Natal avança na proposta de Cidade Inteligente e HumanaPrefeitura da cidade decide buscar na tecnologia as respostas aos problemas que a cidade enfrenta no seu crescimento diário |
notícias relacionadas
- Procon Natal reforça que valor diferente para compra no cartão é prática abusiva
- Etapa do Circuito BB de Vôlei de Praia em Natal é um sucesso
- Procon Natal divulga nota oficial sobre emissão de Carteira Nacional de Estudante
- Prefeitura do Natal divulga programação de atrações musicais do Carnaval Multicultural 2016
- Natal sediará evento sobre cidades inteligentes e humanas
- Prefeitura adota medidas para reduzir custos da administração municipal
- Shows do Natal em natal chegam à Zona Norte com grandes nomes da música nacional e potiguar
- Agências bancárias abrem em horário especial
- Quatro em cada dez micro e pequenos empresários estão fazendo promoções de Natal, mostra SPC Brasil
- Cidade Nova recebe ações do programa “Nossa Cidade - #TamojuntoNatal”
- Natal avança na competitividade no turismo e é um dos 65 destinos turísticos do país
- Sexta, sábado e domingo de muitas atrações musicais na Árvore de Mirassol
- Vontade dos filhos influencia cinco em cada dez pais na hora de comprar presentes de Natal, revela estudo do SPC Brasil
- Árvore de Mirassol vai receber 20 shows de artistas potiguares
- 93% dos brasileiros pretendem presentear neste Natal, mas gasto médio por presente deve cair 22%, aponta SPC Brasil
- Prefeitura concede novo prazo para quitação de débitos com o fisco municipal
- Árvore de Mirassol é acessa e encanta os natalenses
- Shows de artistas potiguares dão brilho especial ao Festival de Música do “Natal em Natal 2015”
- Secretaria de Tributação terá expediente normal no dia 30 de outubro para atender contribuintes
- Wilma assume prefeitura de Natal às 11h
- Prefeitura cria plataforma on-line que facilita emissão de licenças
- Natal participa da Abav, em São Paulo e FIT em Buenos Aires
- Governo do RN executa agenda de projetos para beneficiar o setor pesqueiro
- Claro e Vivo vencem os dois principais lotes da quarta geração da telefonia celular
- Ministro acelera plano de redução de impostos de smartphones; isenção pode chegar a 35%
- UFRN busca formar pólo de empresas de tecnologia da informação
- Comércio eletrônico deve faturar R$ 18,7 bilhões em 2011
- Indústria de alta tecnologia tem desempenho produtivo melhor
- Governo quer quarta geração de celulares em todas as cidades-sede da Copa de 2014
- Rosalba abre Fórum de Ciências, Tecnologia e Inovação do Nordeste
- Governo autoriza seis empresas a fabricarem tablets com redução de impostos
- Falta de mão de obra adia instalação de empresa chinesa no Brasil
- Ipad 2 não tem previsão de chegada em Natal
- Produção nacional de software totalizou R$ 13 bilhões em 2009, aponta IBGE
- Fundo Tecnológico do BNDES vai apoiar biotecnologia e energia alternativa
A Prefeitura Municipal do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) e do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (COMCIT), promove no período de 28 a 30 deste mês de setembro, a visita técnica do Professor Doutor Álvaro de Oliveira, da Universidade Aalto Helsinki (Finlândia), que coordena a Rede de Human Smart Cities e é Presidente Emérito da Rede Europeia de Living Labs (EnoLL).
A visita do professor se insere dentro da decisão da Prefeitura do Natal de buscar na tecnologia as respostas aos problemas que a cidade enfrenta no seu crescimento diário. Nessa ótica, ainda em julho passado, por ocasião da realização do Campus Party (evento de Internet mais importante do mundo nas áreas de Inovação, Criatividade, Ciência, Empreendedorismo e Entretenimento Digital), em Recife, Natal aderiu à Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, em parceria com o Instituto Metrópole Digital (IMD), da UFRN.
"A presença de um autoridade como o professor Álvaro é importante, por nos dá um indicativo que Natal tem como se inserir no processo de Cidades Inteligentes e Humanas", explica Irani Santos, diretora de Desenvolvimento Socioeconômico da Sempla. Segundo ela, o objetivo neste momento é " mostrar ao professor o Ecossistema de Inovação do município do Natal e Região Metropolitana, para análise de futuros investimentos".
