Varejo potiguar começa o ano faturando mais que nos dois primeiros meses de 2013 e tem alta de 10,2%Segundo o IBGE, vendas no RN, que já haviam crescido 6,6% em janeiro, acumulam aumento de 16,8% no primeiro bimestre deste ano |
notícias relacionadas
- 7 Dicas para lojas virtuais aproveitarem a Copa
- Varejo terá perda de R$ 3,07 bilhões com feriados de abril
- Varejo Restrito freia desempenho do comércio do RN em agosto, mas alta ainda fica em 6,5%
- Faturamento do varejo na Páscoa deve crescer 4,9%
- Supermercados, combustíveis e livrarias puxam vendas de janeiro no RN
- Volume de vendas pode fechar 2013 com alta de 6,6%
- Setor automotivo espera crescimento menor para 2013
- Vendas do comércio têm melhor resultado desde 2008
- Vendas no RN sobem 12% em novembro
- Para as papelarias, vendas de janeiro representam 70% das vendas anuais
- Comércio pode fechar 2012 com alta de 9,1%
- Varejo fecha 2012 com alta de 6,4%
- Vendas do varejo tem 5ª alta seguida
- Movimento no varejo tem alta 2,3%
- Bom desempenho do varejo deve prosseguir até fim do ano
- Faturamento com o Dia das Crianças deve ser igual ao de 2011
- Vendas no varejo registram alta de 1,4% em julho
- Vendas do primeiro semestre fecham com alta de 5,6%
- Varejistas estão menos otimistas com o faturamento no Dia dos Pais, aponta pesquisa
- Varejo potiguar registra alta tímida em abril
- Convênio amplia crédito para pequenos negócios do varejo
- Varejo: 43% acreditam que seus negócios crescerão nos próximos anos
- CDL Natal participa de Feira Mundial do Comércio
- Vendas no varejo registra terceira alta consecutiva
- Sebrae lança cursos online gratuitos para varejistas
- Varejistas esperam o melhor Dia dos Namorados em cinco anos
- Varejo tem recuperação em março e vendas crescem 1,2%
- Varejo espera quase dobro de alta nas vendas desta Páscoa, diz CNDL
- Aquecimento do setor turístico faz comércio do RN dobrar aumento de vendas em janeiro
- Volume de vendas do varejo potiguar cresceu 5,4% em dezembro
- Atividade do Comércio cresceu 10,3% no ano passado
O início da recuperação do setor turístico potiguar - que em janeiro deste ano registrou um movimento bem superior ao mesmo mês do ano passado - o aquecimento esperado para um ano de Copa do Mundo e, ainda, o maior volume de investimentos públicos, injetando dinheiro novo na economia, fizeram com que o varejo potiguar tivesse em 2014 um primeiro bimestre bem melhor que em 2013.
O IBGE divulgou nesta terça-feira, 15, os dados do volume de vendas relativos a fevereiro. No mês, o Comércio Varejista Ampliado do RN emplacou alta de 10,2%, o melhor segundo mês do ano desde 2011 (ver tabela). No somatório dos dois primeiros meses (em janeiro a alta registrada foi de 6,6%) o primeiro bimestre de 2014 acumula alta de 16,8% nas vendas, um resultado acima dos 13,8% registrados no mesmo período de 2013.
"Registrar uma alta acima de 10% é extremamente positivo. Nossa média de crescimento ficou bem maior que a média nacional (que foi de 6,5% no mês de fevereiro). Ainda é muito cedo para dizer que temos uma tendência consistente, mas estes números do primeiro bimestre são, sim, bem animadores", afirma o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN, Marcelo Queiroz.
O crescimento do chamado "Comércio Varejista" que desconsidera os setores de "Veículos e Peças" e o de "Materiais de Construção", ficou bem próximo do índice geral (Varejista Ampliado), emplacando no RN, em fevereiro, alta de 10,1%. "Esta proximidade entre os dois índices (Varejista e Varejista Ampliado) mostra que não houve uma queda expressiva nestes dois segmentos (Veículos e Materiais de Construção), que têm bom valor agregado e são indicadores importantes da atividade econômica de um estado", diz Queiroz.
Entre os segmentos que registraram as maiores altas nas vendas em fevereiro de 2014 estão, por exemplo, o de Outros artigos de uso pessoal e doméstico, que registrou expansão no volume de vendas de 17,2%. Este segmento representa cerca de 23% do faturamento do varejo potiguar.
Incluem-se nesta atividade, por exemplo, as lojas de departamentos.
A atividade de Materiais de Construção, com crescimento de 16,6% em fevereiro deste ano em relação ao mesmo mês do ano anterior, exerceu o segundo maior impacto na formação da taxa geral do varejo (22,6%).
A atividade de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, que registrou crescimento de 15,2%, em relação ao ano anterior, apresentou a terceira maior contribuição.
A quarta maior contribuição à taxa global do varejo em fevereiro coube à atividade de Móveis, com alta de 14,4%, seguida pelo segmento de Combustíveis e lubrificantes (13,5%).
"Esperamos e precisamos agora trabalhar, muito, para consolidar este movimento de crescimento das nossas vendas. Com ele virão mais empregos e uma atividade econômica mais pujante, afinal o Comércio e os Serviços representam nada menos que 40,56% do nosso PIB e 46,5% dos empregos formais deste estado", finaliza Marcelo Queiroz.
Fonte: Fecomércio RN