercial.
As empresas participantes são atendidas por agentes de mercado, que são consultores especializados em comércio. Os agentes contribuem na disseminação de informações, que podem ser úteis na tomada de decisão dos empresários, identificando novas oportunidades e auxiliando na expansão dos negócios. Dessa forma, as MPE realizam alianças e parcerias que incrementam seu faturamento.
Os pequenos negócios dos setores industrial, comercial e agrícola, inclusive cooperativas e associações, são públicos-alvo do programa. O Sebrae promove as rodadas de negócios e também faz o monitoramento de todo o processo de compra e venda entre os empresários.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias RN