Parceria
Irani Santos ressalta que dentro do conceito de Cidades Inteligentes e Humanas, a infraestrutura tecnológica é utilizada para transformar "em livre a circulação da informação", através da utilização de "dados abertos" em prol de serviços municipais mais eficientes, seja no campo da segurança pública, saúde ou turismo. Para ela, a parceria com o IMD é bastante proveitosa, pois a Prefeitura não necessitou criar a infraestrutura tecnológica e ainda ganhou um parceiro que já desenvolvia "soluções tecnológicas voltadas à resolução de problemas sociais e urbanos".
Em Natal, além das Visitas Técnicas programadas, o professor Álvaro de Oliveira terá reuniões com os atores do Ecossistema de Inovação local. A identificação desses atores e a forma como estes atuam em todo o processo de inovação permitirá uma análise de Living Labs , onde será possível extrair recomendações para que a prática dos Living Labs se configure no município como um caminho para a construção de uma sociedade mais aberta, participativa, confiante, saudável e, sobretudo, feliz, utilizando a tecnologia como um instrumento "meio", e a população natalense como foco principal.
Programação
Na manhã da segunda-feira, 28, o professor Álvaro de Oliveira visita, a partir das 9h, o Instituto Metrópole Digital - IMD, da UFRN. À tarde, a partir das 16h, ele participa de uma reunião no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, com a participação do prefeito Carlos Eduardo e instituições acadêmicas, empresariais e financeiras, além de representantes do Governo do Estado. O encontro será finalizado com a assinatura de um Convênio de Cooperação Técnica entre Prefeitura e a UFRN - "Natal Cidade Inteligente e Humana ".
Na terça-feira, 29, a partir das 8h30, o professor visita o Instituto Internacional de Neurociências, em Macaíba/RN, acompanhado do prefeito daquele município, Fernando Cunha. Ainda em Macaíba, vai ao Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi, ao Centro de Educação Científica - Escola Alfredo J. Monteverde, ao Centro de Pesquisa do IIN-ELS e ao Campus do Cérebro. A partir das 14h30, já em Natal, tem reunião intitulada "Conhecendo os atores do sistema municipal de inovação" com o Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia - COMCIT e Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação - NAGI, no Auditório Joaquim Victor Holanda, na FIERN.
A agenda de Álvaro de Oliveira na quarta-feira, 30, prevê encontro com os prefeitos dos municípios da Região Metropolitana de Natal nas respectivas prefeituras: Jaime Calado, de São Gonçalo do Amarante, às 9h, e Maurício Marques, de Parnamirim, às 10h30. Das 14h às 17h30, encerrando a programação do professor, haverá visita aos ambientes de inovação da UFRN: Escola de Ciência e Tecnologia, Instituto Internacional de Física, Laboratório de Conforto Ambiental - LabCon, Instituto do Cérebro, e Laboratório de Inovações Tecnológicas em Saúde - LAIS/HUOL.
Quem
O professor Álvaro de Oliveira é português, Mestre em Engenharia Eletrônica pela Universidade Técnica de Lisboa e Ph.D em Telecomunicações pela Universidade de Londres. Trabalhou durante dez anos como Professor e Pesquisador nas Universidades de Londres, Lisboa e Maputo.
É Consultor Sênior do Banco Mundial na área de Inovação, Living Labs, TICs e Cidades Inteligentes e Humanas. Membro fundador da Rede Europeia de Living Labs, presidiu a entidade por dois mandatos e, hoje, é seu Presidente Emérito, sedo responsável pelo Living Labs fora da Europa. Integra o Conselho da Connected Smart Cities Network e é Presidente da Human Smart Cities Network.
Detém grande experiência na coordenação de projetos na Europa, América Latina, África e China; coordena várias parcerias e projetos para desenvolver e implementar as Cidades Inteligentes e Humanas em 27 cidades Europeias localizadas em 17 países; e está ativamente envolvido em estender a iniciativa das Cidades Inteligentes e Humanas no Brasil.
É CEO da ALFAMICRO, uma empresa de pesquisa, engenharia e inovação tecnológica, e da Smarter City Services, uma start-up recém-criada focada nas Cidades Inteligentes e Humanas.
Fonte: Prefeitura do Natal

