Salesiano 26/08/24

Tudo sobre economia, finanças, negócios e investimentos

05/01/2012 17h48 - Atualizado em 05/01/2012 18h03

Cerca de 30% do comércio deverá realizar promoções, afirma CDL

Dependendo do setor de varejo, alguns produtos podem apresentar abatimento de 50% em seu custo.

Por: Annapaula Freire

Célebre pelas promoções, o mês de janeiro modifica as vitrines com os anúncios de bons descontos na aquisição de produtos.A expectativa do vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-Natal), Augusto Vaz, é de que cerca de 30% do comércio deverá realizar algum tipo de promoção, até o final de janeiro.

Alguns comerciantes se anteciparam e, desde a virada do ano, liquidaram seus produtos, na tentativa de se desfazer das sobras do mês de dezembro, cujas vendas são quatro vezes maiores em comparação ao mês de janeiro. Segundo o representante da CDL, os seguimentos com os melhores descontos são os de eletrodomésticos, eletroeletrônico, e móveis. A troca de estação também motiva o setor de vestuários a realizar grandes saldos em peças de outono-inverno.

“Janeiro é um mês em que ocorre a evasão de natalenses para as praias. Porém, o comércio se torna dependente do turismo, substituindo o consumo desses natalenses. Os turistas compensam. Por isso, Natal não está entre as cidades com os melhores descontos”, afirmou sobre os visitantes que lotam shoppings durante o verão.

Para Augusto, a expectativa é de que as vendas desse mês se equiparem ao mesmo período do ano passado, quando o verão atingiu números altos. “Se o número de vendas for igual, já será excelente. Acho muito difícil ultrapassar”, conta.

Consumo consciente

Mesmo com as diversas tentações, o consumidor deve ter parcimônia. “Cabe ao consumidor verificar se as promoções oferecem reais vantagens”, alerta. Os preços podem não ter descontos tão em conta e não serem interessantes para o comprador.

De acordo com Augusto, dependendo do setor de varejo, alguns produtos podem apresentar abatimento de 50% em seu custo. Todavia, a economia nas compras, na maioria dos casos, é de 10 a 30% nas compras.


0 Comentário

Avenida Natal, 6600 - Rodovia Br 101 - Taborda | São José de Mipibú/RN CEP | 59.162-000 | Caixa Postal: 50
2010 ® Portal Mercado Aberto. Todos os direitos reservados.
ponto criativo