Dia das Mães abre oportunidade para pequeno negócio faturar maisAlgumas dessas datas especiais chegam a ser responsáveis por mais de 30% do faturamento da empresa |
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A proximidade do Dia das Mães, que é considerado a segunda data comemorativa mais importante para o comércio, abre a possibilidade de empresários de vários ramos aumentarem as vendas e, consequentemente, o faturamento. Os dias que antecedem a data são de bom movimento nos estabelecimentos, principalmente os comerciais. Mas, para aproveitar bem essa oportunidade, é preciso atentar para alguns detalhes.
De acordo com equipe técnica do Sebrae, ações e atitudes relativamente simples dos empreendedores muitas vezes acabam aumentando o faturamento até de forma involuntária, mas planejamento e direcionamento são ferramentas que auxiliam a alavancar as vendas. É importante planejar previamente para obter os melhores resultados possíveis com as datas comemorativas. Algumas dessas datas especiais chegam a ser responsáveis por mais de 30% do faturamento da empresa.
Para fortalecer e ampliar as oportunidades dos pequenos negócios durante uma das datas mais movimentadas no comércio brasileiro, consultores credenciados do Sebrae no Rio Grande do Norte dão dicas que podem fazer diferença, aumentar as vendas e movimentar o faturamento dos empresários.
“É importante lembrar que empresas de todos os segmentos podem a aproveitar o apelo da data, inclusive petshops. Hoje, quem domina o comércio em compras são as mulheres. Negócios de qualquer ramo devem deixar claro que as clientes são especiais para a empresa”, explica a consultora em marketing e finanças, Renata Hunka. De acordo com a especialista, mesmo que foco da loja não seja produtos femininos, é necessário apostar na data como forma de prospecção de novos clientes.
Tudo deve começar com a estruturação do ponto de venda. A organização da loja é muito importante. Evite barreiras físicas que dificultem a circulação ou a visualização dos produtos, verifique se as portas são amplas e se a entrada da loja está livre, garanta também a acessibilidade de cadeiras de rodas ou carrinhos de bebê.
O segundo passo é investir na comunicação visual do negócio. O ambiente para o cliente realizar as compras deve ser agradável, proporcione conforto, temperatura adequada, aromatização, decoração temática e iluminação. Lembre-se que caso o ambiente tenha sonorização, que seja agradável a todos os gostos.
Divulgação
Como já diz o ditado, propaganda é alma do negócio. Então, divulgue. É necessário que o empreendedor entenda que não é necessário investir muito para fazer propaganda. Há ações de baixo custo ou até mesmo de custo zero. Explore as redes sociais e abuse da criatividade, envolvendo-se com comunidades, divulgação boca a boca, distribuição de folhetos, utilização de faixas, serviços de som e outdoor móvel, como carros.
Outra recomendação é oferecer promoções. O consumidor que mantém a empresa. Logo, nada mais justo do que ter bons descontos. Pode ser um frete mais barato ou desconto em produtos ou serviços específicos. O importante é mostrar ao cliente que ele está pagando menos.
“Oferecer prêmios é uma excelente estratégia, porém é preciso associar o mimo à marca da empresa. Não basta dar flores e chocolates. Esses brindes devem trazer embalagens como a logomarca do negócio. Outra estrtégia é usar os canais de comunicação, como o email marketing e mensagens pelo Whatsapp, para lembrar da data”, defende a consultora Fabiane Rodrigues, que é especializada nas áreas de vendas e marketing.
O cliente é a razão de existir de uma empresa, por isso, é preciso ouvi-lo. No Dia das Mães, abra ainda mais o canal de comunicação entre a empresa e o cliente. Escute o que ele deseja, suas reclamações, sugestões e elogios. E trace um plano de ação para pôr em prática as melhorias sugeridas por ele. Saber as necessidades e expectativas de seus clientes, pode ser um fator que facilita a comercialização de determinados produtos.
O treinamento da equipe também é fundamental. Se tem um pequeno negócio, não será tão difícil deixar sua equipe bem preparada para atender. Conhecer o produto ou serviço oferecido e saber lidar com clientes são atitudes fundamentais. Lembre-se que mesmo quando um cliente vai até seu estabelecimento para olhar alguma promoção, o bom atendimento pode fazer a diferença para que uma compra efetiva aconteça no momento, que sua empresa seja indicada para outros clientes ou mesmo para as compras futuras dele.
Concorrência
Diferente do que muitos podem pensar, os conc orrentes têm muito a ensinar. Fique de olho seja no concorrente similar ou maior que você, que fornece um serviço ou produto igual ou semelhante ao da sua empresa, fique atento ao que está acontecendo no mercado e quais as necessidades ou desejos do cliente. Assim você tem mais chances de atender. Mas, lembre-se de ser sempre fiel aos seus valores e aos do seu negócio.
Além disso, é preciso inovar sempre que possível. Mesmo que a empresa trabalhe com um produto ou serviço de sucesso, sempre existe a possibilidade de inovar e atender outras expectativas, desejos e números. E quando se trata de datas comemorativas, inovar pode ser um diferencial para se destacar.
Fonte: Sebrae RN