Prefeitura do Natal - 02/12/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

20/04/2015 08h30 - Atualizado em 20/04/2015 09h09

Metade do empresariado potiguar espera faturar mais até maio

O comércio espera o aumento das vendas em função do Dia das Mães

notícias relacionadas

As vendas no período da Páscoa e a proximidade da segunda melhor data comemorativa para o comércio, o Dia das Mães, elevaram o nível de otimismo do empresariado potiguar. 50% dos donos de micro e pequenas empresas do estado esperam faturar mais até o fim de maio. Outros 34% devem manter a estabilidade nas receitas e apenas 17% acreditam que terão redução no intervalo que envolve os meses de março, abril e maio. As expectativas integram o Indice de Confiança dos Pequenos Negócios (ICPN), que neste mês voltou a subir e atingiu 96 pontos, percentual equivalente ao da região Nordeste e dois pontos maior que a média nacional.

O ICPN é calculado mensalmente pelo Sebrae em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), e divulgado com base em informações apuradas no mês anterior. O indicador funciona como um sinalizador do humor do empresário e aponta um direcionamento da economia. O índice varia em uma escala que vai de 0 a 200. Acima de 100, o indicador revela tendência de expansão das atividades, enquanto abaixo desse valor direciona para possível retração. O intuito da pesquisa é medir o impacto da conjuntura econômica nos pequenos negócios e as expectativas dos empreendedores.

No mês anterior, o ICPN do Rio Grande do Norte havia registrado uma retração brusca e caído 19 pontos. O avanço de seis pontos revela indícios de recuperação das atividades em território potiguar. Apesar de ter se equiparado ao mesmo patamar de estados da região, como Pernambuco, Piauí e Sergipe (todos ficaram com 96 pontos em abril), a maior evolução do nível de confiança foi do estado. O Maranhão teve o maior índice do Nordeste - o ICPN ficou em 102 pontos -, seguido da Bahia, com 99 pontos. O menor índice, no entanto, foi registrado em Alagoas (89 pontos).

A confiança calculada pelos especialistas se revela entre empresários, como Marcella Rodrigues,  que é sócia proprietária de uma loja de produtos naturais, a Farmeria, juntamente com Felipe Rodrigues. Ela abriu o negócio há quatro meses motivada pelo crescimento da demanda por produtos naturais. A empreendedora espera aumento nas vendas, e consequentemente no faturamento, em função do Dia das Mães. A estratégia para garantir esse aumento é elaborar kits diferenciados e personalizados para as datas comemorativas. “A expectativa é sempre de boas vendas devido ao Dia das Mães. Mesmo não tendo parâmetro no compativo com o ano passado, porque abrimos recentemente, temos registrado um crescimento mês a mês”, diz.

Postos de trabalho

A pesquisa também revelou que, em relação à contratação de pessoal, cenário não deve alterar muito mesmo com a perspectivas de boas vendas. De acordo com estudo do Sebrae e da Fipe, 83% do empresariado potiguar vão manter o mesmo quadro de funcionários no trimestre que termina em maio. Apenas 10% preveem abertura de novas vagas e 6% pensam em demissões.

No comparativo com o mesmo período do ano passado, o ICPN do Brasil caiu em média 17 pontos. Ainda em âmbito nacional, o setor industrial foi o que apresentou maior tendência de expansão das atividades. O ICPN do segmento atingiu 97 pontos. Já a construção civil  ficou na segunda posição, com 96 pontos, seguida do setor de serviços (95 pontos). O comércio foi o ramo que apresentou o menor índice no país – 92 pontos. Em relação ao mês anterior, tanto a industria quanto o comércio paresentaram avanços de 2 e 1 pontos respectivamente no indicador de confiança.

O estudo não analisa o cenário estadual, apenas usa-o como parâmetro para medir as expectativas de cada setor do Brasil como um todo. Foram entrevistados 200 empresários potiguares para compor o índice. No total, a pesquisa entrevistou 5,6 mil empresários do país, entre donos de pequenas empresas, microempresas e Microempreendedores Individuais (MEI).

Fonte: Sebrae RN


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo