Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

24/06/2015 08h26

Cresce número de brasileiros que querem ter o próprio negócio, revela pesquisa

Segundo a pesquisa, 28% dos brasileiros querem empreender atualmente

notícias relacionadas

Pesquisa divulgada nesta terça-feira (23) pelo Instituto Data Popular revela que 38,5 milhões de brasileiros têm intenção de abrir o próprio negócio. Segundo a pesquisa, 28% dos brasileiros querem empreender atualmente – em 2013, o percentual era de 23%.

De acordo com o levantamento, 78% das pessoas que querem empreender já se preparam para abrir o próprio negócio: 38% pesquisam a área em que desejam atuar, 28%  guardam dinheiro para investir e 12% se aperfeiçoam em cursos e estudos.

O presidente do Data Popular, Renato Meirelles, disse que o achatamento do salário impulsiona na pessoa a vontade de ser dona do próprio negócio. “Os brasileiros enxergam no empreendedorismo uma iniciativa para garantir mais renda e um bom futuro para a família.”

A pesquisa mostra que a possibilidade de ganhar mais, crescer profissionalmente e não ter chefe são os principais motivos que incentivam a abertura do próprio negócio. “É muito comum as pessoas empregarem parentes, amigos ou vizinhos e abrirem o negócio no bairro onde moram, o que contribui para fortalecer a economia local”, acrescentou Meirelles.

Conforme a pesquisa, a Região Norte é a que concentra o maior percentual de pessoas com vontade de empreender (55%), seguida do Nordeste (33%), Sul (26%), Centro-Oeste (24%) e Sudeste (24%). Entre os interessados em empreender, 53% são homens e 47% mulheres; 50% são da classe média, 28%, da alta e 22%, da baixa; 54% têm entre 18 e 35 anos, 19% entre 36 e 45 anos e 27% têm mais de 46 anos; 50% têm ensino fundamental, 37% têm ensino médio e 13% têm curso superior.

 

Fonte: Agência Brasil


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo