Cerca de 30% do comércio deverá realizar promoções, afirma CDLDependendo do setor de varejo, alguns produtos podem apresentar abatimento de 50% em seu custo. |
Por: Annapaula Freire
notícias relacionadas
- Quatro em cada dez micro e pequenos empresários estão fazendo promoções de Natal, mostra SPC Brasil
- Janeiro registra desemprego de 4,8%, menor taxa do mês na série histórica
- Fluxo cambial do país permanece com déficit em janeiro
- Aluguel e Vendas de imóveis no litoral do RN começam a aquecer
- Procura por crédito abre 2013 em alta e cresce 2,2% em janeiro
- Vendas de veículos bate recorde com redução de IPI para o mês de janeiro
- Confiança do empresário brasileiro cai 0,7 ponto
- Tarifa Aérea Média Doméstica de janeiro a novembro de 2011 cai 7,1%
- Vendas dos supermercados sobem 3,84%
- Pontualidade de pagamento das MPE é a maior em sete anos
- Consumidor começa 2012 com redução na busca por crédtio
- Prazos para pagamento e declaração do Simples são adiados
- Material de construção: 75% da indústria está otimista em janeiro
- Segunda semana de janeiro registra déficit de US$ 589 milhões nas exportações
- Aluguel se mantém estável em janeiro
- Cesta básica está 1,14% mais barata em Natal
Célebre pelas promoções, o mês de janeiro modifica as vitrines com os anúncios de bons descontos na aquisição de produtos.A expectativa do vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-Natal), Augusto Vaz, é de que cerca de 30% do comércio deverá realizar algum tipo de promoção, até o final de janeiro.
Alguns comerciantes se anteciparam e, desde a virada do ano, liquidaram seus produtos, na tentativa de se desfazer das sobras do mês de dezembro, cujas vendas são quatro vezes maiores em comparação ao mês de janeiro. Segundo o representante da CDL, os seguimentos com os melhores descontos são os de eletrodomésticos, eletroeletrônico, e móveis. A troca de estação também motiva o setor de vestuários a realizar grandes saldos em peças de outono-inverno.
“Janeiro é um mês em que ocorre a evasão de natalenses para as praias. Porém, o comércio se torna dependente do turismo, substituindo o consumo desses natalenses. Os turistas compensam. Por isso, Natal não está entre as cidades com os melhores descontos”, afirmou sobre os visitantes que lotam shoppings durante o verão.
Para Augusto, a expectativa é de que as vendas desse mês se equiparem ao mesmo período do ano passado, quando o verão atingiu números altos. “Se o número de vendas for igual, já será excelente. Acho muito difícil ultrapassar”, conta.
Consumo consciente
Mesmo com as diversas tentações, o consumidor deve ter parcimônia. “Cabe ao consumidor verificar se as promoções oferecem reais vantagens”, alerta. Os preços podem não ter descontos tão em conta e não serem interessantes para o comprador.
De acordo com Augusto, dependendo do setor de varejo, alguns produtos podem apresentar abatimento de 50% em seu custo. Todavia, a economia nas compras, na maioria dos casos, é de 10 a 30% nas compras.