Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

17/01/2011 15h47

Desvalorização do dólar leva turistas brasileiros às compras nos EUA

Entre as cidadas americanas mais visitadas estão Nova York, Miami e Orlando.

notícias relacionadas

A valorização do real e a queda acentuada do dólar têm levado os brasileiros às compras fora do país. Tendo os Estados Unidos como principal destino neste fim de ano, os turistas brasileiros não vêm economizando nos gastos com diversos produtos, que vão de roupas de marca e calçados, a relógios e eletrônicos.

Entre as cidades americanas mais visitadas estão Nova York, Miami e Orlando. Segundo informações da Agência Brasileira das Agências de Viagens (Abav), a estimativa era de que até 31 de dezembro, 1,2 milhão de brasileiros teriam visitado os Estados Unidos, um número recorde. Viagens que além do passeio, têm as compras como foco.

De janeiro a setembro de 2010, os gastos dos brasileiros com compras e turismo somaram US$ 11,5 bilhões ou R$ 19,5 bilhões, segundo as contas do economista-chefe da LCA Consultores, Braulio Borges, feitas a partir dos dados do Banco Central (BC). A cifra é a maior desde 1947 e eqüivale a quase 20% da receita do varejo da Região Metropolitana de São Paulo prevista para 2010.

"O gasto, na prática, deve ser ainda maior porque cada turista pode levar US$ 10 mil em dinheiro, sem declarar" observa o economista. Ele ressalta que o principal destino desse desembolso registrado nas estatísticas do BC é os Estados Unidos.

O diretor da Arituba Turismo, Abdon Gosson, reforça a escolha dos EUA como destino de compras e cita o exemplo do shopping Premium Outlets, de Orlando, que coloca os brasileiros como responsáveis por 70% das compras do local nos meses de novembro e dezembro de 2010.

Em outro shopping, o Bal Harbor, de Miami, Gosson ressalta que o número é ainda maior. "De julho para cá, de 80% a 90% das compras foram feitas por brasileiros", conta. No carrinho de compras, o diretor da Arituba Turismo destaca a opção por marcas famosas que costumam ter preços salgados no Brasil. "São marcas como Gucci, Louis Vitton e Armani. Lá pode-se compras três peças pelo valor de uma aqui".

Entre 2009 e 2010, o crescimento no consumo dos brasileiros nos EUA foi inferior apenas ao dos sul-coreanos. O aumento, de acordo com a Agência para a Indústria do Turismo e Viagem dos EUA, foi de 37% entre os brasileiros turistas e residentes no país. Entre os originários da Coréia do Sul, o crescimento do consumo alcançou 50%.

No ranking das agências de turismo, a Argentina aparece como o segundo maior destino de viagem dos brasileiros. Cerca de um milhão de turistas visitariam o país até o fim de 2010, também tendo as compras como ponto forte.

Com informações da Abav/RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo