Quatro em cada dez micro e pequenos empresários estão fazendo promoções de Natal, mostra SPC BrasilCom cenário econômico de retração, empresários fazem promoções para aumentar o volume de clientes e reduzir os estoques |
notícias relacionadas
- Procon Natal reforça que valor diferente para compra no cartão é prática abusiva
- Etapa do Circuito BB de Vôlei de Praia em Natal é um sucesso
- Procon Natal divulga nota oficial sobre emissão de Carteira Nacional de Estudante
- Prefeitura do Natal divulga programação de atrações musicais do Carnaval Multicultural 2016
- CNC mantém expectativa de que o resultado anual do varejo ao final de 2015 será de queda de 4%
- Natal sediará evento sobre cidades inteligentes e humanas
- Prefeitura adota medidas para reduzir custos da administração municipal
- Confiança do empresário do comércio fecha o ano em mínima histórica
- Shows do Natal em natal chegam à Zona Norte com grandes nomes da música nacional e potiguar
- Agências bancárias abrem em horário especial
- Depois de oito meses de queda, comércio varejista cresce 0,6% em outubro
- 19,6 milhões de consumidores devem ir às compras de última hora neste Natal, estima SPC Brasil
- Cidade Nova recebe ações do programa “Nossa Cidade - #TamojuntoNatal”
- Natal avança na competitividade no turismo e é um dos 65 destinos turísticos do país
- Crise provoca fechamento recorde nas lojas do varejo
- Apesar da Black Friday, atividade do comércio recua 0,3% em novembro, aponta Serasa Experian
- Sexta, sábado e domingo de muitas atrações musicais na Árvore de Mirassol
- Vontade dos filhos influencia cinco em cada dez pais na hora de comprar presentes de Natal, revela estudo do SPC Brasil
- Árvore de Mirassol vai receber 20 shows de artistas potiguares
- 93% dos brasileiros pretendem presentear neste Natal, mas gasto médio por presente deve cair 22%, aponta SPC Brasil
- Shoppings veem recuo no fluxo de consumidores
- Prefeitura concede novo prazo para quitação de débitos com o fisco municipal
- Árvore de Mirassol é acessa e encanta os natalenses
- CNC reduz projeção de vendas para o Natal
- Shows de artistas potiguares dão brilho especial ao Festival de Música do “Natal em Natal 2015”
- Secretaria de Tributação terá expediente normal no dia 30 de outubro para atender contribuintes
- Wilma assume prefeitura de Natal às 11h
- Prefeitura cria plataforma on-line que facilita emissão de licenças
- Reduzida a previsão de vendas após o varejo registrar pior resultado para agosto desde 2000
- Confiança do empresário do comércio completa quase um ano em queda
- Falta de dinheiro faz brasileiro evitar compras, mostra pesquisa da Fiesp
- Casa do Empresário de Macaíba lança “Operação Comércio Seguro”
- 53% dos micro e pequenos empresários estão pessimistas com o futuro da economia, mostra SPC Brasil
- Natal avança na proposta de Cidade Inteligente e Humana
- Natal participa da Abav, em São Paulo e FIT em Buenos Aires
- CNC revisa para baixo previsões de vendas
- Vendas a prazo caem 5,43% e têm sétima queda consecutiva, mostra CNDL e SPC Brasil
- Pior semestre desde 2003 reduz projeção para varejo
- Comércio recua pelo quinto mês seguido, diz IBGE
- Desconto no pagamento à vista beneficia consumidor e comerciante
- Brasileiro vai gastar menos no dia dos pais
- Confiança do empresário do comércio é a mais baixa desde março de 2011
- Comércio varejista registra o pior mês de maio desde 2001
- Confiança do empresário do comércio registra primeira alta em oito meses
- Atividade do comércio encerra o primeiro semestre de 2015 com o pior resultado em 13 anos, aponta Serasa Experian
- Atividade do comércio cresce 0,6% em maio, aponta Serasa Experian
- 52% dos consumidores pretendem gastar menos no Dia dos Namorados, diz SPC Brasil
- Apenas 9% das micro e pequenas empresas pretendem contratar nos próximos três meses
- Confiança do comércio volta a perder força e recua 0,3% em maio, aponta FGV
- Dia das Mães abre oportunidade para pequeno negócio faturar mais
- Comércio projeta queda de 3,6% nas vendas a prazo no Dia das Mães
- Metade do empresariado potiguar espera faturar mais até maio
- Semana do MEI Mobilização em Mossoró é marcada por capacitações e formalizações
- Robinson Faria apresenta resultado dos primeiros 100 dias de gestão no RN em Foco da Fecomércio
- Cerca de 30% do comércio deverá realizar promoções, afirma CDL
O Natal, principal data comemorativa para o varejo, é sempre esperado pelos empresários que esperam terminar o ano com bons resultados de vendas. Porém, em meio a uma crise econômica, o cenário será diferente em 2015. Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que quatro em cada dez (43%) proprietários ou responsáveis pela gestão financeira de micro e pequenas empresas estão, de maneira atípica, buscando alternativas para alavancar as vendas em dezembro e fazendo promoções em seus produtos e serviços, que tradicionalmente só ocorrem em janeiro.
De acordo com o levantamento, feito em todo o Brasil, 49% dos empresários do setor de comércio estão fazendo ou farão promoções em suas lojas no Natal - já o setor de serviços compreende uma parcela menor, 38%.
De acordo com a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, diante do cenário econômico atual, essa estratégia pode ser boa mas não se deve criar tanta expectativa: "2015 foi um ano de retração nas vendas em quase todas as datas comemorativas importantes para o varejo, e os comerciantes não devem esperar resultados tão superiores se comparado ao ano passado", analisa.
De fato, entre os micro e pequenos empresários que estão fazendo ou pretendem fazer promoções, 67% disseram que o objetivo é aumentar o volume de clientes na loja, sendo esta uma estratégia para atraí-los. Outros 29% afirmaram que as vendas estão ruins, e querem reduzir o estoque parado - com destaque para o setor de comércio, com 35% ante 21% do setor de serviços.
Já entre os que não pretendem fazer promoções no Natal, 67% não veem a necessidade e 17% afirmam que o Natal é a oportunidade para vender com maior margem de lucro - destaque entre o setor de comércio (25%). A economista alerta esses empresários: "Ainda que, de fato, seja uma boa época para ter maior margem de lucro, os consumidores estão pisando no freio na hora de comprar os presentes e gastar com comemorações, e na hora de escolherem as lojas e serviços para comprarem, certamente irão preferir as que dão bons descontos e melhores oportunidades de pagamento". Um levantamento realizado pelo SPC Brasil, mostra que para 76,7% dos consumidores as promoções e descontos dos produtos são os principais fatores responsáveis por levarem os consumidores a entrarem nas lojas, seguido pelos preços (49,7%).
Fonte: CNDL/ SPC Brasil