Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

30/05/2011 09h03 - Atualizado em 31/05/2011 15h37

Varejistas esperam o melhor Dia dos Namorados em cinco anos

Com a economia aquecida, varejistas esperam aumentar seu faturamento no Dia dos Namorados 2011.

notícias relacionadas

A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia dos Namorados 2011 apurou que 57% dos principais executivos do varejo nacional esperam aumentar seu faturamento, na comparação com a mesma data de 2010, quando 54% dos varejistas tinham a mesma percepção. Esta é a maior parcela de otimistas para o Dia dos Namorados desde 2006, quando essa data foi avaliada pela primeira vez. Em 2011, 30% esperam manter o faturamento verificado no ano passado e 13% acreditam em queda.

Na abordagem por porte, 75% das grandes empresas do varejo apostam em crescimento do faturamento na data, na comparação com 2010. Nessa mesma direção, são 65% dos entrevistados na média empresa e 57% nas pequenas.

Na análise regional, Centro-Oeste tem a maior parcela de varejistas que esperam ampliar seu faturamento na data, são 65%. Na sequência estão Nordeste com 62% dos varejistas; Sudeste com 56%; Sul com 53% e Norte com 44%.

A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial para o Dia dos Namorados 2011 entrevistou 1.015 empresas, em todo o Brasil, e foi a campo de 9 a 16 de maio deste ano.

Gasto com presentes

Para os varejistas de todo o país, 27% dos consumidores gastarão até R$ 50 com o presente do Dia dos Namorados; 39% entre R$ 51 e R$ 100; 25% entre R$ 101 e R$ 200; 6% entre R$ 201 e R$ 300; 2% entre R$ 301 e R$ 500 e 1% com gastos acima de R$ 500. É a primeira vez que a faixa de valores dos presentes é levantada para a data.

Os namorados do Norte gastarão mais com presentes. A região tem a maior parcela de varejistas (25%) do país apostando em presentes acima de R$ 201.

Presentes

Neste Dia dos Namorados, os varejistas apontam que os presentes mais ofertados serão roupas, sapatos e acessórios 29%; perfumaria e cosméticos 22%; celular e smartphone 19%; flores 12%; chocolates e doces 6%; joias e relógios 5%; eletrônicos 3%; títulos em Blu-Ray, DVD, CD e livros 1%; eletrodomésticos 1%; refeição comemorativa em restaurante 1% e viagem 1%.

No Dia dos Namorados 2010, os presentes mais demandados foram roupas, sapatos e acessórios 22%; perfumaria e cosméticos 19%; celular e smartphone 25%; flores 15%; chocolates e doces 5%; joias e relógios 5%; eletrônicos 4%; títulos em Blu-Ray, DVD, CD e livros 1%; eletrodomésticos 1% e outros 3%.

Composição das vendas

Neste Dia dos Namorados, 46% das vendas serão à vista e 54% a prazo. Na mesma data de 2010, esta relação era 51% e 49%, respectivamente.

Meios de Pagamento

Neste Dia dos Namorados, as vendas à vista serão compostas 38% em dinheiro; 26% em cartão de crédito; 19% em cartão de débito; 15% em cheque; 1% em cartão da própria loja e 1% em outros. Nas vendas a prazo, 51% em cartão de crédito parcelado; 25% em cheque pré-datado; 17% em financiamento ou crediário; 3% em cartão de débito parcelado; 2% em cartão da própria loja parcelado e 2% em outros.

No Dia dos Namorados 2010, as vendas à vista foram realizadas 41% em dinheiro; 23% em cartão de crédito; 18% em cartão de débito; 16% em cheque; 1% em cartão da própria loja e 1% em outros. Nas vendas a prazo, 41% foram feitas em cartão de crédito parcelado; 32% em cheque pré-datado; 18% em financiamento ou crediário; 4% em cartão da própria loja parcelado; 3% em cartão de débito parcelado e 2% outros.

Perfil do parcelamento

Realizado pela primeira vez para o Dia dos Namorados, o perfil do parcelamento das vendas a prazo é o seguinte: cheque pré-datado em até quatro parcelas e cartão de crédito, financiamento e crediário em até seis pagamentos.

Fonte: Serasa Experian


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo